Capacitação gratuita terá início no dia 16 de abril; participantes podem realizar a atividade no seu ritmo, desde que seja concluída em, no máximo, quatro meses
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está com inscrições abertas para a primeira edição em português do curso online e gratuito sobre Gestão de Riscos em Projetos. As aulas são destinadas aos empreendedores, gestores do setor público ou privado, empresários de todos os portes, profissionais autônomos e estudantes universitários que desejam iniciar ou aprimorar sua jornada adquirindo conhecimentos sólidos sobre como gerenciar riscos em negócios.
A capacitação terá início no dia 16 de abril, com conteúdo previsto para cinco semanas. Em média, o curso tem duração de seis horas semanais. Entretanto, o aluno possui flexibilidade para realizar o curso dentro do seu próprio ritmo, desde que o conclua em, no máximo, quatro meses. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.edx.org/course/gestao-de-riscos-em-projetos-de-desenvolvimento
De acordo com um relatório divulgado em 2018 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) sobre o percentual de sobrevivência de empresas no Brasil, de cada quatro negócios abertos no país, um fecha antes de completar dois anos no mercado. Já a Project Management Institute (PMI) afirma que apenas 51% dos projetos do setor público e privado conseguem terminar a tempo, e apenas 57% seguem o orçamento original.
Uma das razões para este desempenho abaixo do esperado é que as empresas focam muito no planejamento do projeto e nem tanto nos riscos que podem surgir ao longo do caminho. Por outro lado, há outras equipes que até desenham cenários, mas não contam com habilidades e conhecimentos para avaliar tantas variáveis desconhecidas.
O objetivo do curso do BID é oferecer aos participantes ferramentas para que tenham condições de dar continuidade aos projetos em cenários de incerteza. Para isso, serão disponibilizados aos participantes casos práticos, leituras selecionadas e outros recursos de aprendizagem. “É muito comum equipes inteiras dedicarem muito tempo e esforços para resolver problemas que poderiam ter sido previstos. A capacitação ajuda gestores a se anteciparem aos riscos por meio de boas práticas internacionais adotadas em diversos países da América Latina e Caribe, seja na iniciativa privada ou pública.”, observa o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle.
Ele acrescenta que, no conteúdo programático do curso, estão pontos importantes como a identificação de riscos em cenários de incerteza, definição de quem pode dar apoio, além de entendimento de como gerenciar riscos em situações em que os recursos são limitados, estabelecimento de estratégias para responder aos riscos e monitoramento e atualização dos riscos ao longo do projeto.
Participantes podem ganhar 30 unidades de desenvolvimento PMI®
Embora o curso seja totalmente gratuito, os participantes que atingirem bom desempenho podem obter o Certificado de Identidade Verificada, emitido pelo BID, ao custo de US$ 25. Caso opte pelo certificado verificado, ele receberá ainda 30 unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) PMI®.
PDUs são as unidades de medida usadas para quantificar as atividades de aprendizado necessárias para renovar a certificação do PMI. Em português são chamadas de Unidades de Desenvolvimento Profissional. Cada hora de atividade equivale a 1 PDU.
Aqueles que não tiverem interesse no certificado verificado e atenderem as expectativas acadêmicas estabelecidas terão direito a receber um certificado de código de honra.
O curso aberto e massivo (MOOC, na sigla em inglês) é oferecido por meio da plataforma digital edX, fruto de uma parceria entre a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Os artigos e comentários aqui publicados não representam, necessariamente, a opinião de MercadoComum e são de responsabilidade dos seus respectivos autores.