Muitos mineiros acostumados a viajar não conhecem esta porção encantadora do país. As culturas alemã, polonesa e italiana são a base deste caldo cultural.

 
Pode-se desfrutar de um de seus agradáveis roteiros, facilmente, em cinco ou seis dias de viagem.

Santa Catarina é o Estado brasileiro com o maior índice de desenvolvimento humano do Brasil. Florianópolis é conhecida pela elevada qualidade de vida. A cidade tem o maior IDH (índice de desenvolvimento humano) do Brasil, qualificada como “o melhor lugar para se viver no Brasil” em uma pesquisa realizada pela Revista Veja. 
 
A cidade é composta pela ilha principal e uma parte continental. A Ong norte americana Endeavor elegeu Florianópolis como o melhor ambiente para o empreendedorismo no país. A cidade está crescendo como uma segunda casa para paulistas, argentinos, norte americanos e europeus, além de artistas e celebridades em busca de qualidade de vida.

Neste roteiro, pousamos, inicialmente, em Floripa.
 
Em uma viagem de primeira vez, comece pela Praça XV de novembro, ponto de convergência da cidade. Alí ficam claros seus valores culturais, arquitetônicos, além da majestosa figueira centenária que traz o testemunho da história catarinense.

A Ponte Hercílio Luz, a maior ponte pencil do Brasil, inaugurada em 1926 e que se encontra, há anos, numa interminável restauração, é o cartão postal da cidade.
Em frente à Praça XV de novembro foi construído um aterro e a área se transformou em uma praça com colunas e símbolos que lembram um templo maçônico, marcando a presença dos maçons na construção e restauração da cidade.

O belíssimo Palácio Rosado e Museu Histórico de Santa Catarina, em frente à Praça XI de Novembro registra o poder político e militar dos portugueses.
 
Como todo centro urbano que se preze, o mercado público é um ponto de comércio dividido em duas alas separadas por um vão central. Lá se encontra de vestuário a artesanato, passando por comidas típicas e ponto de lazer e encontro de turistas e moradores. 

A comida, que aliás, não é barata, privilegia o peixe, camarão e frutos do mar.
A praia Jurerê internacional, a mais famosa de Santa Catarina e o bairro com os imóveis mais valorizados do Brasil, oferecem shopping de luxo e várias opções de atrações a céu aberto para um público elegante e sofisticado. 
 
Já santo Antonio de Lisboa, de arquitetura açoriana é uma vilazinha portuguesa do século XIX. Uma referência gastronômica, onde se come deliciosos mariscos, camarões e peixes ao pôr do Sol nas mesas colocadas na calçada.
 
No entorno de Floripa as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antonio de Ratones integram o sistema defensivo da antiga Coroa portuguesa.
 
Dois dias em Floripa dá para se ter um panorâmico. Embarque para Blumenau, no Vale do Iatajai. Sua maior atração é a Vila Germânica, local onde, no mês de outubro, acontece a famosa Oktoberfest, o maior festival de cervejas artesanais do Brasil. Museus, lojas e casas em estilo Enxaimel deixam marcas perenes da ocupação da região por colonos alemães. 
 
Pomerodes, cidade com 30 mil habitantes é uma espécie de cópia autêntica de uma cidade alemã, onde a língua alemã divide espaço com o Português. 
 
A rota do Enxaimel justifica a fama da região pela qualidade de vida e harmonia entre a natureza e a cidade. Destaque imperdível é a Cervejaria Schornstein Kneipe, com diversos tipos de cervejas de altíssima qualidade.
 
As cidades de Rodeio e Timbó, no Vale do Itajaí mesclam as culturas alemã e italiana. Surpreendentes são os vinhos produzidos pela vinícola San Michele, em Rodeio, com uvas trazidas da região de Trento, na Itália, que diferencia a região na produção de vinhos nacionais.
 
Este é apenas um dos roteiros deste Estado encantador e relativamente fácil de conferir em uma semana de agradável viagem de lazer, turismo e gastronomia.
 
* Por Paulo Queiroga
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *