BDMG Cultural completa 35 anos de projeção de talentos e referência em premiação instrumental e arte contemporânea

Sob a visão de que Cultura é desenvolvimento, instituto foi fundado em 1988 e é reconhecido por seus programas e editais de apoio ao setor

Projeção de novos talentos, reconhecimento de artistas consagrados e referência em premiação instrumental e arte contemporânea. O BDMG Cultural chegou, em 14 de dezembro, aos 35 anos de história de incentivo e promoção da cultura mineira. Fundado sob a visão de que a Cultura está diretamente relacionada ao desenvolvimento, o instituto pauta sua atuação neste conceito ao unir Estado, iniciativa privada e segmentos diversos da sociedade em seus projetos.

“O BDMG Cultural é uma instituição sólida e que anda lado a lado do desenvolvimento da arte de Minas Gerais, tendo testemunhado momentos muito importantes da cultura do nosso Estado. Com sensibilidade e trabalho, mantiveram as características e a essência do instituto, que é referência nacional no fomento, registro e divulgação dos nossos processos culturais”, comenta Gustavo Mitre, presidente do BDMG Cultural.

Fundado em 1988 pelo então presidente do Banco, Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, o BDMG Cultural desenvolve programas e editais que atuam em diferentes etapas da produção cultural, buscando ir além da exibição de espetáculos já montados, obras já concebidas e linguagens consolidadas no mercado.

BDMG Cultural completa 35 anos de projeção de talentos e referência em premiação instrumental e arte contemporânea..

No campo musical, o instituto completa 23 anos como referência nacional na promoção de novos talentos e na premiação de artistas consagrados. Ao todo, mais de 700 jovens artistas passaram pelos projetos, com mais de 40 espetáculos realizados e 27 talentos premiados. Nesse portfólio, ainda se destacam o Coral BDMG e o Prêmio BDMG Instrumental, considerado por especialistas como o mais longevo e consistente do setor no país. Ao longo de 22 edições, 88 artistas foram premiados, com cerca de 140 shows realizados.

“Nos anos 1980, uma primeira geração de músicos se fixou em Minas, construindo a partir daqui sua linguagem musical, suas carreiras e seu público, sem ter que se submeter ao aceite do eixo Rio-São Paulo. Antes disso, para se dedicar à música por aqui, era preciso trabalhar com publicidade, dar aulas ou tocar nos bares da cidade os grandes sucessos das rádios nacionais. É neste contexto que nasce o BDMG Cultural, participando ativamente da estruturação do setor desde então, em diferentes etapas e formas da produção artística”, afirmou a musicista Titane, que foi a diretora cênica do espetáculo em comemoração aos 35 anos.

Acervo e pesquisa

Nas artes visuais, a Galeria de Arte BDMG Cultural completa 35 anos de parceria com os artistas locais e integra o Circuito Liberdade, complexo cultural gerido pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado (Secult).  Com um acervo valioso, a Galeria tem obras importantes das artes plásticas mineiras na atualidade. Praticamente todo esse acervo está disponível no site do instituto (bdmgcultural.mg.gov.br). Iniciado no final da década de 1980, ele disponibiliza mais de 270 obras, sendo tema de trabalhos de curadoria e pesquisa em arte contemporânea. Ao todo, mais de 570 artistas expuseram suas obras na galeria.

“O instituto se destaca no Programa de Mostras em sua Galeria, que anualmente publica editais para seleção de talentos que retratam a cena artística contemporânea. Além disso, tem realizado exposições de artistas populares, em especial do Norte de Minas e Jequitinhonha, mostrando como é pujante o trabalho da região. Destaco também o programa de residências do BDMG, fundamental para o processo de aprendizagem dos novos talentos, que trabalham juntos com artistas e curadores durante a experiência”, ressalta a curadora Rita Lages, professora e pesquisadora de Teoria e História da Arte.

Além disso, o BDMG Cultural também exerce um importante papel como centro de produção e difusão de conhecimento, com a promoção de debates, conferências e palestras com especialistas da área, em parceria com universidades e centros de pesquisa em todo o país. O instituto já lançou diversos livros e catálogos, mantendo a “Revista BDMG Cultural – Histórias Contemporâneas da Cultura”, também disponível virtualmente em seu site. 

Celebração

Além do show “Sons de uma história: tambores e vozes nos 35 anos do BDMG Cultural”, realizado, no Palácio das Artes, com artistas como Maurício Tizumba, Raquel Coutinho, Sérgio Pererê, Sérgio Santos e Titane, instrumentistas premiados ao longo da histórico da instituição e guardas de congado, uma mostra especial foi organizada em celebração aos 35 anos. 

Até 10 de março, na Galeria de Arte do BDMG Cultural, será apresentada a mostra “Não sou idêntica a mim mesma: Mulheres artistas no acervo BDMG Cultural”. Com entrada gratuita, a exposição poderá ser visitada diariamente, das 10h às 18h, e das 10h às 21h nas quintas-feiras.

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio