Anglo American no Brasil: 50 anos de uma mineração que faz a diferença
Anglo American no Brasil: 50 anos de uma mineração que faz a diferença
Wilfred Bruijn Presidente da Anglo American no Brasil

Em 2023, a Anglo American, empresa que tem sua origem na África do Sul e atualmente conta com operações em seis continentes, completa 50 anos de história no Brasil. Esse importante marco comprova o quanto nos sentimos acolhidos pelos brasileiros e, ao mesmo tempo, estimulados a seguir por muitas mais décadas no país, em busca de uma mineração cada vez mais segura, responsável e sustentável.

Hoje, a empresa opera dois negócios no Brasil: produção de minério de ferro em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), empreendimento que engloba um dos maiores minerodutos do mundo, com 529 km de extensão, passando por 33 municípios entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, até a filtragem e a exportação no Porto do Açu (RJ), em uma operação conjunta com a Ferroport; e produção de ferroníquel no estado de Goiás, nos municípios de Barro Alto e Niquelândia. Juntos, os dois empreendimentos geram cerca de 12 mil empregos, entre diretos e terceiros, e investimentos no país de, aproximadamente, R$ 12 bilhões, previstos até 2027.  

Orgulhosa do seu passado e atenta aos desafios do presente e do futuro, a Anglo American entende que a mineração só tem sentido se for para o bem de todas as partes interessadas, e de maneira que busque soluções para os desafios da sociedade contemporânea. Assim, ancora o seu negócio nas melhores práticas de ESG e, com o propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, possui um Plano de Mineração Sustentável, que estabelece, por meio de metas claras e objetivas, as ações da empresa nos pilares: ambiental, social e governança. 

Os objetivos desse plano incluem parcerias para melhorias nos sistemas de educação e de saúde das comunidades que acolhem as suas operações; ações de inclusão e diversidade; fortalecimento dos mecanismos de transparência e integridade; foco na redução da emissão de gases do efeito estufa nas plantas operacionais (com previsão de sermos neutros em carbono até 2040); reaproveitamento e gestão inteligente dos recursos hídricos utilizados na mineração; entre diversos outros.

 

Anglo American no Brasil
Anglo American no Brasil

 

O Plano de Mineração Sustentável já vem rendendo frutos que merecem ser celebrados neste aniversário de meio século de presença da Anglo American em território brasileiro. A empresa é uma das primeiras mineradoras no mundo a constituir uma área específica para lidar com inclusão, diversidade e questões relacionadas à Saúde Mental. Estas ações fazem parte do seu planejamento estratégico para a consolidação de uma cultura alinhada às necessidades da sociedade atual. Ela também realiza a gestão de grupos de trabalho que discutem as questões ligadas a esta importante agenda. O seu planejamento tem objetivos e metas dedicados especificamente aos grupos minorizados.

Trabalha, por exemplo, com a meta de alcançar, até 2027, 40% de mulheres em posição de liderança globalmente. Para isso, promove no Brasil o Programa de Desenvolvimento das Mulheres, que busca o fortalecimento do público feminino na mineração, oferecendo um espaço de estímulo a debates sobre temas pertinentes das esferas pessoais, sociais e profissionais, além de discussões sobre os desafios enfrentados diariamente nas rotinas de trabalho. Também realiza diversas capacitações para a contratação de novas profissionais no setor, como cursos de soldadoras e treinamento de mulheres em caminhões fora de estrada.

Ainda em relação à estrutura e aos programas da empresa, é importante mencionar que a  sua atuação no tema diversidade é respaldada por políticas e procedimentos consistentes e aplicados em todas as unidades da Anglo American no mundo, tais como: Política de Inclusão e Diversidade, Política Contra a Violência Doméstica e Política Contra Bullying, Assédio e Retaliação.

Outro ponto de destaque é que a Anglo American é signatária do Movimento Transparência 100%, da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo engajar as empresas no combate à corrupção. Ao assinar o documento, a empresa se comprometeu a adotar medidas que vão além das obrigações legais, como o fortalecimento de mecanismos de transparência e integridade.

Em relação ao meio ambiente, hoje a matriz de energia elétrica da empresa no país é 100% renovável, rumo a uma operação cada vez mais sustentável. Também houve avanços em um projeto de reuso de água do nosso mineroduto e seguimos investindo em alternativas para aumentar a eficiência operacional em recursos hídricos, por meio de parcerias com universidades e demais instituições de pesquisa; além de  apoios a recuperação de bacias hidrográficas do Rio Araguaia, em Goiás, e de nascentes do Rio Santo Antônio, em Minas Gerais.  

A Anglo American está trabalhando, também, em uma iniciativa piloto de reaproveitamento de escória de ferroníquel, que visa o uso deste material para a pavimentação de rodovias em Goiás. Além de trazer ganhos ambientais, esse projeto incentiva a economia circular, na qual os resíduos de uma indústria servem de matéria-prima para outra atividade econômica.

A Anglo American conta ainda com cerca de 27 mil hectares de áreas protegidas no Brasil, entre Cerrado e Mata Atlântica, o que corresponde de forma equivalente a 27 mil campos de futebol e representa mais de seis vezes a sua área operada no país; além de ter aderido, com a doação de US$ 5 milhões, ao Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), responsável pela conservação de mais de 60 milhões de hectares na região amazônica.

Além disso, firmou recentemente acordos para a promoção do desenvolvimento regional colaborativo nos municípios onde opera, com objetivo de diversificar as economias locais, reduzindo, assim, a dependência da mineração.

Alcançar meio século de atuação é, para a empresa, motivo de alegria, gratidão e momento de renovar nosso compromisso com uma nova forma de mineração. Ela reconhece que isso só se tornou possível ao colocar as pessoas no centro de tudo que faze e entende que estar em sintonia com as necessidades das comunidades anfitriãs às suas operações, e da sociedade no geral, é preponderante para o sucesso e a continuidade do negócio. 

A Anglo American seguirá focada na entrega de resultados seguros e eficientes, baseados em seus valores e propósito. Ao celebrar os 50 anos de presença no Brasil, ela vislumbra mais e mais décadas de uma mineração responsável, com padrões globais de excelência, solidez em cultura corporativa, e trabalho de pessoas compromissadas, que no dia a dia constroem a sua história. 

Acesse: mercadocomum.com

 

Os vencedores do 28º Premio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso de Minas Gerais – 2023 j

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Compartilho, em primeiríssima mão, com todos os meus amigos mais próximos: MercadoComum acaba de alcançar mais de 4,5 milhões de leitores comprovados no período de 15 de março a 10 de abril, conforme o Google Search console. Este é o melhor presente que poderíamos receber nestes 30 anos que estamos comemorando em 2023. Grato a todos vocês que nos prestigiam com as suas contribuições, colaborações e leitura. Abraços especiais a todos. Jornalista Carlos A T Oliveira  by @seo_muniz
Compartilho, em primeiríssima mão, com todos os meus amigos mais próximos: MercadoComum acaba de alcançar mais de 4,5 milhões de leitores comprovados no período de 15 de março a 10 de abril, conforme o Google Search console. Este é o melhor presente que poderíamos receber nestes 30 anos que estamos comemorando em 2023. Grato a todos vocês que nos prestigiam com as suas contribuições, colaborações e leitura. Abraços especiais a todos. Jornalista Carlos A T Oliveira  by @seo_muniz