Política

A vitória da Aliança Democrática em Portugal reflete na entrada do Mercosul na EU

Confirmada a vitória da Aliança Democrática (AD) de centro-direita, de maneira apertada, a eleição legislativa de Portugal no último domingo (10), com 79 cadeiras na Assembleia da República, ficando com 29,49% dos votos. A AD é formada pelas siglas: Partido Social-Democrata (PPD/PSD), Partido Popular (CDS-PP) e o Partido Popular Monárquico (PPM).

 

Segundo Leonardo Trevisan, professor de Geopolítica da ESPM e economista, acredita ser cedo para dizermos se o novo governo terá sucesso, uma vez sem uma coligação formal com os outros partidos que não estão na aliança, a Aliança Democrática terá dificuldades na aprovação de projetos e orçamentos anuais. “Também é prematuro dizer se irá melhorar muito as relações com o Brasil e com o Mercosul. Porém, os sinais são muito claros de que a proposta da AD é de maior apoio às pretensões da União Europeia de aproximação com o Brasil e Mercosul, diferente por exemplo da posição dos países mais agrários da União Europeia como França e Polônia”.

 

O especialista destaca que Portugal está muito mais próximo das posições da Alemanha que está vendo com muito bons olhos a aproximação com o Brasil e o Mercosul. “A indústria europeia está chegando mais perto desses negócios e há várias unidades industriais alemãs que hoje estão em Portugal. Isso demonstra o interesse direto em ter maior comercialização de produtos industrializados entre os mercados do Mercosul, do Brasil e Europa. Portanto, não há dúvida que nós podemos dizer que a aliança democrática trará benefícios ao nosso país”.

 

Trevisan ressalta ainda que a proximidade com o Brasil nas relações comerciais com Portugal são muito sólidas, sendo que no caso brasileiro há uma forte entrada de vários produtos brasileiros, bem como a opção em torno da energia Verde, principalmente em torno da venda de hidrogênio verde e de lítio. “Portugal pensa em novas propostas de mudança do processo energético dado o alto preço do petróleo e gás russo. O Brasil tem sim uma possibilidade de maior adesão à realidade comercial de Portugal com aliança democrática”.

 

Já Fábio de Andrade, professor de Relações Internacionais da ESPM, tem dois fatores importantes que precisam ser analisados: o primeiro, é como será a coalizão de formação do gabinete de governo, se por um acaso o partido extrema direita compô-lo trará dificuldades para o Brasil com acordos com a União Europeia. O segundo ponto é uma situação excepcional, pois Portugal faz parte da União Europeia e boa parte das negociações passam por ela, bem como nesse momento há uma discussão com o Mercosul, sobretudo capitaneado pelo Brasil.

 

“O cenário deixado pelas urnas é complicado e os próximos meses serão essenciais para saber se há espaço para a criação de um governo estável, ou se o país terá de realizar novas eleições. Pois, diferentemente do Brasil, o país europeu vive sob um regime semi presidencialista, no qual o primeiro-ministro é o chefe do Executivo e o presidente é o chefe de Estado”, conclui Andrade.

 

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio

Recent Posts

Agronegócio brasileiro atravessará a instabilidade e 2024 deve ser um ano de transformação

Flávio Belluomini Cotrin* A população ocupada no agronegócio brasileiro atingiu um novo recorde no terceiro…

1 hora ago

A importância das cooperativas de reciclagem para a economia circular e o crescimento socioeconômico

O desafio da triagem dos materiais ganha apoio da tecnologia com o dispositivo de infravermelho…

1 hora ago

SAF do Cruzeiro: venda pode incentivar até clubes brasileiros a entrar na lista de bolsa de valores no futuro, diz especialista

Modelo de transferência das ações do clube praticado pelo grupo do ex-atacante Ronaldo é esperado…

1 hora ago

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a…

2 horas ago

Sebrae lança plataforma para ajudar micro e pequenos empreendedores a buscar crédito de forma consciente

O Sebrae acaba de lançar a plataforma Crédito Consciente, em evento na cidade de Florianópolis…

2 horas ago

Itaúsa reforça compromisso com a criação de valor sustentável em Relato Integrado de 2023

A holding de investimentos é uma das empresas pioneiras no Brasil a publicar voluntariamente o…

2 horas ago