Por Manoel Mário de Souza Barros*
Nossas cadeias produtivas e os nossos hábitos alimentares, sofrerão com as novas revoluções do setor alimentício mundial. Hoje, cientistas e engenheiros de alimentos trabalham no”computador da Comida”. No Mit Open Agriculture Iniciative, as melhores universidades do mundo, estão em busca de um novo modelo tecnológico da produção. A Agricultura existe há cerca de 10 mil anos e desde então tem sido fundamental para o desenvolvimento dos povos. Em todo o universo,a partir do século XX, o setor produtivo levou a uma profunda e extraordinária.
A transformação tecnológica de ponta que foi dos novos locais de cultivo, com o aumento considerável da produtividade das sementes e numa melhora significativa no controle de pragas invasoras com defensivos agrícolas de última geração e na mecanização do plantio e também na melhoria da qualidade e manuseio dos solos. O resultado disso foi um aumento expressivo na oferta global de alimentos o que possibilitou um crescimento em escala jamais vista da população mundial.
Coisas que antes pareciam saídas de filmes de ficção científica , hoje são realidade em várias partes do universo. São câmaras de cultivo indoor totalmente controladas por computadores de última geração, prédios inteiros dedicados à produção agrícola, carnes desenvolvidas em laboratórios e vegetais mais saborosos e com teores mais elevados de nutrientes e vitaminas. Invenções que, mesmo restritas e testadas de forma experimental, já demonstram grande potencial.
Para os especialistas as novas tecnologias vieram para ficar. Segundo ele, será preciso deixar o preconceito