Magda Portugal*

 “Eu sonhei!

Bola de cristal

Jogo de búzios, cartomante

E eu sempre perguntei

O que será o amanhã?”

(O Amanhã)

Os últimos três anos foram marcados por acontecimentos que mudaram o cenário geopolítico global.

A pandemia causada pelo Covid-19 em 2020 seguida pela invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, trouxe de volta o fantasma da inflação que tanto assola os países em desenvolvimento aos aos países ditos desenvolvidos como EUA e Comunidade Europeia.

Os juros antes baixíssimos, próximos de zero e até negativos, que favoreciam os mercados de risco, passaram a subir muito.

O FED, Banco Central norte-americano demorou muito para entender que a inflação não era um fenômeno transitório e causou muita volatilidade com as elevações abruptas de juros em 2022 e 2023. 

Vários bancos norte-americanos com títulos do tesouro de longo prazo em seus balanços comprados a taxas muito baixas, tiveram problemas de liquidez ao ter que vendê-los com enorme deságio para honrar pedidos de resgates de seus correntistas.

A percepção, confirmada pelo último discurso de Jerome Powell, de que o FED não elevaria mais os juros e que até cogitaria fazer 3 cortes em 2024, informação corroborada pelo índice de inflação, o PCE, que veio muito próximo da meta, fez com que os mercados acionários comemorassem e os índices devem fechar 2023 muito próximos às máximas históricas.

Aqui no Brasil, os juros finalmente começam a cair, mas os desafios são muitos.

O alto endividamento do país e a concentração do gasto público em coisas que não aceleram o crescimento, podem trazer de volta a inflação e, com ela, a renda mais concentrada e os tão mal falados juros altos, num ciclo que parece sem fim.

E o investidor? O que deve esperar em 2024?

No mercado internacional continuamos investindo em ativos de renda fixa atrelados ao USD, com boas taxas e vencimentos de até 5 anos, que devem se beneficiar da queda dos juros básicos. Importante escolher bem a qualidade das empresas para evitar perdas. Nos mercados acionários, gostamos das 7 maiores empresas de tecnologia (Apple, Google, Microsoft, Tesla, Amazon, Meta e Nvidia) pois se beneficiarão cada vez mais dos avanços em Inteligência Artificial.

A cigana leu o meu destino.

O Brasil deve se beneficiar da recuperação da economia chinesa que pode ter crescimento por volta dos 5% em 2024. Com isso, as ações de empresas exportadoras sugerem representar boa oportunidade por aqui.

Com juros estimados em 9,25% e inflação próxima de 4% para o final de 2024, a renda fixa ligada ao CDI num curto prazo e indexada ao IPCA no médio/longo prazo continua sendo uma excelente oportunidade de ganhos no ano que entra.

Não sabe como será o amanhã?

Converse conosco! Montaremos uma solução personalizada de investimentos para você e sua família.

*Presidente da Portogallo Investimentos/Family Office – magda@portogalloinvestimentos.com.br

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio

Recent Posts

Stellantis avança na liderança do mercado sul-americano

No acumulado do ano, a empresa continua como líder no Brasil, Argentina e América do…

1 dia ago

Relançamento do Centro de Referência em Inovação em MG reforça o papel de pioneirismo da região

Fundação Dom Cabral organiza agenda importantes para debater a inovação no estado mineiro Com o…

1 dia ago

Burocracia brasileira leva um terço das micro e pequenas indústrias à informalidade

28% das empresas da categoria operam sem possuir conta bancária de Pessoa Jurídica A desbancarização…

1 dia ago

Atlântica Hospitais e Rede D’Or anunciam a criação de uma nova rede hospitalar: “Atlântica D’Or”

Nova Rede de Hospitais reforça a visão da Saúde como um setor estratégico para o…

1 dia ago

Grupo Energisa:lucro líquido cresce 123% atingindo R$ 1 bi; EBITDA aumenta 36% no 1º tri de 2024

Venda de energia cresceu 11,9% na comparação com mesmo período do ano anterior  (re)energisa atinge…

1 dia ago