A cigana leu o meu destino

Magda Portugal*

 “Eu sonhei!

Bola de cristal

Jogo de búzios, cartomante

E eu sempre perguntei

O que será o amanhã?”

(O Amanhã)

Os últimos três anos foram marcados por acontecimentos que mudaram o cenário geopolítico global.

A pandemia causada pelo Covid-19 em 2020 seguida pela invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, trouxe de volta o fantasma da inflação que tanto assola os países em desenvolvimento aos aos países ditos desenvolvidos como EUA e Comunidade Europeia.

Os juros antes baixíssimos, próximos de zero e até negativos, que favoreciam os mercados de risco, passaram a subir muito.

O FED, Banco Central norte-americano demorou muito para entender que a inflação não era um fenômeno transitório e causou muita volatilidade com as elevações abruptas de juros em 2022 e 2023. 

Vários bancos norte-americanos com títulos do tesouro de longo prazo em seus balanços comprados a taxas muito baixas, tiveram problemas de liquidez ao ter que vendê-los com enorme deságio para honrar pedidos de resgates de seus correntistas.

A percepção, confirmada pelo último discurso de Jerome Powell, de que o FED não elevaria mais os juros e que até cogitaria fazer 3 cortes em 2024, informação corroborada pelo índice de inflação, o PCE, que veio muito próximo da meta, fez com que os mercados acionários comemorassem e os índices devem fechar 2023 muito próximos às máximas históricas.

Aqui no Brasil, os juros finalmente começam a cair, mas os desafios são muitos.

O alto endividamento do país e a concentração do gasto público em coisas que não aceleram o crescimento, podem trazer de volta a inflação e, com ela, a renda mais concentrada e os tão mal falados juros altos, num ciclo que parece sem fim.

E o investidor? O que deve esperar em 2024?

No mercado internacional continuamos investindo em ativos de renda fixa atrelados ao USD, com boas taxas e vencimentos de até 5 anos, que devem se beneficiar da queda dos juros básicos. Importante escolher bem a qualidade das empresas para evitar perdas. Nos mercados acionários, gostamos das 7 maiores empresas de tecnologia (Apple, Google, Microsoft, Tesla, Amazon, Meta e Nvidia) pois se beneficiarão cada vez mais dos avanços em Inteligência Artificial.

A cigana leu o meu destino.
A cigana leu o meu destino.

O Brasil deve se beneficiar da recuperação da economia chinesa que pode ter crescimento por volta dos 5% em 2024. Com isso, as ações de empresas exportadoras sugerem representar boa oportunidade por aqui.

Com juros estimados em 9,25% e inflação próxima de 4% para o final de 2024, a renda fixa ligada ao CDI num curto prazo e indexada ao IPCA no médio/longo prazo continua sendo uma excelente oportunidade de ganhos no ano que entra.

Não sabe como será o amanhã?

Converse conosco! Montaremos uma solução personalizada de investimentos para você e sua família.

*Presidente da Portogallo Investimentos/Family Office – [email protected]

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio