A Petrobras informou que recebeu na véspera a indicação do economista Roberto Castello Branco para a presidência da companhia e para integrar o conselho de administração. Castello Branco aceitou o convite da equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro há quase um mês. Ele substituirá Ivan Monteiro, que chegou a ser cotado para permanecer no comando da Petrobras.
"A indicação será submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia, com apreciação pelo Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão, e pelo conselho de administração e, posteriormente, pela assembleia geral de acionistas", destacou a Petrobras em fato relevante. Castello Branco é doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas e já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale.
Foco será pré-sal
Em entrevista a jornalistas em novembro, Castello Branco afirmou que o foco da empresa deve ser a aceleração da exploração do pré-sal. O Brasil anunciou em 2007 a descoberta de petróleo no pré-sal, região situada entre 5 mil e 7 mil quilômetros abaixo do nível do mar. Atualmente, o pré-sal responde a mais da metade do total de petróleo e gás natural produzido no Brasil.
As primeiras rodadas de leilão do pré-sal aconteceram em 2005, 2007, 2008, 2013 e 2015 e, juntas, renderam R$ 20,6 bilhões. A maior foi com o leilão de Libra, em 2013, o primeiro do pré-sal que teve bônus mínimo de R$ 15 bilhões.O leilão mais recente de áreas do pré-sal foi realizado em setembro de 2018.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus