Inaugurada em15 de outubro, no centro de eventos Expominas, em Belo Horizonte, a Superminas Food Show 2019 – 33º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação  concluiu sua missão superando recordes históricos de negócios concretizados entre o varejo e o setor industrial.

O volume transacionado entre os visitantes e os 517 expositores desta edição chegou à casa dos R$ 1,95 bilhão, um crescimento de cerca de 4% em relação à edição de 2018.

O evento promovido pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (AMIPÃO), refletiu uma série de assuntos da atualidade, dentre as quais, foram apresentadas as expectativas econômicas para 2020, a nova realidade tecnológica do varejo, a reforma tributária, os benefícios da diversidade e da inclusão. O evento também contou com 70 atrações de desenvolvimento profissional, contando com a presença de grandes nomes do mercado e de personalidades, entre eles, o jornalista e especialista econômico Alexandre Garcia; o nadador brasileiro e campeão olímpico César Cielo; o  Sócio-fundador do Verdemar e Presidente da AMIS, Alexandre Poni, além do Presidente do Grupo Super Nosso, Euler Fuad Nejm, que foi muito prestigiado pelo público neste último dia de evento, contou a sua trajetória de vida pessoa e como empreendedor.

A Superminas também contou com a correalização da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que trouxe pela primeira vez à feira um estande coletivo com a participação de 27 indústrias filiadas a 10 sindicatos mineiros associados à entidade. A proposta partiu de uma iniciativa da Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG para o fomento da economia, gerando novas oportunidades de negócios.

“O que tenho a dizer da feira é o que escutei dos expositores a feliciadade de estarem aqui e de verem o movimento, o profissionalismo, a melhoria e os estandes maravilhosos. Os estandes estão belíssimos e eu percebi a alegria de todos os que estão aqui. Saio muito feliz com o resultado da Superminas”, pontua o presidente da AMIS, Alexandre Poni. “Os fornecedores já estão manifestando o interesse de voltar no próximo ano, mas pelo que vi vamos ver se teremos tanto espaço para a próxima edição”, completa em tom otimista.

Outro destaque da programação foi a premiação do “1º Concurso de Aprendizes de Panificação e Confeitaria – Aprendizes em Ação”, que aconteceu neste último dia. Ao todo, a competição, promovida pela AMIPÃO, em parceria com o SENAI, premiou seis jovens talentos do segmento, sendo um trio da  da panificação e outro, da confeitaria. A ação teve como objetivo valorizar os profissionais da área, incentivando a absorção dos jovens profissionais pelo mercado.

Sucesso garantido
Neste ano, a teconologia representou uma parcela relevante da feira que garantiu o lançamento de inovações ligadas ao desenvolvimento do mercado e de novas oportunidades competitivas já para os próximos meses.

Na parte de alimentação, a feira foi palco de uma riqueza de produtos mineiros oriundos de todos os cantos do Estado, em que se destacam a qualidade regional de orgânicos, pães, grãos, sementes, queijos, bebidas, assim como da saudabilidade garantida ao consumidor, que está cada vez mais exigente e interessado em uma vida mais saudável.

Desenvolvimento social
Pelo 4º ano seguido, a Superminas recebeu o Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios (CMON), oferecendo um espaço aos pequenos fornecedores da agricultura familiar e de pequenas indústrias, que neste ano somaram em 45 selecionados. Com uma parceria direta com o Governo do Estado de Minas Gerais, todos tiveram a oportunidade de expor gratuitamente os seus produtos e comercializá-los ao lado de tradicionais marcas do mercado.

Produtores rurais de Brumadinho e de Mário Campos também estiveram presentes na Superminas, expondo hortaliças, frutas, temperos e conservas, entre outros itens. A participação foi viabilizada por meio de uma parceria da AMIS com as prefeituras desses municípios, que selecionaram os produtores para participar do evento. O objetivo da ação foi ampliar o acesso dos pequenos negócios às gôndolas do segmento supermercadista e da panificação, promovendo benefícios econômicos e sociais para toda a cadeia envolvida.

O estande do projeto Origem Minas, trazido pelo SEBRAE, apoiador master do evento, trouxe produtos de empresas com certificado de origem como dos setores de cachaça, café e queijos

Panificação
Entre as atividades voltadas para os empresários e profissionais de padarias, o Seminário de Panificação – Amipão/FIEMG apresentou aos participantes as principais tendências do segmento como: indústria 4.0; gestão de processos no varejo alimentar; marketing digital; layout inovadores para os pontos de vendas; técnicas de congelamento de pães; cursos de fermentação  e montagens de sanduíches; e a apresentação de cases do segmento, como o da rede de padarias Ping Pão.

Vinícius Dantas, presidente da Amipão, afirma que o segmento precisa acompanhar o mercado. “Existem diversas lacunas a serem preenchidas pelos empresários e fornecedores que pretendem prosperar, como incrementar mix e também serviços, pois a padaria se consolida a cada dia um local de refeições, do café da manhã ao happy hour. Outra forte tendência do segmento é a gestão voltada para a modernização e criatividade de processos e produtos, para acompanhar a crescente demanda por refeições práticas e customizadas, satisfazendo a expectativa do consumidor tanto na questão econômica quanto na busca pelo consumo consciente.”