- Estratégia: empresa continuará a trabalhar na transição energética por meio da descarbonização da economia
A Neoenergia, uma das líderes do setor de energia no Brasil, finalizou na segunda-feira (1/7) o processo de IPO (oferta pública de ações) na B3, em São Paulo. A oferta é um marco na história da companhia, que passa a ingressar o Novo Mercado da B3, mais elevado nível de governança corporativa de empresas listadas na Bolsa.
No Brasil desde 1997, a companhia seguirá focada em manter os negócios e os serviços no país, onde está presente em 18 estados, oferecendo a melhor experiência para seus 34 milhões de clientes. O compromisso da Neoenergia com a demanda por fornecimento de energia eficiente e sustentável inclui investimentos entre 2018 e 2022 de aproximadamente R$ 30 bilhões no Brasil. A empresa tem um sólido histórico de crescimento, com investimentos de longo prazo, que fortalecem sua confiança no país.
Nova estrutura de capital
Com a oferta de ações, a Iberdrola segue como controladora da Neoenergia, com participação acionária de 50%, mais uma ação. O Banco do Brasil, presente no capital da empresa desde 1997, vendeu sua fatia de 9,3% na Neoenergia. A Previ, por seu turno, reduziu sua participação para 32,9%, mantendo-se como um acionista relevante e um investidor de longo prazo.
Transição energética e descarbonização
A Neoenergia segue com foco na transição energética por meio da descarbonização da economia, tendo feito investimentos em geração de energia renovável, principalmente, eólica – na qual a empresa já é uma das líderes no Brasil. A companhia mantém sua estratégia em distribuição, segmento que vem destinando aproximadamente 60% do CAPEX, bem como em transmissão de energia, negócio essencial para a interconexão das diferentes regiões e melhor aproveitamento dos recursos energéticos.
A Neoenergia é uma empresa integrada com ativos localizados nos principais polos consumidores do país. Isso permite capturar o incremento da demanda de energia – que já é uma realidade e deve se acelerar diante do crescimento econômico.
Para alcançar as metas das Organizações das Nações Unidas (ONU) de redução de emissões de gases de efeito estufa é necessário o empenho de todos (governo, empresas e sociedade) com objetivo de assegurar uma transição energética eficiente. A Neoenergia está engajada nesse propósito, por meio de tecnologias de rede, geração de energia limpa e eficiência energética. A estratégia está em linha com a aposta iniciada há mais de 20 anos pela Iberdrola, controladora da empresa brasileira.
Eletrificar a economia do Brasil é imperativo na Era Digital e das Cidades Inteligentes. A presença da Neoenergia da geração à comercialização de energia renovável, a custo competitivo e disponível com segurança e qualidade em todas as regiões do país, resulta em desenvolvimento sustentável, bem-estar da população, inclusão social e qualidade de vida.
Sobre a Neoenergia
Controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, a Neoenergia atua desde 1997 no Brasil. Desde então, ampliou as suas atividades e hoje possui ativos de distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia em 18 Estados. Reúne as distribuidoras Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP). As quatro companhias atendem a 13,9 milhões de clientes, o que corresponde a cerca de 34 milhões de pessoas – o que faz da Neoenergia o segundo maior grupo do Brasil em número de consumidores.
Um dos vetores de crescimento no Brasil são os investimentos em transmissão. O grupo possui três empreendimentos em operação (679 km de extensão) e 10 em construção (4,7 mil km). Em energia eólica, renovável, a Neoenergia possui 17 parques eólicos em operação (516 MW de capacidade) e outros 15 estão em construção (com mais 471 MW de capacidade). Já em geração hidrelétrica, os números são: 6 usinas em operação e 1 em construção, um total de 3.000 MW dos quais apenas 10% ainda em implementação. O grupo possui ainda termelétrica a gás natural de 533 MW. Destaque também para a comercialização de energia, que em 2018 cresceu 10%, com a venda de 1,5 GW/médios, acompanhando a tendência de ampliação do mercado livre.
Sobre a Iberdrola
A Iberdrola é líder global em energia renovável, pioneira na geração de energia eólica e uma das maiores empresas de eletricidade por valor de mercado no mundo. O Grupo está presente em vários países e fornece energia para cerca de 100 milhões de pessoas, principalmente na Espanha, no Brasil (Neoenergia), no Reino Unido (ScottishPower), nos Estados Unidos (AvanGrid) e no México. Com uma equipe de aproximadamente 34 mil pessoas e ativos superiores a 113 bilhões de euros, registrou um faturamento de 35 bilhões de euros e um lucro líquido de 3,014 bilhões de euros em 2018.
A Iberdrola lidera a transição energética para um modelo sustentável por meio de investimentos em energias renováveis, redes inteligentes, armazenamento de energia em grande escala e transformação digital para oferecer os produtos e serviços mais avançados aos seus clientes. Graças ao seu compromisso com a energia limpa, é uma das empresas com as menores emissões e uma referência internacional por sua contribuição para a luta contra a mudança climática e a sustentabilidade.