A final da competição Like a Boss consagrou a VG Resíduos
O fomento à inovação e ao empreendedorismo teve um lugar certo no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústrias: o Espaço Sebrae. Durante o segundo dia de evento, foi realizada a final do Like a Boss, programa que foca em mentorias para pré-aceleração de startups. No total, 24 startups se apresentaram, sendo que 10 foram para a final, premiando a VG Resíduos.
“Agradeço ao Sebrae pela oportunidade. Estamos no processo de captação de recursos e o fato de investidores engajados com startups terem gostado do projeto amplia nossas possibilidades e gera maior visibilidade do negócio”, celebrou Guilherme Arruda, CEO da VG Resíduos, especializada em gestão, compra e venda de resíduos. A vencedora participará da grande final do Like a Boss, que ocorrerá no evento Startup Summit, nos dias 15 e 16 de agosto, em Florianópolis, e ainda receberá um estande de exposição no espaço de startups para expor seu modelo de negócio.
O desafio Malwee também movimentou o espaço durante o evento, por meio edital de Inovação para a Indústria, e buscou startups de projetos digitais que ofereçam experiência de compra diferenciada ao consumidor e soluções inovadoras para a gestão do negócio. No total, nove startups participaram e cinco serão selecionadas. “Esse desafio foi uma experiência extremamente válida. Saímos com a clareza do que evoluímos neste primeiro momento e as oportunidades que existem em um médio prazo”, concluiu o head de inovação da Malwee, Ilan Sztejnman.
A oficina Atraindo o investidor de risco em startups – Mindset e Criatividade, com Chris Jacob, especialista em neurociência do comportamento humano, complementou a programação. A profissional falou sobre a importância de o empreendedor ter uma mentalidade flexível para poder “pensar fora da caixa” e, assim, desenvolver o mindset de crescimento. “Os investidores buscam uma postura de crescimento e não o fixo, que desiste e evita desafios”. Segundo Jacob, a mentalidade adotada por uma pessoa em determinada área o guiará, por isso é tão importante entender e desenvolver a mentalidade, pois ela irá influenciar nos resultados dos negócios de cada empreendedor. “Tirar o controle remoto do cérebro para pensar de forma criativa e desenvolver as nossas habilidades é o nosso grande desafio”, complementou.
Hub de Soluções
Diante da profunda transformação do mercado na área de serviços e soluções para as pequenas empresas, o analista do Sebrae Pedro Pessoa apresentou o HUB de Soluções do Sebrae, que funciona como uma plataforma que reúne qualquer solução de mercado. “Se antes focávamos em uma escassez, hoje temos uma crise de abundância. Para o empreendedor definir o marketplace que ele vai usar é complicado. Então, o empresário tem o desafio de encontrar todas as ações corretas, otimizar o tempo e melhorar a qualidade de soluções que sejam realmente eficientes e agregam valor ao negócio”, explicou Pessoa, coordenador do projeto.
O Hub conta com o App Sebrae, que dá acesso a marketplaces adequados ao perfil do usuário, irá comparar serviços contáveis de empresas parceiras e ter conhecimento de quantas empresas concorrentes existem no município cadastrado, entre outros serviços; o Sapiens, um assistente digital; uma série de capacitações empresariais; uma rede de consultores com uma visão ampliada e novas abordagens; o Mercado Azul, consiste em uma vitrine para o mundo dos negócios; e redes que conectam empresas a colaboradores.