---
title: "Vinhos de Minas Gerais conquistam a Europa e não é pelo preço"
url: https://mercadocomum.com/vinhos-de-minas-gerais-conquistam-a-europa-e-nao-e-pelo-preco/
author: Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
date: 2026-04-26T21:58:49-03:00
categories: [Destaques da Edição]
tags: [Vinhos de Minas Gerais conquistam a Europa e não é pelo preço]
---

# Vinhos de Minas Gerais conquistam a Europa e não é pelo preço

***Vinícolas mineiras Bárbara Eliodora e Estrada Real ganham espaço estratégico em iniciativa que leva rótulos nacionais ao mercado francês.***

 Duas vinícolas de Minas Gerais acabam de dar um passo direto rumo ao exigente mercado francês, marcando a estreia de um projeto estruturado para inserir vinhos brasileiros na Europa. A iniciativa coloca o estado no centro da nova fase de internacionalização do setor, reforçando seu papel entre as regiões que vêm consolidando o Brasil como origem de vinhos de identidade no cenário europeu.

 Por trás desse movimento está o Vin du Brésil, projeto que conecta cultura, gastronomia e estratégia internacional para levar o país à França por meio de seus vinhos, posicionando o Brasil no imaginário europeu a partir da experiência, da narrativa e da mesa francesa, um dos territórios mais simbólicos do universo vínico.

 A iniciativa é fruto da união entre o renomado chef francês Benoit Mathurin, o empresário italiano Giovanni Montoneri, residente no Brasil há 12 anos e entusiasta dos vinhos nacionais, o jornalista e influenciador francês Xavier Vankerrebrouck, e o brasileiro Guilherme França, sócio da Intrust Associates, empresa responsável pela curadoria estratégica e pela estruturação internacional do projeto.

 Com foco em cultura e gastronomia, o Vin du Brésil não nasce com a ambição de grandes volumes, mas sim de criar valor, desejo e reconhecimento. O objetivo é colocar o vinho brasileiro nas mentes e nos corações dos europeus, construindo reputação de longo prazo em um mercado altamente competitivo. Ainda assim, a expectativa é atingir cerca de USD 1 milhão anual em exportações, de forma consistente e alinhada ao posicionamento premium do projeto.

 “Na França, o vinho é uma linguagem cultural. Quando apresentamos os vinhos brasileiros, não falamos apenas de qualidade, mas de identidade, origem e emoção. Meu papel é ajudar a traduzir essa narrativa para o público europeu”, afirma Xavier Vankerrebrouck.

 A estreia do projeto aconteceu por meio de uma ativação inspirada no histórico Julgamento de Paris, reunindo empresários, enófilos e formadores de opinião. A curadoria apresentou vinhos elaborados com leveduras indígenas, técnicas como poda invertida, além de terroirs singulares e uso de barricas brasileiras, revelando a originalidade e a sofisticação da enologia nacional.

 Nesta primeira fase, seis vinícolas brasileiras participaram da degustação, sendo duas em Minas Gerais: Bárbara Eliodora (São Gonçalo do Sapucaí) e Estrada Real (Caldas) e quatro em Rio Grande do Sul: ArteViva (Bento Gonçalves), La Grande Bellezza (Pinto Bandeira), Manus (Encruzilhada do Sul) e Bebber (Flores da Cunha). Segundo Guilherme França, a meta é chegar a 15 vinícolas até o final de 2026, ampliando a diversidade de terroirs e estilos apresentados ao mercado europeu.

 O primeiro lote de exportação reúne 12 rótulos de seis produtores, com preços estimados entre 15 e 50 euros no varejo francês, posicionando os vinhos brasileiros em uma faixa competitiva, alinhada ao consumo gastronômico e ao público especializado.

 “No meu restaurante, o Esther Rooftop, trabalho exclusivamente com vinhos brasileiros e vejo diariamente o impacto que eles causam. O Brasil só não ocupa hoje um espaço maior no cenário internacional por falta de conhecimento e incentivo”, afirma o chef Benoit Mathurin.

 Já para Giovanni Montoneri, o caráter autoral é o grande diferencial. “São vinhos expressivos, versáteis e ainda pouco conhecidos na Europa. O Vin du Brésil nasce para mudar essa percepção e abrir espaço para o Brasil como produtor de vinhos de identidade.”

 À frente da estruturação e articulação internacional, a Intrust Associates atua para transformar o Vin du Brésil em uma plataforma contínua de posicionamento do vinho brasileiro no exterior. “Estamos construindo pontes entre produtores brasileiros e consumidores globais, respeitando a origem e valorizando a excelência. É um trabalho de reputação, não apenas de exportação”, resume Guilherme França.

 O Vin du Brésil inaugura uma nova fase para o vinho brasileiro no cenário internacional, com mais presença, mais prestígio e um lugar cada vez mais legítimo à mesa dos grandes apreciadores do mundo. E para o primeiro semestre, já estão previstas mais dezenas de degustações em diversos países da Europa, e com isso, colocar cada vez mais os produtos nacionais na mesa dos europeus.

 O Vin du Brésil é uma iniciativa criada pelo chef francês Benoit Mathurin, pelo jornalista e influenciador francês Xavier Vankerrebrouck, pelo empresário italiano Giovanni Montoneri e pelo brasileiro Guilherme França, da Intrust Associates. O projeto tem como missão apresentar a diversidade e a qualidade dos vinhos brasileiros ao público europeu, por meio de degustações, encontros e ações de posicionamento internacional. Com curadoria criteriosa e foco em rótulos autorais, o Vin du Brésil busca abrir novas portas para o Brasil no cenário vínico global, e conquistar seu lugar definitivo nas taças dos europeus.

 

 

- [Newsletter MercadoComum - Economia, Mundo Empresarial, Opinião e outros....](https://www.mercadocomum.com)

### Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

  
 

### Newsletter MercadoComum - Economia, Mundo Empresarial, Opinião e outros....

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro [**Belo Horizonte**](https://mercadocomum.com/belo_horizonte_/), Minas Gerais 30330-040 BrasilTelefone: [(0xx31) 3281-6474](tel:03132816474)  
Fax: (0xx31) 3223-1559  
Email: [newsletter@mercadocomum.com](mailto:newsletter@mercadocomum.com)  
URL: [https://www.mercadocomum.com](https://www.mercadocomum.com)  
***SEO Marcos Muniz - Especialistas em tráfego orgânico Google AI*** https://www.searchengineoptimization.com.br/

   
 

| Domingo | Aberto 24 horas |
| --- | --- |
| Segunda | Aberto 24 horas |
| Terça | Aberto 24 horas |
| Quarta | Aberto 24 horas |
| Quinta | Aberto 24 horas |
| Sexta | Aberto 24 horas |
| Sábado | Aberto 24 horas **Abra agora** |