No Fórum Brasil de Gestão Ambiental realizado em Serra Negra (SP), entre 22 e 24 de novembro, visitantes demonstraram apoio à luta dos familiares por justiça para as 272 pessoas vítimas da tragédia-crime de 25 de janeiro de 2019
Familiares das vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, emocionaram e conquistaram o apoio dos visitantes do IV FBGA (Fórum Brasil de Gestão Ambiental) para a luta por justiça pelas 272 vítimas da tragédia-crime, que matou 272 pessoas em 25 de janeiro de 2019. O encontro, que aconteceu entre 22 e 24 de novembro em Serra Negra (SP), reuniu gestores públicos e empresas privadas que atuam na área de meio ambiente.
No estande da Prefeitura de Brumadinho, Jacira Costa e Alexandra Andrade, diretoras da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho), conversaram com dezenas de pessoas, que se surpreenderam ao tomar conhecimento, por exemplo, que a ação penal que pede a condenação de 16 réus por homicídio e crimes ambientais ainda não foi a julgamento 4 anos e 10 meses após a tragédia. O processo, que tramitou na Justiça mineira por 3 anos, foi transferido para a Justiça Federal em janeiro passado e voltou para a fase de citação dos réus.
“É muito bom ter a oportunidade de saber o que acontece de fato. Quanto mais pessoas souberem, melhor”, afirmou o engenheiro de segurança e meio ambiente Marcionil da Silva, que mora em Poços de Caldas (MG). “Agora sei realmente o que se passa em Brumadinho. Acho muito importante divulgar essas informações nacional e internacionalmente”, disse a oficial de meio ambiente, Marly Coelho, moradora de Santana de Parnaíba (SP).
No segundo dia do evento, Jacira, que perdeu o filho na tragédia-crime, e Alexandra, que teve o irmão e o primo mortos no rompimento da barragem da Vale, participaram de uma roda de conversa com mulheres empreendedoras, onde puderam contar suas histórias e falar das lutas dos familiares para que a tragédia-crime não fique impune. “Estou emocionada com a história delas e impressionada com a força e exemplo que elas são”, disse Kethlin Taborda, do M.Inspiram.
No terceiro dia do encontro, ao lado de Wagner Donato, secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Brumadinho, Alexandra falou para uma plateia de especialistas sobre a criação da AVABRUM e suas ações em busca por justiça; pelo encontro de Maria de Lurdes Bueno, Tiago Tadeu Silva e Nathalia Araújo, as 3 vítimas ainda não localizadas; por memória, para que a tragédia-crime não seja esquecida; direitos dos familiares e não repetição do crime. “Não é possível discutir política de meio ambiente em Brumadinho sem considerar o sofrimento das vítimas do rompimento da barragem da Vale”, afirmou Donato.
Além das 272 vítimas fatais, a tragédia-crime da Vale deixou um rastro enorme de destruição no meio ambiente. Segundo o Ibama, mais de 130 hectares de Mata Atlântica foram cobertos pelo rejeito da mineradora. A lama tóxica também contaminou o rio Paraopeba, tornando a água imprópria para o consumo.
MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.
MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.
O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda
O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.
As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.
Rota
Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas |
Segunda | Aberto 24 horas |
Terça | Aberto 24 horas |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas |
Sexta | Aberto 24 horas |
Sábado | Aberto 24 horas |