Destaques da Edição

Ritmo de crescimento mais lento da economia global em 2024

A economia global deve ter desaceleração no ritmo de crescimento em 2024, principalmente em consequência da estagflação, que combina inflação elevada, estagnação econômica e aumento do desemprego, nos países mais ricos, compensada em parte pela resiliência de nações emergentes como o Brasil. A estimativa foi apresentada nessa quinta-feira, dia 30, pela Coface, líder mundial em seguro de crédito e especializada na gestão de riscos comerciais e em proteção contra a inadimplência.

De acordo com Bruno de Moura Fernandes, diretor de Pesquisa Macroeconômica da Coface, o PIB global deverá crescer 2,1% em 2024, em comparação a uma estimativa de 2,5% para este ano e depois de registrar alta de 3,1% em 2022. O PIB menos aquecido deve abranger nações como os Estados Unidos (previsão de crescimento de 2.0% este ano e de 0,9% em 2024), China (5,0% versus 4,3%), Índia (6,3% versus 5,0%) e Brasil (2,8% e 1,4%, respectivamente).

Um dos motivos para essa retração, segundo o estudo da companhia, é a persistência da inflação. “Os preços das matérias-primas tiveram altas moderadas em geral este ano, mas ainda estão muito acima dos níveis registrados antes da pandemia”, lembra Fernandes. “A moderação no reajuste dos preços de energia reduziu a inflação, mas a alta dos preços está se estendendo.”

De olho nesse cenário, a Coface acredita que os Bancos Centrais – principalmente os de países mais ricos – tenderão a manter níveis elevados de juros nos próximos trimestres, o que pode levar a um quadro de estagflação.

Na América Latina, a inflação tem registrado queda em vários países. mas o crescimento econômico tem sido modesto e há várias situações diferentes na região, afirma a Coface: enquanto Brasil e México mostram resiliência aos impactos negativos, a Argentina convive com inflação em alta e crescimento em queda, com poucas perspectivas de melhorar esse quadro no médio prazo mesmo com o novo governo eleito este mês.

Um ponto de atenção do estudo global da Coface foi o crescimento da quebra de empresas em grande parte dos países analisados, como Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos – quadro que se repete também em nações com perspectivas econômicas mais favoráveis, como o Brasil, onde o número de recuperações judiciais e falências tem batido sucessivos recordes.

A Coface realiza regularmente estudos sobre a economia global. De origem francesa, a companhia atua há 75 anos e atende empresas em mais de 100 países.

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio

Recent Posts

Stellantis avança na liderança do mercado sul-americano

No acumulado do ano, a empresa continua como líder no Brasil, Argentina e América do…

5 horas ago

Relançamento do Centro de Referência em Inovação em MG reforça o papel de pioneirismo da região

Fundação Dom Cabral organiza agenda importantes para debater a inovação no estado mineiro Com o…

5 horas ago

Burocracia brasileira leva um terço das micro e pequenas indústrias à informalidade

28% das empresas da categoria operam sem possuir conta bancária de Pessoa Jurídica A desbancarização…

5 horas ago

Atlântica Hospitais e Rede D’Or anunciam a criação de uma nova rede hospitalar: “Atlântica D’Or”

Nova Rede de Hospitais reforça a visão da Saúde como um setor estratégico para o…

5 horas ago

Grupo Energisa:lucro líquido cresce 123% atingindo R$ 1 bi; EBITDA aumenta 36% no 1º tri de 2024

Venda de energia cresceu 11,9% na comparação com mesmo período do ano anterior  (re)energisa atinge…

5 horas ago