Destaques do Mundo Empresarial

Repaginação das lojas físicas será destaque no Varejo em 2024

No próximo ano, “os consumidores exigirão dos pontos de venda experiências ainda mais personalizadas, simplificadas e inovadoras”, de acordo com Antônio Sá

Após o varejo brasileiro passar por um 2022 turbulento e permanecer praticamente estagnado em 2023, com previsão de crescimento anual de apenas 2% nas vendas, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a expectativa não é tão otimista para o setor em 2024. Com os juros ainda altos e a renda das famílias comprometidas após um período de inflação elevada, os resultados de grande parte das companhias nacionais seguem comprimidos. Mas, segundo Antônio Sá, sócio-fundador da Amicci, empresa de tecnologia de varejo private label, na contramão do boom do e-commerce, a repaginação das lojas físicas promete ser a peça-chave que garantirá a fidelização e o retorno dos clientes às compras no próximo ano. 

“Os diversos canais de consumo que o varejo já tem continuam sendo muito importantes, mas, em 2023, comprovamos a importância da loja física. Perto da casa do cliente ou do trabalho, esses pontos de venda, que já trazem comodidade, serão totalmente transformados e evoluídos, oferecendo experiências ainda mais personalizadas, simplificadas e inovadoras”, explica. 

De acordo com o especialista, a exploração sensorial tornará esses destinos emocionantes e confortáveis para os compradores: “Aqui, entram soluções criativas para despertar os sentidos dos clientes: música, aromatização do ambiente, iluminação adequada, organização e até uma simples cadeira para descansar”.

Além disso, o uso da Inteligência Artificial (IA) e machine learning ajudará na otimização de processos dentro da loja: “alguns benefícios já estão sendo vistos, como o gerenciamento de estoque, a produção de catálogos e a otimização logística. No entanto, as grandes tecnologias conseguirão ir além e proporcionarão detecção de fraudes, análise preditiva e até precificação dinâmica. Ou seja, conseguiremos aumentar a segurança das lojas, prever tendências de consumo e comportamento do cliente com base em muitos dados, além de ajustar preços de uma forma dinâmica para maximizar lucros e competitividade”.  

Para o consumidor, isso será refletido na simplificação da jornada de compra. “Para alguém sair de casa e ir a um ambiente de compra físico, esse local precisa ser muito agradável, diferente, que traga uma ótima experiência e ofereça uma vida facilitada para a tomada de decisões. É muito importante pensar em como o cliente fará a escolha do produto e o checkout, ou seja, pegar a sua compra, pagar e ir embora de uma forma muito fácil, sem atrito, reduzindo ao máximo o tempo no caixa, sem ter que dar tantas informações ao estabelecimento”.

Segundo Sá, a coleta de dados é fundamental para tornar a experiência com a empresa única. Uma pesquisa da McKinsey aponta que 72% das pessoas gostam de personalização e esperam ser reconhecidas pelas marcas que consomem: “não estamos mais falando de chamar o cliente pelo primeiro nome, mas entender suas preferências e desejos. É colocar o consumidor no centro das escolhas, fazendo uma leitura para tornar a experiência mais de acordo com o perfil de consumo e não só fazer algo que sirva a uma manada de clientes. O uso de chatbots e assistentes virtuais, que interagem com o consumidor, seja na loja física ou durante uma comunicação online, serão destaques. São aspectos que irão transformar o perfil de consumo, otimizando a tomada de decisões dos compradores”. 

Olhando para o potencial do e-commerce, a união entre o online e o offline (phygital) será o grande diferencial para as marcas de sucesso no próximo ano: “estamos falando em multicanalidade. Em 2023, os varejistas já começaram a integração entre lojas físicas e digitais. Essa estratégia tende a se amplificar ainda mais no próximo ano. Os consumidores poderão comprar online, retirar na loja e devolver com facilidade em todos os canais. Ou até pesquisar um produto na internet e ir até o endereço da marca efetuar a compra”. 

Aqui, destacam-se também os pagamentos digitais: “o aumento do uso de carteira digital, por aproximação ou por outras tecnologias, até de reconhecimento facial, são algumas das formas que o varejo está vendo de tornar essa identificação do cliente fácil”.

No final do dia, todos esses aspectos irão colaborar para a jornada de compra se tornar muito mais suave e customizada. O objetivo é que o consumidor tenha uma experiência sensorial e de tempo para que ele se sinta bem na loja, sem esforço. Com isso, a relação entre comprador e vendedor será fortalecida e o ato da visita mais desejado e frequente”, finaliza Sá.

A Amicci é um marketplace que alia tecnologia a um time de excelência na criação de Marcas Próprias de sucesso. A plataforma é o maior ecossistema de desenvolvimento de produtos exclusivos da América Latina, com mais de 400 projetos, unindo indústrias e varejistas do mundo em um só lugar.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio

Recent Posts

Stellantis avança na liderança do mercado sul-americano

No acumulado do ano, a empresa continua como líder no Brasil, Argentina e América do…

12 horas ago

Relançamento do Centro de Referência em Inovação em MG reforça o papel de pioneirismo da região

Fundação Dom Cabral organiza agenda importantes para debater a inovação no estado mineiro Com o…

12 horas ago

Burocracia brasileira leva um terço das micro e pequenas indústrias à informalidade

28% das empresas da categoria operam sem possuir conta bancária de Pessoa Jurídica A desbancarização…

12 horas ago

Atlântica Hospitais e Rede D’Or anunciam a criação de uma nova rede hospitalar: “Atlântica D’Or”

Nova Rede de Hospitais reforça a visão da Saúde como um setor estratégico para o…

12 horas ago

Grupo Energisa:lucro líquido cresce 123% atingindo R$ 1 bi; EBITDA aumenta 36% no 1º tri de 2024

Venda de energia cresceu 11,9% na comparação com mesmo período do ano anterior  (re)energisa atinge…

12 horas ago