Plena Alimentos investe em sustentabilidade e lança relatório de ações com balanço de 2023

A Plena Alimentos, uma das maiores empresas do segmento de proteína bovina do país, lançou, neste mês, a primeira edição do Relatório de Sustentabilidade. A empresa, que se destaca como o sexto maior frigorífico de abate no Brasil, com operações em Minas Gerais, Tocantins, Goiás e São Paulo, além de exportações para mais de 50 países, revela uma série de ações e compromissos contínuos com as práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança).

Um dos aspectos destacados no documento é o compromisso da Plena com a governança corporativa. Entre ações, está a criação de um conselho de compliance para fortalecer a integridade em todas as operações, assegurando o cumprimento de leis e regulamentos.

A empresa também enfatiza o compromisso com as pessoas, com um aumento significativo no número de colaboradores: 2.823 profissionais em 2023, acréscimo de 211 em relação ao ano anterior, atuando nas cinco unidades da empresa. Nessa área, a Plena implementou uma pesquisa de clima organizacional, que contou com a participação expressiva de 76,2% dos colaboradores. O documento destaca os investimentos contínuos em programas de treinamento, ampliando o leque de oportunidades para o crescimento pessoal e profissional da equipe. Em 2023, 96% dos colaboradores participaram das capacitações oferecidas pela empresa, como uma média de 25,69 horas por colaborador.

Os investimentos da Plena em ações que gerem menos impacto ao meio ambiente também são citados no relatório. Entre eles, uma série de práticas sustentáveis, incluindo a captação e reutilização da água, substituição de lâmpadas convencionais por LED e ações de conscientização ambiental entre os colaboradores. Além disso, a empresa tratou 100% do efluente líquido gerado e realizou o plantio de árvores nativas.

A empresa também destaca a criação de uma nova unidade de negócios: a Petsko, criada para a produção e comercialização de snacks naturais, produzidos com matéria-prima própria. A iniciativa, com investimentos de cerca de R$ 20 milhões, está alinhada aos princípios da economia circular e permite uma abordagem sustentável na utilização dos recursos disponíveis, evitando o desperdício. “A cada ano, temos investido no desenvolvimento de pessoas, expansão e modernização das plantas e no cuidado com o planeta, gerando maior eficiência operacional e trazendo soluções de melhoria da qualidade e do serviço prestado”, afirma Claudio Ney Maia, sócio fundador e vice-presidente da empresa.

Com trajetória de mais de 33 anos, a Plena tem expressiva atuação no mercado internacional. O volume alcança uma média mensal de 4 mil toneladas comercializadas em 155 contêineres de carne, entre in natura e processada. A empresa também tem habilitação de unidades para exportação a países como China, Arábia Saudita e Chile, que possuem parâmetros e regras próprias para o comércio internacional. “O sucesso dessa expansão global não se resume à quantidade exportada, mas está intrinsecamente ligado à nossa equipe especializada. Nos últimos anos, nossos resultados financeiros e operacionais têm atingido os melhores números, demonstrando que estamos no caminho certo”, destaca Maia. Ao todo, são mais de 8 mil toneladas de proteína bovina comercializadas por mês e quase 10 mil entregas de produtos acabados realizadas. Nos últimos cinco anos, a empresa teve crescimento de 120%.

Atualmente, a Plena Alimentos, que integra o Grupo CDM, mantém três unidades industriais de abate de bovinos, duas unidades industriais para beneficiamento de carnes e uma central de armazenagem e distribuição de produtos alimentícios nos estados de Minas Gerais, Tocantins e Goiás. Além das plantas frigoríficas, o Grupo possui a maior e uma das mais modernas operações de confinamento de gado da América Latina, a Agropecuária Grande Lago, que tem unidades em Jussara (GO) e Igaratinga (MG) com capacidade de abater 180 mil bois por ano. Todos os animais confinados são rastreados e aptos à exportação.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes
Tráfego orgânico Mercado Comum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas Abra agora
SábadoAberto 24 horas
Anúncio