O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero, recebe o troféu de capital referência das mãos de Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil. Crédito Andressa Anholete:Band

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero, recebe o troféu de capital referência das mãos de Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil. Crédito: Andressa Anholete/Band

O Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 anunciou no dia11 de dezembro os 23 vencedores da etapa nacional. O evento, realizado no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF), foi apresentado pelos jornalistas Eduardo Oinegue e Lana Canepa, com transmissão simultânea no canal Band Jornalismo no YouTube. A noite foi embalada pelo tenor Thiago Arancam, que abriu a cerimônia cantando o hino nacional, e teve os cinco troféus principais confeccionados pelo artista plástico de renome internacional Yutaka Toyota.

O encontro contou com a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República; Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal; João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação; Raimundo Godoy, presidente-executivo do Instituto Aquila; além de autoridades federais, prefeitos, secretários e assessores das cidades classificadas. “Há 15 anos, desenvolvemos esse projeto junto ao Instituto Aquila com a intenção de estimular a gestão pública. O material vai ser utilizado durante os debates que serão realizados nas eleições municipais de 2024, possibilitando que nosso Jornalismo aborde os pilares da premiação em questões mais técnicas e menos teóricas”, afirmou João Saad em seu discurso.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final. 

Raimundo Godoy também fez questão de reforçar a importância do evento, que está em sua terceira edição. “Existe uma competição saudável e silenciosa entre os municípios e quem ganha com isso são os cidadãos, que percebem a melhoria estrutural dos serviços. Conseguimos mapear 100% das cidades brasileiras de forma autônoma. O Prêmio Band Cidades Excelentes é o despertar de um novo tempo, já que a plataforma foi desenvolvida não para criticar, mas para construir uma visão de futuro extremamente importante para as próximas gerações”, destacou. 

A premiação contempla seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Na etapa nacional, os municípios são divididos em cinco categorias de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; e acima de 500 mil habitantes e capitais.

Os vencedores da terceira edição foram: 

Prêmio Principal – IGMA Geral – Cidade Excelente

  • Capital: Curitiba (PR)
  • Menor que 30 mil habitantes: Luzerna (SC)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Timbó (SC)
  • Entre 100 mil e 500 mil habitantes: Botucatu (SP)
  • Acima de 500 mil habitantes: Uberlândia (MG)

Governança, Eficiência Fiscal e Transparência

  • Menor que 30 mil habitantes: Paraíso do Norte (PR)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Concórdia (SC)

.       Acima de 100 mil habitantes: Botucatu (SP)

Educação

  • Menor que 30 mil habitantes: Pires Ferreira (CE)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Eusébio (CE)
  • Acima de 100 mil habitantes: Sobral (CE)

Saúde e Bem-Estar

  • Menor que 30 mil habitantes: Peritiba (SC)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Ivaiporã (PR)

.       Acima de 100 mil habitantes: Sobral (CE) 

Infraestrutura e Mobilidade Urbana

  • Menor que 30 mil habitantes: Holambra (SP)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Louveira (SP)

.       Acima de 100 mil habitantes: Botucatu (SP)

Sustentabilidade 

  • Menor que 30 mil habitantes: São Manoel do Paraná (PR)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Santa Cruz do Capibaribe (PE)

.       Acima de 100 mil habitantes: Pinhais (PR)

Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

  • Menor que 30 mil habitantes: Treviso (SC)
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Pomerode (SC)

.       Acima de 100 mil habitantes: Jaraguá do Sul (SC) 

Os 1.327 projetos recebidos neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. O prêmio conta com auditoria externa da empresa BDO Brazil.

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio