O que aconteceria com a chegada de uma nova bolsa de valores no Brasil?

Nos últimos dias, um assunto que ganhou muita evidência é a possibilidade de a B3 ganhar uma concorrente no Brasil com a notícia de que a Mubadala Capital está organizando a abertura de uma nova bolsa por aqui prevista para o segundo semestre de 2025. Espera-se que a sede seja no Rio de Janeiro e que a bolsa permita operações nos mais diversos mercados como ações, derivativos e câmbio. O grupo planeja ainda usar a Americas Trading Group para concorrer com a B3.

 

Para Femisapien, pseudônimo da economista e sócia da Quantzed, empresa de tecnologia e educação financeira para investidores, um novo mercado daria mais oportunidade para se investir em ativos que não estão na B3, o que pode gerar mais interesse de investidores estrangeiros no Brasil. Por outro lado, segundo ela, pode se formar uma nova onda de IPOs de empresas que não estejam suficientemente maduras, como ocorreu há alguns anos atrás.

 

“A concorrência teoricamente levaria a B3 a prestar melhores serviços e praticar melhores preços, além da supracitada oportunidade para startups, que são em sua maioria, empresas de tecnologia, poderem listar ações no mercado. A concorrência sempre é boa, pois motiva a B3 a prestar melhores serviços, explica.

 

Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, acredita que o monopólio da única Bolsa de Valores brasileira, a B3, apresenta-se como um obstáculo para o crescimento do mercado. “Eu acho que a entrada de uma nova bolsa já é esperada há muitos anos. Acredito que o monopólio da B3 sempre, na minha opinião, atrapalhou o crescimento do nosso mercado, porque, quando a gente tem monopólio, não existe competição“, avalia.

 

Ainda de acordo com Cohen, a introdução de uma segunda Bolsa de Valores no País pode potencialmente aumentar a visibilidade e a credibilidade do mercado.  “Como consequência para o país, eu acredito que pode trazer mais visibilidade, mais credibilidade com duas bolsas. Com o país crescendo, podemos ter novos IPOs, dependendo de como vai ser, pode ter uma febre de IPOs, se o governo ajudar. Eu acho que é uma notícia muito positiva e que dependendo dos serviços que a nova bolsa oferecer, vai ser ótimo”, comenta.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio