---
title: "O fim da escala 6&#215;1 não resolve tudo"
url: https://mercadocomum.com/o-fim-da-escala-6x1-nao-resolve-tudo/
author: Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
date: 2026-05-26T11:32:51-03:00
categories: [Opinião]
tags: [O fim da escala 6x1 não resolve tudo, Paulo Brenha]
---

# O fim da escala 6&#215;1 não resolve tudo

**Paulo Brenha***

 O debate sobre a organização das jornadas de trabalho no varejo, incluindo a escala 6×1, avança no Brasil e reflete uma preocupação legítima com bem-estar, produtividade e sustentabilidade das relações de trabalho.

 Nesse contexto, mais do que defender ou rejeitar formatos específicos, torna-se essencial analisar como essas mudanças se conectam a temas estruturais do varejo, como cultura organizacional, liderança, engajamento e execução.

 Mesmo se aprovada, precisamos ter clareza que a mudança na jornada, por si só, não resolve os principais desafios de gestão de pessoas no varejo e pode até criar uma falsa sensação de solução.

 O erro está em tratar o problema como uma equação de horas, quando, na verdade, ele é uma questão de sentido. O varejo que prospera no longo prazo não é aquele que apenas ajusta escalas ou processos, mas o que entende que resultado sustentável nasce de propósito, cultura e liderança. Sem isso, essa mudança se tornará paliativa.

 Um dos maiores riscos do setor é manter pessoas operando como “meras engrenagens” de um sistema. Independentemente da escala adotada, o desengajamento persiste quando o colaborador não encontra significado no que faz. Um dia a mais de folga não compensa a sensação de invisibilidade, de falta de reconhecimento ou de ausência de pertencimento.

 As pessoas não se conectam com planilhas ou discursos genéricos; elas se conectam com causas, com ambientes onde sentem que importam. Sem esse vínculo emocional, o cansaço muda de forma, mas não desaparece.

 É por isso que a liderança ocupa um papel central nesse debate. O varejo ainda carrega o estigma de ser um ambiente exaustivo e, muitas vezes, hostil. Porém, a raiz desse problema não está apenas na carga horária, mas na forma como se lidera.

 O fim da escala 6×1 não corrige uma liderança tóxica, baseada exclusivamente em cobrança e números frios. O novo varejo exige líderes capazes de inspirar, escutar e desenvolver pessoas. Líderes que atuem como embaixadores do propósito da empresa, transformando metas em desafios compartilhados e não em ameaças constantes.

 Essa discussão nos leva, inevitavelmente, à cultura organizacional. [**Cultura**](https://mercadocomum.com/cultura_/) não é o que está escrito na parede, nem o que aparece em campanhas internas. É o que se vive todos os dias. Uma empresa pode adotar o fim da escala 6×1 e ainda assim continuar perdendo talentos se mantiver uma comunicação truncada, decisões incoerentes e uma estrutura que não respeita as pessoas.

 A retenção acontece quando há transparência, diversidade, ética e alinhamento entre os valores do colaborador e os da organização. O varejo é, acima de tudo, sobre pessoas: quem compra e quem faz a experiência acontecer. Ignorar isso é tratar o setor apenas como uma máquina transacional, e não como um ecossistema vivo.

 O debate sobre a escala 6×1 é insuficiente se vier desacompanhado de uma mudança mais profunda. O varejo precisa de alma. Precisa entender que resultado financeiro não é inimigo da humanidade, ao contrário, ele é consequência dela.

 No fim, não é apenas sobre trabalhar menos ou mais. É sobre trabalhar com sentido. É isso que sustenta negócios, preserva pessoas e constrói um varejo verdadeiramente relevante.

 *Executivo, Top Voice no LinkedIn e autor de “Varejo com propósito e resultado”.

 *“****Os artigos publicados nesta edição são de responsabilidade exclusiva dos autores e não expressam, necessariamente, a opinião dos editores da publicação.***

 

 

- [Newsletter MercadoComum - Economia, Mundo Empresarial, Opinião e outros....](https://www.mercadocomum.com)

### Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

  
 

### Newsletter MercadoComum - Economia, Mundo Empresarial, Opinião e outros....

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro [**Belo Horizonte**](https://mercadocomum.com/belo_horizonte_/), Minas Gerais 30330-040 BrasilTelefone: [(0xx31) 3281-6474](tel:03132816474)  
Fax: (0xx31) 3223-1559  
Email: [newsletter@mercadocomum.com](mailto:newsletter@mercadocomum.com)  
URL: [https://www.mercadocomum.com](https://www.mercadocomum.com)  
***SEO Marcos Muniz - Especialistas em tráfego orgânico Google AI*** https://www.searchengineoptimization.com.br/

   
 

| Domingo | Aberto 24 horas |
| --- | --- |
| Segunda | Aberto 24 horas |
| Terça | Aberto 24 horas |
| Quarta | Aberto 24 horas |
| Quinta | Aberto 24 horas |
| Sexta | Aberto 24 horas |
| Sábado | Aberto 24 horas **Abra agora** |