Ícone do site MercadoComum: Jornal on-line BH – Cultura – Economia – Política e Variedades

Novas edições ressignificam legado literário de Graciliano Ramos

Novas edições ressignificam legado literário de Graciliano Ramos

Novas edições ressignificam legado literário de Graciliano Ramos

Obras do alagoano entram em domínio público e selo Via Leitura anuncia publicação de Angústia e Vidas Secas

Após 70 anos do falecimento de Graciliano Ramos, as obras do renomado autor caem em domínio público em 2024. Para prestigiar as principais criações literárias do escritor, o selo Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro, lança novas edições de Angústia e Vidas Secas.

Com projetos gráficos modernos, ambas as edições apresentam capas elaboradas pelo artista plástico Andrés Sandoval e introduções assinadas pela premiada escritora Micheliny Verunschk.

Angústia, livro escrito pelo alagoano no período entre a demissão da Instrução Pública de Alagoas e a injusta prisão em 1936 – mesmo ano de publicação da obra – por vezes é comparado a Crime e Castigo, de Dostoiévski. Nesta história, Graciliano mergulha no universo atormentado de Luís da Silva, um funcionário público à beira da insanidade, e explora a profunda angústia humana, a culpa e o isolamento social.

“A narrativa se dá nos planos da memória, da fantasia e do presente próximo, tido por real, com base em um discurso interno em que livres associações, estados paranoicos e o ambiente crescentemente claustrofóbico da mente do narrador”, comenta Verunschk sobre Angústia.

Vidas Secas, originalmente publicado em 1938, foi o quarto e último romance do autor, reconhecido por alguns como o mais significativo trabalho dele. Esta obra regionalista transporta o leitor para o sertão nordestino e oferece uma visão da dura realidade enfrentada por uma família de migrantes. Fabiano, Sinhá Vitória e os filhos vivem uma jornada permeada por injustiças sociais e desumanização diante das adversidades.

“Não é por acaso que, com Vidas Secas, Graciliano Ramos fez nascer não só um novo modo de escrita do romance como também um dos grandes personagens da literatura: a cachorra Baleia. Dotada de sentimentos revolucionários, um coração pequenino e alma enorme, Baleia ensina que o caminho de um céu cheio de preás passa por uma literatura de alta voltagem, ousada em seus propósitos de expandir fronteiras”, reflete a prefaciadora.

Estas obras clássicas de Graciliano Ramos permitem, também a partir das novas edições, que a geração contemporânea de leitores possa dar um novo significado às publicações atemporais do autor.

Angústia
Angústia

Ficha Técnica:


Título: Angústia


Autor: Graciliano Ramos 


Número de páginas: 240


ISBN: 978-6587034409


Dimensões: 14 cm x 21 cm


Preço: R$ 47,90


Onde encontrar: Amazon

Vidas Secas

Ficha Técnica:


Título: Vidas Secas


Autor: Graciliano Ramos 


Número de páginas: 112


ISBN: 978-6587034423


Dimensões: 14 cm x 21 cm


Preço: R$ 29,90


Onde encontrar: Amazon

Graciliano Ramos

Autor: Graciliano Ramos (1892-1953) tornou-se um dos mais renomados escritores brasileiros do século XX. Nascido em Alagoas, destacou-se por sua prosa seca e realista. Além de escritor, Graciliano foi prefeito de Palmeira dos Índios e teve uma trajetória política marcada pelo engajamento social. Sua contribuição à literatura brasileira continua a influenciar gerações de novos escritores e a formar mais e mais leitores.

O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

Mercado Comum Jornal on-line BH Cultura Economia Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio
Sair da versão mobile