Novas edições ressignificam legado literário de Graciliano Ramos

Obras do alagoano entram em domínio público e selo Via Leitura anuncia publicação de Angústia e Vidas Secas

Após 70 anos do falecimento de Graciliano Ramos, as obras do renomado autor caem em domínio público em 2024. Para prestigiar as principais criações literárias do escritor, o selo Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro, lança novas edições de Angústia e Vidas Secas.

Com projetos gráficos modernos, ambas as edições apresentam capas elaboradas pelo artista plástico Andrés Sandoval e introduções assinadas pela premiada escritora Micheliny Verunschk.

Angústia, livro escrito pelo alagoano no período entre a demissão da Instrução Pública de Alagoas e a injusta prisão em 1936 – mesmo ano de publicação da obra – por vezes é comparado a Crime e Castigo, de Dostoiévski. Nesta história, Graciliano mergulha no universo atormentado de Luís da Silva, um funcionário público à beira da insanidade, e explora a profunda angústia humana, a culpa e o isolamento social.

“A narrativa se dá nos planos da memória, da fantasia e do presente próximo, tido por real, com base em um discurso interno em que livres associações, estados paranoicos e o ambiente crescentemente claustrofóbico da mente do narrador”, comenta Verunschk sobre Angústia.

Vidas Secas, originalmente publicado em 1938, foi o quarto e último romance do autor, reconhecido por alguns como o mais significativo trabalho dele. Esta obra regionalista transporta o leitor para o sertão nordestino e oferece uma visão da dura realidade enfrentada por uma família de migrantes. Fabiano, Sinhá Vitória e os filhos vivem uma jornada permeada por injustiças sociais e desumanização diante das adversidades.

“Não é por acaso que, com Vidas Secas, Graciliano Ramos fez nascer não só um novo modo de escrita do romance como também um dos grandes personagens da literatura: a cachorra Baleia. Dotada de sentimentos revolucionários, um coração pequenino e alma enorme, Baleia ensina que o caminho de um céu cheio de preás passa por uma literatura de alta voltagem, ousada em seus propósitos de expandir fronteiras”, reflete a prefaciadora.

Estas obras clássicas de Graciliano Ramos permitem, também a partir das novas edições, que a geração contemporânea de leitores possa dar um novo significado às publicações atemporais do autor.

Angústia
Angústia

Ficha Técnica:


Título: Angústia


Autor: Graciliano Ramos 


Número de páginas: 240


ISBN: 978-6587034409


Dimensões: 14 cm x 21 cm


Preço: R$ 47,90


Onde encontrar: Amazon

Vidas Secas
Vidas Secas

Ficha Técnica:


Título: Vidas Secas


Autor: Graciliano Ramos 


Número de páginas: 112


ISBN: 978-6587034423


Dimensões: 14 cm x 21 cm


Preço: R$ 29,90


Onde encontrar: Amazon

Graciliano Ramos
Graciliano Ramos

Autor: Graciliano Ramos (1892-1953) tornou-se um dos mais renomados escritores brasileiros do século XX. Nascido em Alagoas, destacou-se por sua prosa seca e realista. Além de escritor, Graciliano foi prefeito de Palmeira dos Índios e teve uma trajetória política marcada pelo engajamento social. Sua contribuição à literatura brasileira continua a influenciar gerações de novos escritores e a formar mais e mais leitores.

O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio