Ícone do site Mercado Comum: Jornal on-line BH – Cultura – Economia – Política e Variedades

Na COP-28, Sistema Faemg Senar apresenta caso de sucesso em agropecuária sustentável

Na COP-28, Sistema Faemg Senar apresenta caso de sucesso em agropecuária sustentável

Na COP-28, Sistema Faemg Senar apresenta caso de sucesso em agropecuária sustentável

Resultados do Projeto FIP Paisagens Rurais foram destaque durante workshop Minas Day

Como parte da estratégia de disseminar ao mundo o que a agropecuária mineira e brasileira tem feito em benefício do meio ambiente e como a atividade produtiva pode ser parte da solução para as questões climáticas mundiais, o Sistema Faemg Senar apresentou, no maior evento mundial sobre clima, a COP-28, em Dubai, nos Emirados Árabes, os principais resultados do Projeto FIP Paisagens Rurais. Durante o workshop Minas Day, o Governo de Minas e o setor produtivo lançaram o portfólio “Casos de Sucesso”, que reúne 57 exemplos mineiros de enfrentamento à crise do clima, e a calculadora MRV Climático, que gerencia resultados e impactos das ações implementadas. 

O FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP) e atua em sete estados no Brasil no Bioma Cerrado. Cerca de 50% dele está sendo executado em Minas Gerais, em 15 municípios da Bacia do Rio Tijuco, no Triângulo Mineiro. O objetivo é fortalecer a adoção de práticas de conservação e recuperação ambientais, bem como atividades agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono. Já foram atendidos pelo projeto mais de 2.700 produtores rurais no estado. Mais de 27 mil hectares de áreas degradadas foram recuperados com agricultura de baixa emissão de carbono e mais de 7 mil hectares receberam ações de conservação e restauração ambiental. 

Segundo o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, é necessário discutir cada vez mais sobre o papel e a importância dos produtores rurais, mostrando que a agricultura e a pecuária não são os vilões do meio ambiente. “Viemos à COP mostrar o que Minas tem feito na agricultura para contribuir com a melhoria ambiental do mundo. Sabemos que a agricultura e a pecuária vão estar presentes em todas as discussões climáticas, mas não somos os culpados. A agricultura e a pecuária representam solução para grande parte dos problemas que estão sendo discutidos. Vamos continuar atuando juntos com o Governo e a indústria para que a gente continue avançando e produzindo com sustentabilidade, dando garantia de segurança alimentar para os mineiros e brasileiros”, destacou.

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, acrescentou que, sem a agricultura e sem a indústria, não é possível cumprir as metas de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). “Fico muito feliz de ver que, em Minas, tanto agricultura quanto indústria têm consciência da importância que é estar aqui neste evento, pois se a gente fica de fora das discussões, apenas ouvindo sem oportunidade de falar, poderemos ser surpreendidos por regras que não fazem sentido e não vão nos levar na direção que queremos”, disse. Ele reforçou o diálogo mantido com as federações da Indústria e da Agricultura para a elaboração de planos que se convertem em ações concretas, que saem do papel.

FIP Paisagens

Em Minas Gerais, a assistência do FIP Paisagens é executada pelo Sistema Faemg Senar, com apoio de entidades parceiras. Durante dois anos, os produtores recebem assistência técnica e gerencial e orientações para a recuperação de pastagens degradadas, Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, por meio da visita mensal de um técnico de campo. 

“Depois do projeto FIP Paisagens, consegui melhorar o uso das minhas áreas, aumentei minha produtividade e melhorei minha renda. O projeto realizou o treinamento de nascentes na minha propriedade. Aquela nascente que praticamente não minava água, depois da recuperação, tem chegado a 20 mil litros de água por dia”, concluiu o produtor rural de bovinocultura de leite Wagner Marzinoto dos Santos, de Itapagipe.

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio
Sair da versão mobile