---
title: &quot;Lucro da Localiza chega a R? 2 bilhões em 2021&quot;
url: https://mercadocomum.com/lucro-da-localiza-chega-a-r%ef%bc%84-2-bilhoes-em-2021/
author: Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
date: 2022-02-26T19:00:28-03:00
categories: [Destaques da Edição, Destaques do Mundo Empresarial]
tags: [Lucro da Localiza chega a R? 2 bilhões em 2021, seo muniz, seo_muniz]
---

# Lucro da Localiza chega a R? 2 bilhões em 2021

[![Lucro da Localiza chega a R? 2 bilhões em 2021](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2022/02/Lucro-da-Localiza-chega-a-R?-2-bilho?es-em-2021-300x200.png)](https://www.mercadocomum.com/)Lucro da [**Localiza**](https://mercadocomum.com/localiza/) chega a R? 2 bilhões em 2021 ***Excelência operacional e alocação de capital eficiente alavancam resultados do ano, com destaque também para receitas de aluguel de carros e gestão de frotas***** **

 

 A [**Localiza**](https://mercadocomum.com/localiza/) reportou, no dia 22 de fevereiro último, resultados recordes referentes a 2021, após o fechamento do mercado. Com lucro líquido de R? 2.043,7 milhões, 95% maior que em 2020, a Companhia viu também a receita da divisão de aluguel de carros crescer 39,8% em relação ao ano anterior, totalizando R? 4.395,4 milhões. Já a taxa de utilização chegou a 79,8%, uma evolução de 5,3 p.p em comparação ao mesmo período de 2020, chegando a números superiores aos de 2019.

 

 “Mesmo em um ano desafiador, continuamos operando nosso negócio com resiliência, disciplina e foco na gestão de custos, gerando valor para nossos públicos de relacionamento”, afirma Rodrigo Tavares, CFO da [**Localiza**](https://mercadocomum.com/localiza/).

 

 A Companhia fechou 2021 com 289.796 carros, 18,5 mil veículos a mais que em 2020, um crescimento de 4,2%. Destaque para a expansão de 19,2% da frota da [**Localiza**](https://mercadocomum.com/localiza/) Gestão de Frotas, impulsionada principalmente pelo [**Localiza**](https://mercadocomum.com/localiza/) Meoo, solução de carro por assinatura da empresa. Esta divisão apresentou crescimento de 13% em sua receita líquida, comparada a 2020, e aumento de 7,2% no número de diárias, em relação ao ano anterior.

 

 A receita líquida consolidada cresceu 5,8% em relação a 2020, chegando a R? 10.901,3 milhões, consequência dos resultados dos negócios de aluguel de carros e gestão de frotas, que cresceram juntos 33,2%. O Ebitda consolidado avançou 49,8% em relação ao ano anterior e o EBIT 78,9% no mesmo período.

 “Em 2021, ampliamos o investimento em tecnologia e alocamos com eficiência nosso capital para capturarmos as oportunidades do mercado de mobilidade, com geração de valor. O negócio trabalha cada vez mais próximo ao [**Localiza**](https://mercadocomum.com/localiza/) Labs, laboratório de ciências de dados e inovação da Companhia, e tem conquistado resultados extraordinários. Continuamos nossos esforços para qualificar a jornada de nossos clientes e contamos com NPS (Net Promote Score) referência no setor”, comenta Bruno Lasansky, CEO da [**Localiza**](https://mercadocomum.com/localiza/).

 

 **Crescimento também no quarto trimestre**

 No quarto trimestre de 2021, a [**Localiza**](https://mercadocomum.com/localiza/) aumentou em 10% o lucro líquido em comparação com o mesmo período de 2020, totalizando R? 442,1 milhões. Impactada pelo menor ritmo de desmobilização de frota, a receita líquida consolidada retraiu em 8,3% em relação ao 4T20. As receitas dos negócios, contudo, apresentaram aumento de 30,5% na divisão de Aluguel de Carros, e 17,2% na divisão de Gestão de Frotas. Foram, ainda, comprados no trimestre 34.060 carros. A [**Localiza**](https://mercadocomum.com/localiza/) encerra o ano com 620 agências, distribuídas em cinco países da América do Sul.

 

 **Mobilidade sustentável**

 A agenda ESG foi acelerada em 2021 em três frentes prioritárias: mobilidade sustentável; educação e empreendedorismo para a transformação social; e cultura e governança de classe mundial. O projeto de geração de energia solar continua evoluindo. No 4T21, foram gerados mais de 950.000 kWh de energia limpa, um aumento de 50% em relação ao período anterior. A Companhia continua neutralizando suas emissões de C02 de escopos 1 e 2 e, pelo primeiro ano, divulgou as de escopo 3, com inventário de gases de efeito estufa completo e auditado, que recebeu o selo ouro do GHG Protocol.

 

 Ano passado foi inaugurado, ainda, o Instituto [**Localiza**](https://mercadocomum.com/localiza/) para impulsionar a transformação social por meio do apoio a projetos que facilitem o acesso de jovens ao ensino e fomentem o empreendedorismo em comunidades. Com um edital público de R? 2,5 milhões, a instituição está beneficiando 24 organizações de todo Brasil, atingindo diretamente mais de 8 mil pessoas. O Programa de Diversidade e Inclusão engaja cada vez mais colaboradores na construção de uma Companhia mais plural e conquistou, no final de 2021, o Prêmio Nacional da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) na categoria Diversidade.