---
title: "Locadoras superam a marca de 1 milhão de automóveis em Minas"
url: https://mercadocomum.com/locadoras-superam-a-marca-de-1-milhao-de-automoveis-em-minas/
author: Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
date: 2026-05-26T11:27:14-03:00
categories: [Destaques do Mundo Empresarial]
tags: [Locadoras superam a marca de 1 milhão de automóveis em Minas]
---

# Locadoras superam a marca de 1 milhão de automóveis em Minas

***Pesquisa da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) mostra avanço no total de carros pertencentes a locadoras em todo o estado***

 No último ano, a frota das locadoras mineiras cresceu 4,2%, saindo de 983.817 para 1.025.314 automóveis registrados em nome de empresas que atuam com locação de veículos no estado. A quebra da “barreira do milhão” consta no novo Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2026, lançado hoje, 13 de maio, em [**Belo Horizonte**](https://mercadocomum.com/belo_horizonte_/), durante o 12° Workshop Business do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais.

 As estatísticas do setor têm o aval do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e mostram que, no Brasil, a maior parte dos automóveis das locadoras é formada por carros pequenos, que são 35,9% do total. “Em Minas isso também acontece”, diz a diretora executiva da ABLA, Francine Evelyn, que esteve em [**Belo Horizonte**](https://mercadocomum.com/belo_horizonte_/) para apresentar os números. “Aqui, os hatches lideram com 38,6% do total, seguidos pelas SUVs com 19%”.

 Ainda conforme a pesquisa da ABLA, 62% da frota das locadoras mineiras está direcionada para atender empresas e órgãos públicos, com o turismo e a locação para motoristas de aplicativos respondendo por 38% dos aluguéis no estado.

 No estado, 36,3% dos 1.025.314 automóveis das locadoras têm a marca [**Fiat**](https://mercadocomum.com/fiat/), seguida pela Chevrolet (16,8%) e pela Volkswagen (16,6). Além disso, a pesquisa identificou que há 4.251 empresas atuando com locação de veículos em Minas Gerais, sendo 3.202 locadoras de automóveis e mais 1.049 alugando outros meios de transporte (como caminhões, ônibus ou motos).

 Nacionalmente, a [**Fiat**](https://mercadocomum.com/fiat/) é a líder de participação na frota do setor de locação, com 26,6% do total de 1.717.848 carros de locadoras no Brasil.

 **Compras de carros 0 km**

 No Brasil, a ABLA apurou que as empresas de aluguel de carros compraram, ao longo do último ano, 628.970 automóveis. “Em Minas, as locadoras compraram 401.162 unidades durante todo o ano de 2025”, acrescenta Francine Evelyn.

 No último ano, a [**Fiat**](https://mercadocomum.com/fiat/) ficou com o primeiro lugar entre as montadoras que mais venderam carros para locadoras mineiras, com 38,5% do total. A Volkswagen apareceu em seguida, com 16,3%, e a Chevrolet com 15,3%.

 

 

- [Newsletter MercadoComum - Economia, Mundo Empresarial, Opinião e outros....](https://www.mercadocomum.com)

### Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

  
 

### Newsletter MercadoComum - Economia, Mundo Empresarial, Opinião e outros....

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro [**Belo Horizonte**](https://mercadocomum.com/belo_horizonte_/), Minas Gerais 30330-040 BrasilTelefone: [(0xx31) 3281-6474](tel:03132816474)  
Fax: (0xx31) 3223-1559  
Email: [newsletter@mercadocomum.com](mailto:newsletter@mercadocomum.com)  
URL: [https://www.mercadocomum.com](https://www.mercadocomum.com)  
***SEO Marcos Muniz - Especialistas em tráfego orgânico Google AI*** https://www.searchengineoptimization.com.br/

   
 

| Domingo | Aberto 24 horas |
| --- | --- |
| Segunda | Aberto 24 horas |
| Terça | Aberto 24 horas |
| Quarta | Aberto 24 horas |
| Quinta | Aberto 24 horas |
| Sexta | Aberto 24 horas |
| Sábado | Aberto 24 horas **Abra agora** |