Livro em homenagem a Alysson Paolinelli

O prof. Paulo R. Haddad acaba de lançar um livro em homenagem ao Professor e Ministro Alysson Paolinelli intitulado AMAZÔNIA CRISE SOCIAL E CRISE AMBIENTAL (Editora Caravana- Belo Horizonte).

Propõe que se vá para além das diretrizes e recomendações gerais para resgatar o processo de desenvolvimento sustentável da Região (= crescimento econômico acelerado e globalmente competitivo + justiça social na distribuição dos frutos do crescimento + conservação, preservação e recuperação dos ecossistemas regionais) detalhando, passo a passo, a implementação de três Programas Estratégicos:

Amazônia Legal no Terceiro Ciclo de Expansão da Economia Brasileira.

Promoção e Desenvolvimento de Aglomerações Produtivas de Micro e Pequenas Empresas na Amazônia Legal (Modelo da Terceira Itália).

A Organização de um Sistema de Promoção Industrial da Bioeconomia na Amazônia Legal.

Destaca um modelo de desenvolvimento a partir das inovações schumpeterianas que caracterizam o Terceiro Salto de Inovações Científicas e Tecnológicas da Agropecuária Brasileira; o objetivo é produzir alimentos para a Humanidade (mercados e programas de segurança alimentar) sem desmatar e com elevação da produtividade total dos fatores de produção. Baseia nas ideias e propostas de Alysson Paolinelli quando presidente no Instituto Fórum do Futuro.

Analisa os impactos econômicos, sociais e ambientais dos Programas Estratégicos para atenuar os desequilíbrios regionais de desenvolvimento no Brasil e para gerar os recursos no médio prazo que equilibrem os usos e fontes dos próprios financiamentos realizados em sua implementação.

O livro é dividido em duas Partes. Na Introdução, são apresentados indicadores que mostram uma crise social como uma realidade dramática para os 38 milhões de brasileiros residentes na Amazônia Legal, tão grave quanto a crise ambiental, a qual tem ganhado maior espaço nos meios de comunicação nacionais e internacionais.

Na Parte I, estuda-se a origem dos pensamentos econômicos (clássico e neoclássico) que deram origem às ideologias ambientalistas e como elas definem o valor econômico da Amazônia. Procura-se esclarecer como se formam os modelos mentais presentes nos processos de decisão de diferentes protagonistas individuais ou institucionais sobre a relação com o sistema natural da Região. “Modelos mentais consistem de paradigmas de conhecimento, que formam uma espécie de biblioteca que informa a perspectiva do indivíduo e estruturas de referência que incluem crenças, inferências e objetivos”.

Na Parte II, é analisada a participação da economia da Amazônia Legal em um 3º ciclo de expansão da economia brasileira, que está imersa na “armadilha da renda média”, a qual sugere que a transição de um país de renda média para uma economia avançada não é um processo simples de se realizar historicamente. No caso brasileiro, essa transição poderá ocorrer se estruturarmos um novo ciclo de expansão: um período longo de crescimento econômico acelerado, precedido de reformas político-institucionais, estruturado a partir de um plano decenal de desenvolvimento, com a eliminação dos pontos de estrangulamento.

Escreveu esse livro, não apenas a partir de sua experiência de mais de trinta anos na vida acadêmica, mas também a partir da experiência de quarenta anos de atividades diversificadas de consultorias na Amazônia e no Centro-Oeste. Valorizou, na redação do livro, um número imenso de conversações locais e regionais com os principais protagonistas e empreendedores que fazem o desenvolvimento sustentável acontecer na Região. Pois, como diz Guimarães Rosa: “Uma coisa é pôr idéias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias… De sorte que carece de se escolher”.

* O livro se encontra disponível em e-book na AMAZON e impresso na Editora Caravana (55 – 31- 97306-6624)

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio