Ícone do site Mercado Comum: Jornal on-line BH – Cultura – Economia – Política e Variedades

JK: o grande objetivo do homem sobre a Terra é alcançar a felicidade

A natureza da tarefa a que me convocastes, e a circunstância de falar a professor e alunos da Faculdade de Ciências Médicas, impõem delimitar, através das numerosas sugestões de assuntos e ideias que o espetacular desenvolvimento de ciência atual desperta em nosso espírito, um pensamento central nas considerações que desejo levar a tão seleto auditório. Que este pensamento central objetive, então, as tendências da medicina em nossos dias, especialmente do ponto de vista de sua evolução e dos aspectos sociais que ela envolve.

Naturalmente, este tema se terá fixado em nossa escolha, menos por ser governador do Estado, a cuja tarefa cotidiana se associam os mais variados assuntos de ordem social, como principalmente por ser médico e, assim, sempre sensível às inspirações da nobre carreira que abracei e que me honro de ter exercido durante gratos anos de minha vida.

Estou certo de que poucos problemas, dos muitos que se apresentam aos governantes e às elites dirigentes, assumirão hoje, neste cenário de inquietação em que vivem os povos, maior importância do que a assistência social, principalmente em seu aspecto médico, que os responsáveis pela coisa pública têm por preliminar obrigação prestar à coletividade, seja assistindo aos portadores de doenças, seja, também, – o que se afigura, aliás, mais importante, – propugnando por medidas de defesa médico-social, de profilaxia e de higiene, a fim de que os que são ou se supõem sadios possam contar com alguma coisa mais do que a simples e ilimitada resignação com que a maioria das populações enfrenta os problemas da luta pela vida.

Dificilmente poderíamos imaginar um mundo menos inquieto e menos sofredor do que o de hoje, sem cuidar da superação dos fatores destrutivos que atuam sobre uma sociedade que é, dia a dia, mais vulnerável do ponto de vista físico e psicológico, tal a sua constante desvitalização por influências de ordem econômica, e, principalmente, de ordem emocional.

Esse conjunto de forças que nos solicitam, disputam, empolgam, atritam e dilaceram, tem agravado sensivelmente o desajuste entre o homem e o seu ideal de vida.

Num mundo mais simples, sem a complexidade, a corrida, a agressividade e a sofreguidão de nossos dias, a alma vigorosa de São Paulo não pôde fugir a um doloroso desabafo.

Não queremos – escreveu o Apóstolo aos Coríntios – não queremos que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, porque fomos maltratados, desmedidamente, além de nossas forças, a ponto de sentirmos o tédio da vida.

Que diremos do homem de nossos dias, considerando que, além do quinhão de provações inerentes ao ser humano, tem de se ajustar a um ritmo de vida que evidentemente supera as forças de seu organismo?

Segregados nos gabinetes de trabalho, nas fábricas e nos múltiplos setores de atividade, os homens, hoje, recebem sobre o psiquismo impactos constantes que lhes alteram radicalmente a interpretação dos fatos da vida.

Tornam-se vulneráveis a uma série de perturbações nervosas que decorrem da pressão do meio social e que se rotulam no complexo das enfermidades que por influência de temas emocionais desgastam uma sociedade atormentada por aspirações sempre crescentes e insatisfeitas. As guerras que assolaram o século atual, com o cortejo das inquietações que o medo, a intranquilidade e as reivindicações geram, abriram ao estudo deste capítulo psíquico-social uma perspectiva sem limite.

E a humanidade marcha, hoje, oferecendo, às vezes, uma aparência de robustez física, quando na realidade não tem a saúde mental nem o repouso de espírito que tornam os homens felizes.

Há pouco, em visita ao Estado de Minas, procurou-me ilustre figura dos meios financeiros europeus, residente às portas de Paris.

Contava-me ele que tomara contato espiritual com a vida em plena juventude, ao marchar para a guerra de 1914. No intervalo desta com a de 1939 só o preocupava, na direção de grandes empresas, a possibilidade de novo conflito, que de fato não tardou a vir.

Superado este, já outro ainda mais alarmante se apresenta, roubando a todos a confiança necessária à expansão de novos empreendimentos.

O jantar que lhe ofereci no Palácio da Liberdade, seguido de longa palestra, constituiu para mim uma lição de psicologia social, através da qual senti a profunda angústia que espreita a humanidade, com reflexos decisivos sobre o psiquismo do indivíduo.

Relatava ele que durante anos tivera as suas fábricas, escritórios e residências ocupados pelo invasor, ouvindo no silenciar da noite o passo cadenciado dos rondantes imperturbáveis que os vigiavam ininterruptamente. Quartos, objetos e papéis eram vistoriados repetidamente, numa sequência enervante de humilhações, que se estendia por semanas, meses e anos a fio, provocando um desgaste emocional, que, também, incidindo sobre milhares de outros seres, havia de produzir uma sociedade psicologicamente enferma.

Torna-se indispensável a criação de terapêuticas especial, que contrabalancem os desgastes do corpo e do espírito, e nesse sentido a nossa ciência nos oferece, mormente nos domínios da psicologia médica, perspectivas do mais profundo alcance.

 

Só, com efeito, o estudo amplo e compreensivo das novas tendências da medicina, em seu sentido físiopsicossocial, poderia resolver os problemas do atormentado homem moderno, com os seus temores e suas esperanças, na luta sempre árdua contra a doença do indivíduo e das comunidades.

A localização de processos patológicos foi, durante muito tempo, o principal objetivo no estudo das causas das doenças, porque a descoberta dos mais delicados métodos de observação, especialmente através do microscópio, revelou um mundo novo permitindo uma visão sem precedentes nas mínimas partes do corpo.

O gradual e progressivo desenvolvimento de métodos de pesquisa na anatomia, a partir da Renascença, permitiu um estudo preciso do organismo humano, conduzindo o médico a um conceito etiológico mais topográfico, principalmente depois que Morgagni afirmou, em meados do século XVIII, que a sede de várias doenças era nos órgãos, como coração ou fígado. A inversão do microscópio confirmou mais ainda a localização da doença, porque a célula tornou-se a sua sede, ficando clássico o aforismo de Virshow de que não há doenças de ordem geral, mas sim doenças de órgãos e células, e, por isso, durante um longo período ficou limitada à simples procura de alterações morfológicas dos tecidos.

A evolução social, que se tem verificado no mundo nestes últimos tempos, tornou, porém, inegável a observação de fatores outros além dos de natureza física ou química na estrutura genética de quase todas as doenças. Pode-se dizer que a moderna medicina clínica como que se dividiu em duas partes heterogêneas – uma, científica, porque oferece base experimental, visto que estudo as perturbações que encontram explicação na fisiologia e na patologia geral, e a outra, tida como menos científica, que estuda o vasto conglomerado de doenças de fundo psicológico e social.

A duplicidade desse conceito frequentemente se reflete na conduta profissional do médico, quando ele se escusa com a declaração de que a atividade médica não é somente uma ciência, mas também uma arte. Apenas, o que lhe parece ser uma arte nada mais é do que o profundo e intuitivo conhecimento que alcançou sobre as coisas e os homens, durante longos anos de sua experimentação clínica. E muitos fatores até então negligenciados nas especializações médicas tornaram-se elementos de particular importância na atualidade, porque não se pode admitir mais que haja divórcio entre as técnicas físicas de investigação médica e as de natureza psicológica e social.

Durante o último século, a medicina preventiva assumiu grande desenvolvimento com o estudo das doenças infecciosas. Mais tarde, no período entre as duas guerras mundiais, foi sensível o interesse pelo estudo das doenças e dos distúrbios da nutrição enquanto que hoje uma nova conceituação, mais ampla, vem fundamentar aspectos médico-somático e psicossocial, e isso só foi possível depois da criação de certos processos de investigação médica que fizeram surgir das sombras do inconsciente, com o estudo da dinâmica psicológica, um mundo novo, totalmente desconhecido na filosofia, na sociologia, nas artes plásticas, na moral, na educação, e, enfim, em todas as formas de criação espiritual e do conhecimento científico. A introdução de nova metodologia psicológica e social na investigação médica permite um estudo mais cabal do indivíduo enfermo e da projeção de sua enfermidade no grupo social a que pertence, porque, enquanto a medicina psicossomática focaliza o indivíduo, a medicina social considera a sociedade. Ora, um grupo social, como um indivíduo, deve ser encarado do ponto de vista médico, física e psicologicamente. No seu aspecto físico, o grupo social é uma população com suas necessidades materiais, tais como alimentação, abrigo, vestuário, assistência contra todas os tipos de doenças. Se essas necessidades não forem satisfeitas, sua saúde declina e o grupo se torna doente, caracterizando-se pela elevada incidência de enfermidades e de óbitos, em virtude da desnutrição, das doenças infecciosas, das infestações de toda ordem.

No seu aspecto psicossocial, as populações são grupos de indivíduos que necessitam de assistência para suas necessidades sociais e psicológicas, porque, se elas não forem satisfeitas, sua saúde psicológica, que é também sua saúde social, declina, e o grupo se torna socialmente enfermo.

Se é verdade que a medicina preventiva do século passado se orientava quase exclusivamente para o significado etiológico do meio, em seu aspecto físico, hoje a tendência é para a progressiva compreensão do meio em seu aspecto psicossocial e do fortalecimento psicológico do indivíduo, a fim de que ele disponha higidez de seu psiquismo, para a melhoria de um mundo que se torna cada vez mais desintegrado do ponto de vista social, em virtude do relaxamento dos padrões compatíveis com a existência, manutenção e a sobrevivência da comunidade, principalmente pelas modificações que se processam nas normas clássicas de vida familiar, cultura, econômica, de tanta significação no sistema social.

Por tudo isso, a medicina social pressupõe conhecimentos sociológicos profundos e extensos e instaura uma técnica que afeta em seus processos e em seus objetivos não apenas à classe dos médicos, a que incumbe defini-la, exercê-la e, também, aprimorá-la, mas ao próprio poder público e à coletividade em geral. É requisito fundamental para a normalidade da vida em comum ou na sociedade a adaptação do indivíduo no seu meio. A medicina social não pode deixar de encarar esse requisito básico, e as suas tendências atuais o demonstram de maneira brilhante.

O grande objetivo do homem sobre a Terra é alcançar a felicidade. É esta a firme e radiosa estrela a velar nas sombras que nos envolvem e cuja luz nítida e viva ilumina o fundo de nossos caminhos. Os poetas, os filósofos e os sábios, ao longo da história da humanidade, tiveram-na diante dos olhos, procurando, através de suas obras, ensinar os homens a descobri-la e a conservá-la. Os políticos e os homens de Estado, por sua vez, propondo-se guiar o destino dos povos, a outra coisa não visam no âmago de sua consciência senão a essa busca da felicidade, procurando criar melhores condições de vida e de bem-estar para todos.

A luta incessante da humanidade por esse objetivo essencial confunde-se com a própria ação humana, mesmo em seus aspectos aparentemente mais insignificativos. O homem logrou vencer grande obstáculos que se apresentavam à sua ânsia de felicidade e de aperfeiçoamento intelectual e material. Dominou as montanhas, os oceanos e os ares, transformando-os em caminhos dóceis para as suas máquinas de transportes, eliminou as distâncias, através das comunicações radiotelegráficas e da televisão, dando à sua voz um alcance coextensivo à superfície do globo e captando os raios que formam as imagens visuais, para transmiti-los através do espaço; domou, por assim dizer, os elementos, pondo-os a seu serviço.

No campo da medicina, essa mesma luta assumiu aspectos dramáticos. Desde a descoberta do micróbio, o infinitamente pequeno vinha desafiando o esforço dos sábios e dos cientistas, que buscavam ansiosamente o meio de combatê-lo como agente das enfermidades que afligem a humanidade. Apesar de todas as suas extraordinárias conquistas no domínio da ciência e da técnica, depois de devassar os oceanos e os espaços atmosféricos e estratosféricos, depois de subjugar a eletricidade, a luz e o som, o homem descoroçoava ante o micro-organismo, que se mostrava superior aos seus esforços. Recentemente, porém, surgiu a espetacular vitória da medicina, com a descoberta dos antibióticos e a notável contribuição de Fleming com a penicilina, encontrando-se o meio com que fazer frente ao infinitamente pequeno em sua obstinada guerra contra a humanidade.

É evidente que tais resultados representam o sacrifício de sábios abnegados que, no silêncio dos laboratórios e dos gabinetes, consagram a força de sua inteligência e o vigor de seu corpo a um desinteressado e nobre ideal. Discorrendo sobre a investigação científica e os sacrifícios em meio aos quais se atingem novas etapas na sua evolução, escreveu o grande médico português Egas Moniz, laureado com o Prêmio Nobel de Medicina: “As descobertas não vêm ter com os investigadores, como dons que lhes são devidos. Provêm sempre do resultado de meditação aturada e de esforços cuidadosos e contínuos. Só com trabalho metódico e persistente se consegue alguma coisa de novo para o avanço da ciência”.

O progresso da medicina vem, assim, trazer elementos preciosos ao homem para o seu bem-estar e para a sua felicidade sobre a Terra. Ao poder público, a que incumbe parcela de grande responsabilidade na proteção da saúde do povo, oferecem-se agora novos meios de ação, com o aprimoramento das conquistas médicas em todos os domínios de investigação, especialmente no campo social. Essa luta não cessa, todavia, e cada nova conquista representa um ponto de partida para outra conquista ainda mais valiosa e significativa.

*Texto extraído da coletânea “JK: Profeta do Desenvolvimento – Exemplos e Lições ao Brasil do Século XXI” – 3 volumes e 2.336 páginas, de autoria de Carlos Alberto Teixeira de Oliveira e publicado por MercadoComum – Referência básica: Palestra proferida pelo governador de Minas Gerais Juscelino Kubitschek de Oliveira, ao se iniciarem os trabalhos letivos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Católica, em Belo Horizonte, a 18 de março de 1953

MERCADOCOMUM estará circulando, em dezembro, com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades – destacando a relevância desta iniciativa para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe, ainda ressaltar, a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão na mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVIII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as Maiores Empresas de Minas – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais, entre outros.

MercadoComum, ora em seu 31º ano de circulação e em sua 336ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 121 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país diretamente, via email e Linkedin, Whatsapp,Telegram, além de estar disponibilizado, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 31 de agosto de 2023 a 1º de setembro de 2024 – 36,4 milhões de visualizações no acumulado do período.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 31 de agosto de 2023 a 1º de setembro de 2024 – 36,4 milhões de visualizações no acumulado do período.

Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas Abra agora
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas

SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI

Especialista Semântico SEO Orgânico – Search Engine Optimization – Google AI engineer algorithm development – SEO Muniz

Planejamento Detalhado de SEO

—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-

Compra de fazendas em Macapá – Amapá

Compra de terras em Macapá – Amapá

Anúncio de imóveis rurais a venda em Macapá – Amapá

Anunciar Propriedades Rurais para Venda em Macapá – Amapá

Fazendas em Macapá – Amapá

Arrendamento de imóveis rurais em Macapá – Amapá

Cuidados Essenciais na Aquisição de Chácaras e Sítios

Fazendas para Arrendar em Macapá – Amapá

Como vender um imóvel rural em Macapá – Amapá

Como Comprar um Imóvel Rural em Macapá – Amapá

Onde Vender um Imóvel Rural em Macapá – Amapá

Onde comprar um imóvel rural em Macapá – Amapá

Site especialista em imóveis rurais em Macapá – Amapá

Onde anunciar imóveis rurais para vender em Macapá – Amapá

Onde Anunciar Imóveis Rurais em Macapá – Amapá

—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-

O que é ser um copywriter?

Qual aplicativo ficou no lugar do Google Meu Negócio em Belo Horizonte?

Qual o salário de um copywriter em Belo Horizonte?

Quais são as principais técnicas de copywriting em Belo Horizonte?

Como cadastrar no Google Meu Negócio grátis em Belo Horizonte?

Precisa de CNPJ para Google Meu Negócio em Belo Horizonte?

Quanto Custa Otimizar um Site em Belo Horizonte?

Como fazer o SEO de um site em Belo Horizonte?

Como melhorar a visibilidade de um site em Belo Horizonte?

O que causa lentidão em um site em Belo Horizonte?

Quanto cobra um copywriter iniciante em Belo Horizonte?

O que estudar para ser copywriter em Belo Horizonte?

Onde um copywriter pode trabalhar em Belo Horizonte?

Quanto cobra um gestor de Google Meu Negócio em Belo Horizonte?

Qual é o aplicativo do Google Meu Negócio em Belo Horizonte?

Quem faz Google Meu Negócio em Belo Horizonte?

Porque ter um perfil no Google Meu Negócio em Belo Horizonte?

O que postar no Google Meu Negócio em Belo Horizonte?

Quanto cobrar para cadastrar no Google Meu Negócio em Belo Horizonte?

Como faço para minha loja aparecer no Google em Belo Horizonte?

Como ficar em primeiro lugar no Google Meu Negócio em Belo Horizonte?

É verdade que o Google paga 300 reais por dia em Belo Horizonte?

Quanto ganha um copywriter em Belo Horizonte em 2024?

Como começar no Copywriting em Belo Horizonte?

Como estudar copy em Belo Horizonte?

Como fazer uma otimização de site em Belo Horizonte?
Quais são os tipos de otimização de site em Belo Horizonte?
O que é técnica de otimização de site em Belo Horizonte?
O que é reputação online e por que ela importa para você?
Doutor Márcio Antônio Barreto Rocha
Rodrigo Rodrigues Andrade Chiatti
—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
Como criar Google Meu Negócio 2024 em Belo Horizonte?

Quanto Custa Otimizar um Site em Belo Horizonte?

Qual a Função do Google Meu Negócio em Belo Horizonte?

Quanto Custa o Google Meu Negócio em Belo Horizonte?

Como Acessar o Google Meu Negócio em Belo Horizonte: Um Guia Completo

O que é otimização de um site em Belo Horizonte?

Como otimizar o seu site em Belo Horizonte?

Como melhorar o desempenho de um site em Belo Horizonte?

Tem que pagar o Google Meu Negócio em Belo Horizonte?

Como ganhar dinheiro com o Google Meu Negócio em Belo Horizonte?

Para que serve a otimização de site em Belo Horizonte?

Qual é o objetivo da otimização de site em Belo Horizonte?

Como saber se meu site está otimizado em Belo Horizonte?

—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-

Onde vender um imóvel rural em Rio Branco – Acre

Onde Comprar um Imóvel Rural em Rio Branco – Acre

Onde Anunciar Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Portal de anúncios especialista imóveis rurais em Rio Branco – Acre

Sites Especialistas em Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Onde Anunciar Imóveis Rurais para Vender em Rio Branco – Acre

Sites de Classificados de Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Compra e Venda de Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Corretor de Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Imóveis Rurais em Macapá – Amapá

Propriedades Rurais em Macapá – Amapá

Terras em Macapá – Amapá

Fazendas à Venda em Macapá – AmapáVenda de Imóveis Rurais em Macapá – Amapá

Venda de Imóveis Rurais em Macapá – Amapá

—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Propriedades Rurais em Rio Branco – AcreTerras em Rio Branco – Acre

Fazendas à Venda em Rio Branco – Acre

Venda de Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Venda de Fazendas em Rio Branco – Acre

Compra de Fazendas em Rio Branco – Acre

Compra de Terras em Rio Branco – Acre

Anúncios de Imóveis Rurais à Venda em Rio Branco – Acre

Arrendamento de Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Anunciando Propriedades Rurais para Venda em Rio Branco – Acre

Fazendas em Rio Branco – Acre

Arrendamento de Fazendas em Rio Branco – Acre

Como Vender um Imóvel Rural em Rio Branco – Acre

Como Comprar um Imóvel Rural em Rio Branco – Acre

—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
Anúncio de imóveis rurais a venda em Goiania – GO
Anunciar propriedades rurais para venda em Goiania – GO

Fazendas em Goiania – GO

Como Vender um Imóvel Rural em Goiânia – GO

Arrendamento de Fazendas em Goiânia – GO

Arrendamento de Imóveis Rurais em Goiânia – GO

Empreendedora Geórgia Oliveira lança Chaozão para suprir falta de canais digitais do setor que já conta com mais de 6 mil propriedades, que vão de R$ 100 mil a R$ 4,50 bi

Imobiliária MIL FAZENDAS – Chaozão – O Portal de Imóveis Rurais

Como Comprar um Imóvel Rural em Goiânia – GO

Onde Vender um Imóvel Rural em Goiânia – GO

Onde Comprar um Imóvel Rural em Goiânia – GO

Onde anunciar imóveis rurais em Goiania – GO

Onde Anunciar Imóveis Rurais para Vender em Goiânia – GO

Portais Especializados em Imóveis Rurais em Goiânia – GO

Sites de Classificados de Imóveis Rurais em Goiânia – GO

Corretor que vende imóveis rurais em Goiania – GO

—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
Portal de anúncios especialista imóveis rurais em São Paulo – SP

Site especialista em imóveis rurais em São Paulo – SPOnde anunciar imóveis rurais para vender em São Paulo – SP

Site de classificados de venda imóveis rurais em São Paulo – SP

Compra e venda de imóveis rurais em São Paulo – SP

Corretor que vende imóveis rurais em São Paulo – SP

Propriedades rurais em Goiania – GO

Compra e venda de imóveis rurais em Goiania – GO

Imóveis rurais em Goiania – GO

Terras em Goiania – GO

Fazendas a venda em Goiania – GO

Venda de imóveis rurais em Goiania – GO

Vende fazendas em Goiania – GO

Compra de fazendas em Goiania – GO

Compra de terras em Goiania – GO

—————————————– ——————– ———- ——————————————– ———- ——————– ——-
Marcos Muniz
SEO Marcos Muniz
Marcos Muniz SEO
SEO MUNIZ
MUNIZ SEO
Otimização de mecanismos de busca
Otimização de mecanismos de busca
Otimização de mecanismos de busca
SEO

 

Sair da versão mobile