---
title: "Inadimplência no Brasil: País volta a ultrapassar a marca de 65 milhões"
url: https://mercadocomum.com/inadimplencia-no-brasil-pais-volta-a-ultrapassar-a-marca-de-65-milhoes/
author: Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
date: 2022-04-15T18:12:03-03:00
categories: [Destaques da Edição, Economia Finanças e Negócios]
tags: [Inadimplência no Brasil: País volta a ultrapassar a marca de 65 milhões]
---

# Inadimplência no Brasil: País volta a ultrapassar a marca de 65 milhões

[![Inadimplência no Brasil: País volta a ultrapassar a marca de 65 milhões](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2022/04/Inadimplencia-no-Brasil-Pai?s-volta-a-ultrapassar-a-marca-de-65-milho?es-300x158.png)](https://www.mercadocomum.com/)Inadimplência no Brasil: País volta a ultrapassar a marca de 65 milhões ***Levantamento da Serasa revela que o número de endividados cresceu 0,54% em fevereiro, aproximando-se de índices registrados no início da pandemia, quando o país viveu sob lockdown***

 Pela primeira vez desde o começo da pandemia o volume de inadimplentes no Brasil ultrapassou os **65 milhões,** segundo o **Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil** elaborado mensalmente pela **Serasa**. O estudo registra **65,17 milhões de endividados** em fevereiro, número recorde para o mês no comparativo dos últimos três anos: em **2021** o número de inadimplentes alcançou **61,56 milhões**, em **2020 foi de 63,89 milhões** e, em **2019**, **62,17** milhões. A Serasa só registrou índice acima dos **65 milhões** de inadimplentes no começo da pandemia, em 2020, nos meses de abril (**65,90 milhões**) e maio (**65,23 milhões**).

 Já a soma de todas as dívidas cresceu **1,03%** em relação a janeiro, atingindo o total de **R$ 263 bilhões**, valor mais alto registrado na série histórica dos **últimos 3 anos.** O valor médio da dívida de cada brasileiro também aumentou, alcançando agora **R$ 4.042,08,** equivalente a quase quatro salários-mínimos.

 Com relação aos segmentos, o estudo apontou que as finanças dos brasileiros continuam mais comprometidas com **bancos e cartõe**s, que representam **28,60%** das dívidas de fevereiro. Em segundo lugar, aparecem os débitos de **utilities** (contas básicas como água, gás e energia) com uma pequena queda na representatividade, ficando em **23,20%,** contra **23,70%** em janeiro. Já as contas do **varejo** seguem em terceiro lugar e apresentam um leve crescimento, passando de **12,40% (janeiro)** para **12,50% (fevereiro).**

 Entre os inadimplentes, o maior número está na faixa etária dos **26 a 40** anos (35,3%), seguida pela de **41 a 60 ano**s **(34,9%)**. Os homens **(50,2%)** devem mais do que as mulheres **(49,8%).**

 A Serasa tem um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), solicite empréstimo e cartões de crédito (Serasa eCred), monitore seus dados (Serasa Premium) e mantenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de contas e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site.