Grupo HEINEKEN revela estratégias de exposição que aumentaram 63% de suas vendas nas gôndolas dos supermercados

Exposição estratégica na gôndola a partir de planogramas orientados pelo shopper faz parte do leque de ações

O Grupo HEINEKEN ampliou em 63% o volume de vendas nas gôndolas de supermercados ajustando a distribuição do espaço de cada produto de acordo com a demanda e faturamento. Para isso, a estratégia envolveu a implementação de um planograma – representação gráfica do posicionamento de um produto em uma gôndola – orientado pela visão do shopper.

A ordenação segmentada dos produtos com base em níveis de demanda é a chave para estimular conversões e promover uma experiência de compra positiva ao consumidor. Ao criar uma exposição ideal dos produtos, é assegurado que cada segmento tenha um espaço proporcional à sua contribuição nas vendas do varejo, permitindo que o público encontre facilmente o que busca. Também é uma forma de identificar, de modo simples, se há problemas de desabastecimento e se o estoque é suficiente, um desafio enfrentado pelos PDVs.

Para uma segmentação efetiva, a companhia realiza implementação de planogramas que refletem a visão do consumidor. Trata-se de uma estratégia fundamental, pois envolve uma análise profunda do comportamento do comprador, suas preferências, padrões de compra e fatores que influenciam suas decisões no ponto de venda. Ao entender a árvore de decisão do shopper, ou seja, os diferentes elementos que o levam a escolher um produto em detrimento de outro, é possível criar planogramas que atendam às suas necessidades e expectativas.

Para maximizar as vendas, o Grupo HEINEKEN também adaptou sua estratégia de acordo com as características de cada segmento de bebidas. Para cervejas artesanais, por exemplo, o foco foi oferecer variedade e informações detalhadas sobre os produtos. Já no segmento premium, esforços foram direcionados para promoções especiais e experiências exclusivas. A ordem das marcas é outro ponto crucial para facilitar a comparação de preços para o shopper, especialmente em uma categoria altamente promocional, como a de cervejas.

Durante períodos sazonais, a tática da companhia para aproveitar oportunidades únicas é ajustada. Isso inclui parcerias estratégicas e promoções temáticas alinhadas à ocasião. Durante campeonatos de futebol, como a Libertadores e a Champions League, o Grupo HEINEKEN oferece pontos extras com promoções do tipo “compre e leve um brinde”. Para festividades como as de São João, a companhia destaca itens da cesta de alimentos tradicionais da época. Essas iniciativas atraem os consumidores e impulsionam nossas vendas durante esses períodos especiais.

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora. No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Amstel VIBES, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Devassa Tropicaê, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado Clash’d. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.

_____________________________________________________________________________

Casa Meva Decor Fábrica de Tapetes

Voando BemEspecialistas em resolver problemas de voo

Dra. Priscila Cartaxo – Dermatologista em Belo Horizonte

DR. FREDERICO CARTAXO – Nutrologia e Medicina do Esporte

Top English – Escola de inglês online

Top English – Escola de inglês online no Brasil

As Melhores Baterias Automotivas para Seu Veículo em BH

Fábrica de Tapetes. Tapetes para sala, quarto, corredor, escritório, tapetes impermeáveis e antiderrapantes.

Construa sua Presença Online com Excelência | Quebrando Tabus

Projeto de arquitetura e design |Mozart Vidigal & Cristina Salles

Produtos do Galão Oficial CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Desconto Conta de Luz da Cemig

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes
Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum

John Mueller - Google I/O John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz
John Mueller – Google I/O
John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas Abra agora
Anúncio