Gerdau é destaque em prêmio de sustentabilidade
Gerdau é destaque em prêmio de sustentabilidade
Gerdau é destaque em prêmio de sustentabilidade

Maior empresa brasileira produtora de aço foi destaque do prêmio Melhores do ESG, promovido pela revista Exame, que reconhece as empresas com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, foi, mais uma vez, destaque na categoria Mineração, Siderurgia e Metalurgia do Melhores do ESG, prêmio promovido pela revista Exame. A premiação reafirma a evolução da jornada de sustentabilidade da companhia em todas as suas dimensões: social, ambiental e de governança.


“O aço está presente na vida de todos nós e estamos, a cada dia, reforçando nosso compromisso com a construção de um futuro ainda mais sustentável. Buscamos atuar proativamente na busca de soluções para os diversos desafios da sociedade, gerando valor para todos os nossos stakeholders”, ressalta Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.


A companhia transforma, por ano, mais de 11 milhões de toneladas de sucata metálica em novos produtos de aço. Cerca de 71% do aço produzido nas usinas da companhia tem como matéria-prima a sucata, e a cada tonelada produzida com ela equivale a deixar de emitir 1,5 toneladas de gases de efeito estufa.


Em função de uma matriz de produção sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço.


Por sua vez, a estratégia social da empresa segue focada nos pilares de educação empreendedora, habitação e reciclagem. Maior programa social da história da Gerdau, o “Reforma que transforma” tem o compromisso de reformar mais de 13 mil casas vulneráveis no Brasil, contribuindo para mudar o panorama da habitação no País.

No âmbito da governança corporativa, a Gerdau possui metas de desempenho em indicadores ligados ao ESG no Plano de Incentivo de Longo Prazo (ILP) para liderança da companhia, incluindo emissões de gases de efeito estufa e mulheres na posição de liderança – este último, com o compromisso de chegar a 30% em 2025. 

Prêmio

O Melhores do ESG é o principal guia do capitalismo consciente e da responsabilidade social no Brasil. A publicação foi criada em 2000, como Guia EXAME de Boa Cidadania Corporativa, posteriormente rebatizada de Guia EXAME de Sustentabilidade. Há mais de duas décadas, o guia reúne as organizações que são referência em ESG e que contribuem para o desenvolvimento sustentável da economia.

Em 2020, a metodologia foi reformulada para dar mais ênfase aos critérios ESG, em linha com o pioneirismo da Exame, a primeira publicação a ter um guia de sustentabilidade e a primeira a ter uma área inteiramente dedicada ao ESG. 

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. 

Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂ e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/