Em reunião de política monetária realizada também no dia 20 de setembro, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do FED (banco central norte-americano) manteve a meta da Fed Fund Rate em 5,25/5,5% ao ano, conforme esperado. O comunicado da decisão quase não trouxe mudanças, exceto a melhora na avaliação do crescimento econômico de moderado para sólido e dos ganhos do mercado de trabalho, que se desaceleraram, porém, permanecem sólidos.
A revisão das projeções apresentadas pelos diretores do FOMC mostrou melhora em relação às projeções de junho para o crescimento do PIB (de 1,0% para 2,1% para 2023 e de 1,1% para 1,5% em 204), além da redução nas estimativas para a taxa de desemprego (de 4,1% para 3,8% para 2023 e de 4,5% para 4,1% em 2024 e 2025) e alguma melhora nas projeções para o núcleo da inflação (de 3,9% para 3,7% em 2023, manutenção em 2,6% em 2024 e leve avanço de 2,2% para 2,3% em 2025, convergindo à meta de 2% em 2026). Com o quadro de atividade econômica mais forte, 12 dos 19 participantes do Comitê projetam alta adicional de juros até o final deste ano, enquanto apenas 7 membros projetam que a taxa ficará estável até o final de 2023.
Para 2024, a dispersão é bem maior e denota a grande incerteza contida nas projeções. Apenas 6 membros esperam que a taxa encerre 2024 em patamar igual ou maior do que o atual, enquanto 4 membros esperam que a taxa esteja apenas 25 pontos-base mais baixa que a atual, 4 esperam que esteja apenas 50 pontos-base mais baixa e 5 membros, que ela esteja entre 75 e 100 pontos-base mais baixa. De fato, a mediana das projeções de juros para 2024 e 2025 subiu 50 pontos-base em relação a junho.
O recado do quadro de projeções é que a maior parte do colegiado vê ao menos mais uma alta de juros de 25 pontos-base nesse ano como apropriada e que o ciclo de redução não deverá começar tão cedo. De fato, em sua entrevista coletiva, o presidente do FED, Jerome Powell, enfatizou que a manutenção dos juros decidida hoje não significa que o Comitê já tenha chegado aonde almeja na política monetária. Simplesmente reflete o fato de que, após ter ajustado muito rapidamente os juros, agora o FOMC pode ser mais cauteloso, por estar mais próximo desta taxa almejada. Apesar disso, Powell declarou diversas vezes que os próximos passos da política monetária dependerão dos dados de inflação e atividade econômica a serem divulgados.
Em suma, apesar das projeções dos membros do FOMC indicarem a possibilidade de alta dos juros na próxima reunião, o comunicado e a entrevista sinalizam que as decisões das próximas reuniões do FOMC (novembro e dezembro) seguem em aberto e dependerão da evolução da economia”.
MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.
MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.
O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda
O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.
As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.
Rota
Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas |
Segunda | Aberto 24 horas |
Terça | Aberto 24 horas |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas |
Sexta | Aberto 24 horas |
Sábado | Aberto 24 horas |