---
title: &quot;Do Chile, um pouco&quot;
url: https://mercadocomum.com/do-chile-um-pouco/
author: Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
date: 2024-04-25T15:10:53-03:00
categories: [Gastronomia]
tags: [Do Chile, Inimá Souza, um pouco]
---

# Do Chile, um pouco

**[**Vinho, Gente, Coisas e Adjacências**](https://mercadocomum.com/vinho-gente-coisas-e-adjacencias-10/)**

 ***Inimá Souza****

 Como é sabido, o Chile é tomado, ou quase, por parreirais. Mercê de sua pouca extensão territorial (cerca de 4.300 km, de norte a sul, e largura média de 177 km), a tamanha diversidade e riqueza vitícola do País sugerem, sempre, uma nova visita, sem pressa; ainda que, aqui e acolá, observa-se a substituição de alguns parreirais por outros cultivares

 – o que, ocasionalmente, decorre da queda nas exportações.

 Mantendo-se, ano a ano, entre os dez maiores produtores e exportadores de vinhos, o Chile possui, para tanto, uma receita básica: clima temperado, com estações bem definidas, verões amenos e livres de chuvas, e, sim, a variação de solos. Além do que, a amplitude térmica, da Costa aos Andes.

 A partir daí, o *tour *pelos vinhos chilenos descomplica-se: sigo aquela conhecida corrente de Humboldt, em busca de Sauvignon Blanc, com deliciosa mineralidade e acidez – sem redundância – de encher a boca d’agua. Estou no Valle del Casablanca, e aqui, também, um respeitável Pinot Noir.

 Cá, no Vale Central, ou mais precisamente, no Valle del Maipo e Valle de Colchagua, o encontro é com os grandes tintos de Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Carmenère. Cabernet, aquele suculento, concentrado em aromas e frutas, saído de Apalta. A Carmenère, de grande expressão, vindo de Colchagua.

 Mas, Pirque e Buin são roteiros obrigatórios para magníficos tintos e alguns brancos da uva Chardonnay. Agora, em Santiago, obrigatório é saborear o peixe branco cru, mergulhado em limão, na indispensável companhia de um Sauvignon Blanc. Haja apetite no paraíso dos pescados e frutos do mar, e dos vinhos, claro.

 DE MUDANÇA

 O Empório do Vinho está de mudança. Sai do bairro Santo Antônio e vai para imponente casarão na Avenida João Pinheiro, onde redimensionará seu projeto com o vinho; o que inclui cursos, treinamentos, consultorias, eventos, e mais e mais vinhos. Sua ação estender-se-á por todo o Estado.

 CARTA DE VINHOS

 Inexplicável como alguns restaurantes não dispensam o mínimo cuidado com sua carta de vinhos, que, em respeito ao cliente, deve oferecer informações que lhe permita saber o que está pedindo. Em muitas, nem a ordem dos vinhos está correta – espumantes, champanhes, vinhos brancos, vinhos rosados, vinhos tintos, vinhos de sobremesa – e dados como safra, região e quem elabora, são solenemente ignorados.

 A carta reflete o cuidado dispensado ao vinho.

 Tim, tim.

 *([inima.souza@gmail.com](mailto:inima.souza@gmail.com))

 [![Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes](https://mercadocomum.com/wp-content/uploads/2024/03/25.6-milhoes.jpg)](https://mercadocomum.com)Tráfego orgânico [**Mercado Comum**](https://mercadocomum.com/?page_id=1719) bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum

 
- [Newsletter MercadoComum - Economia, Mundo Empresarial, Opinião e outros....](https://www.mercadocomum.com)

### Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

 

### Newsletter MercadoComum - Economia, Mundo Empresarial, Opinião e outros....

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro [**Belo Horizonte**](https://mercadocomum.com/belo_horizonte_/), Minas Gerais 30330-040 BrasilTelefone: [(0xx31) 3281-6474](tel:03132816474)  
Fax: (0xx31) 3223-1559  
Email: [newsletter@mercadocomum.com](mailto:newsletter@mercadocomum.com)  
URL: [https://www.mercadocomum.com](https://www.mercadocomum.com)  
 

| Domingo | Aberto 24 horas |
| --- | --- |
| Segunda | Aberto 24 horas |
| Terça | Aberto 24 horas |
| Quarta | Aberto 24 horas |
| Quinta | Aberto 24 horas **Abra agora** |
| Sexta | Aberto 24 horas |
| Sábado | Aberto 24 horas |