Desafios do profissional de RH na Era da Infelicidade no Trabalho

Estratégias para lidar com a insatisfação dos funcionários inclui gestão de carreiras e formação de novos talentos desde a contratação

Funcionários desmotivados, estressados e insatisfeitos tornaram-se uma realidade comum em muitas organizações. O mundo hoje convive com demandas do mercado de trabalho cada vez mais exigentes e dinâmicas, inúmeras transformações que vieram com o pós-pandemia e a ascensão de um fenômeno preocupante, que traduz esta espécie de ‘desânimo comum’, que afeta os profissionais. Este abatimento foi denominado pelos especialistas de comportamento como a Era da Infelicidade (ou unhappy era, em inglês).

Incômodo, este cenário de infelicidade generalizada nos ambientes de trabalho, seja na rotina presencial ou online, se apresenta como um grande desafio para as empresas, pois tende a comprometer não só o bem-estar individual do trabalhador, mas também o desempenho coletivo e o crescimento, e até a própria manutenção, do negócio. 

Mais uma vez, é exigida uma atuação eficiente do profissional de Recursos Humanos (RH) para resgatar o equilíbrio das relações no ambiente de trabalho, tornando-o novamente saudável e propício à convivência de qualidade do time, o que reflete em mais produtividade. 

Felipe Mançano, CEO da Grow Group, destaca que para o funcionário alcançar bons resultados, ele deve estar feliz. “Parece algo óbvio, mas não é assim que o mundo corporativo tratou as coisas até então. Isso é algo muito recente. Hoje sabemos que o trabalho é algo importante não apenas para ganhar dinheiro, mas principalmente para que sejamos felizes. Porque se eu for feliz, vou alcançar meu sucesso”, diz.

O novo conceito vem da Psicologia Positiva, que aborda questões como felicidade, bem-estar, satisfação com a vida, resiliência e virtudes pessoais. As novas gerações, e também as startups, muitas vezes, já nascem alinhadas a esta dinâmica, que desperta a atenção das organizações mais tradicionais. 

Ao profissional de RH passa a ser exigido um olhar mais amplo, que ultrapassa a busca por resultados diretos para a corporação, abarcando também a preocupação com o gerenciamento das carreiras dos colaboradores, alinhando as habilidades e aspirações individuais aos objetivos organizacionais. Oferecer programas de desenvolvimento, oportunidades de capacitação e feedback construtivo pode contribuir muito para uma atmosfera mais harmônica e feliz no trabalho. “Nesse mundo de oportunidades, se você não tiver uma autoavaliação muito profunda, buscar o autoconhecimento, seu propósito e para onde quer direcionar a sua vida de uma forma geral, você pode se perder e entrar nessa dinâmica da infelicidade e desgaste extremos”, explica Mançano.

O RH contribui diretamente no planejamento de estratégias para o desenvolvimento profissional e pessoal, bem como na identificação das necessidades e anseios da equipe. E em muitos casos, isso vai passar pela seleção e contratação de novos talentos, etapa em que a Psicologia Positiva também se aplica. “Isso tem sido exercitado por meio de formatos inovadores de seleção, como os Boot Recruiters, por exemplo. Realizando uma imersão com os participantes, seguindo uma metodologia específica, é possível tornar o processo mais leve e permitir que os recrutadores avaliem mais naturalmente a performance das pessoas, tendo como referência as atitudes preferenciais propostas pela companhia”, finaliza o CEO da Grow.   

O formato baseado na Psicologia Positiva vem sendo utilizado pela Grow Group em seleção de trainees para a Magnum Tires, uma das maiores distribuidoras de pneus e câmeras de ar do Brasil com mais de 30 anos de mercado.

O processo seletivo contemplará análise curricular e entrevista para profissionais com idades de 22 a 32 anos. Em seguinda, será realizado um boot camp, nos dias 6 e 7 de julho, para 60 candidatos, dos quais dez finalistas participarão do programa de trainee com duração de 18 meses, sendo preparados para posições de liderança e para a expansão da empresa nos próximos anos. As inscrições para o Magnum Now estão abertas até 31 de maio pelo link: https://parceiros.magnumtires.com.br/magnumnow2024.

“Esses tipos de recrutamento têm sido cada vez mais necessários para engajar as pessoas a participarem do projeto. Toda a jornada de participação, de troca, vira um grande game, em que os participantes são convidados a prototipar soluções, abordando situações diferentes de gestão, baseadas no que eles vão vivenciar na empresa. É um formato que tem ajudado a fazer escolhas mais assertivas”, comenta. 

A Grow Group é uma holding de empresas especializadas em Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento de pessoas e Consultoria para RHs, liderada pelo CEO Felipe Mançano – um pioneiro no uso de estratégias de felicidade corporativa no Brasil. Desde 2015, a empresa foca o desenvolvimento de carreira pessoal, auxiliando corporações a impulsionarem a trajetória profissional de seus talentos. A Grow já intermediou mais de 2,7 mil conexões entre pessoas e oportunidades no Brasil, na Argentina, no Chile e nos Estados Unidos.

A holding engloba três empresas: a Grow Consulting, que preserva o DNA do grupo, com programas de consultoria para times de RH, concelhos administrativos e recrutamento e seleção de profissionais de cargos gerenciais e C-levels; a Grow Inova Hub, que oferece metodologias ágeis como base e método para programas de recrutamento, seleção e retenção de talentos e, por último, a Grow Careers, especializada no público B2B, com programas voltados para o desenvolvimento de carreiras e mentorias para profissionais que buscam se recolocar no mercado ou migrar de área.

 

_____________________________________________________________________________

Casa Meva Decor Fábrica de Tapetes

Voando BemEspecialistas em resolver problemas de voo

Dra. Priscila Cartaxo – Dermatologista em Belo Horizonte

DR. FREDERICO CARTAXO – Nutrologia e Medicina do Esporte

Top English – Escola de inglês online

Top English – Escola de inglês online no Brasil

As Melhores Baterias Automotivas para Seu Veículo em BH

Fábrica de Tapetes. Tapetes para sala, quarto, corredor, escritório, tapetes impermeáveis e antiderrapantes.

Construa sua Presença Online com Excelência | Quebrando Tabus

Projeto de arquitetura e design |Mozart Vidigal & Cristina Salles

Produtos do Galão Oficial CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Desconto Conta de Luz da Cemig

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes
Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum

John Mueller - Google I/O John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz
John Mueller – Google I/O
John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas Abra agora
Anúncio