Criptomoedas como um ativo de refúgio: o impacto da turbulência econômica nos ativos digitais
Em termos de números, o FMI previu que o crescimento global diminuiria de 6,0% em 2021 para 3,2% em 2022. Se esses números parecem confusos para você, efetivamente indicam o perfil de crescimento mais fraco desde 2001.
De acordo com uma análise da Coinspaid, esse problema inflacionário afeta outros países, como a Turquia, que registrou uma taxa de inflação de 85,51% no final do ano passado, mas também potências como o Reino Unido, que tem lidado com contas de eletricidade elevadas, aluguéis exorbitantes e aumento de impostos. Se você estiver na Argentina, os produtos importados agora estão inacessíveis, e se estiver na Ucrânia, pode se encontrar sem eletricidade.
Com os últimos acontecimentos do setor financeiro tradicional e também com a crise de segurança que quebrou o FTX, os investidores percebem o tanto que as criptomoedas são um ativo altamente volátil, em grande parte devido à falta de suficiente garantia. Isso significa que seu preço depende da combinação de vantagens e perspectivas tecnológicas, esforços de marketing e hype. Quanto às stablecoins, esses ativos são transacionados por ‘garantias’ em outro ativo que seja considerado mais estável.
Isso explica a queda da capitalização de mercado total do mercado de criptomoedas em cerca de 65% desde o mesmo período do ano passado – há simplesmente uma queda na demanda por ativos mais arriscados na blockchain.
“A CoinsPaid alcançou um nível de capacidade de trabalho ao longo dos anos que nos permite cumprir todas as nossas obrigações, mesmo em tempos tão instáveis. Nunca utilizamos os fundos dos clientes para quaisquer atividades de investimento ou negociação, eles estão bem protegidos e armazenados em nossas carteiras”, comenta Max Krupyshev, CEO e co-fundador da CoinsPaid.
Além disso, para Krupyshev, o setor de pagamentos é imune às mudanças do mercado, pois os comerciantes continuam a usar criptomoedas para pagamentos rápidos e de baixo custo. Como evidência, os volumes da CoinsPaid no valor de €3.7 bilhões no primeiro trimestre deste ano, representando um aumento de 37,73% comparado ao mesmo período do ano anterior.
No entanto, enquanto as moedas voláteis como o Bitcoin e o Ethereum perderam valor, estamos observando um aumento no fornecimento de stablecoins. Com base em análises internas da CoinsPaid, há um interesse crescente das empresas em stablecoins como um caminho de investimento em criptomoedas de baixo risco. Criptomoedas como USDT e USDC, que têm uma taxa de 1 para 1 em relação ao dólar americano, têm despertado um interesse crescente entre as empresas.
No último ano, Vietnã, Filipinas, Ucrânia e Índia ocuparam os primeiros lugares no índice global de adoção de criptomoedas de 2022 da Chainalysis. Já na América Latina, o ranking é liderado pelo Brasil seguido de Argentina, México e Colômbia que, embora movimentem um grande volume de criptomoedas, são também os países que mais recebem valores ilícitos de criptomoedas.
Parece curioso que, apesar da demanda diminuída por criptomoedas, estejamos observando um crescimento em seu uso e adoção.
A crescente adoção das criptomoedas é provavelmente motivada pelo medo da inflação. A empresa de gestão de ativos de criptomoedas Grayscale realizou uma pesquisa e descobriu que mais de um quarto dos entrevistados sentiu um desejo crescente de interagir com criptomoedas devido à atual crise econômica global. Abrir uma conta bancária em uma moeda diferente é um procedimento complexo e caro, porém a compra de criptomoedas leva apenas alguns passos e é muito mais móvel e acessível. Tudo o que é necessário é uma conexão com a internet e um dispositivo inteligente.
Embora a crise econômica global tenha colocado uma imensa pressão nos mercados financeiros, incluindo o mercado de criptomoedas, alguns setores de ativos digitais permanecem em grande parte inalterados. Para Max Krupyshev, “os dados mostram que a indústria de pagamentos em criptomoedas ainda está crescendo, apesar do sentimento negativo nas notícias”.
Sendo a maior plataforma de pagamentos em criptomoedas da Europa em termos de transações, a CryptoProcessing da CoinsPaid processou 6 bilhões, um aumento de 41,25% em relação ao primeiro trimestre de 2022 e um aumento de 9,36% comparado ao trimestre anterior. Independentemente do “inverno cripto”, o número de pagamentos aumentou – um sinal positivo da saúde do mercado.
Krupyshev afirma ainda que, depois da pandemia, houve uma pressão pela descentralização como resultado. “Espera-se que a demanda por pagamentos em blockchain aumente significativamente já que a máquina gigante e desajeitada da centralização parece estar a caminho do fim, e a pandemia recente tem parte nisso. No Brasil, por exemplo, vimos o Banco do Brasil liberar, de maneira inédita, o pagamento de impostos com criptomoedas”, comenta.
Além disso, a pandemia empurrou o local de trabalho para a internet e cada vez mais pessoas estão se mudando para o exterior, já que não são mais obrigadas a morar em uma cidade cara. Isso significa que a demanda por serviços financeiros descentralizados está aumentando. Os funcionários estão procurando um meio de pagamento estável com o potencial de criptomoedas transfronteiriças, e os stablecoins estão assumindo o centro do palco como resultado.
CoinsPaid é um ecossistema estoniano de produtos para empresas e indivíduos que oferece serviços de pagamento com criptomoedas e carteiras pessoais. O ecossistema, fundado em 2014, permite que os clientes operem em todo o mundo, reduzam os custos e alcancem novos mercados, utilizando seus serviços confiáveis de processamento de criptomoedas e o aplicativo de carteira. O serviço suporta mais de 20 criptomoedas, incluindo BTC, ETH, USDT, LTC e BCH, entre outras.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/ (indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.