28º Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2023
CEMIG
Segmento: Institucional, Serviços – Empresa Mineira
Categoria: Liderança
Número de vezes premiada: 17
A Cemig foi fundada por Juscelino Kubitschek e completou, em maio, 71 anos de uma rica história. É a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do País.
Diante dos esforços globais para mitigar o aquecimento global, a Cemig assinou, em maio do ano passado, termo de adesão à iniciativa global Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Os esforços globais liderados pela Onu preveem a redução coletiva de duas gigatoneladas de CO2 e de emissões acumuladas até 2030 em todo o mundo e zerar as emissões até 2040.
Para Reynaldo Passanezi Filho, presidente da CEMIG, “este é um movimento natural, tendo em vista o histórico da empresa, que vai ao encontro dos nossos investimentos crescentes em geração limpa e renovável, em especial após desativarmos a única termoelétrica que era operada pela companhia, em 2019. Mostra também que estamos alinhados com a iniciativa do Governo de Minas, que foi o primeiro estado da América Latina a aderir ao Net Zero” afirma o executivo.
Por sua atuação sustentável, a Cemig faz parte dos principais índices de sustentabilidade do mundo. Como exemplo, a empresa é a única do setor elétrico da América Latina a fazer parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade desde a criação do marcador, em 1999.
A empresa tem como estratégia expandir a capacidade de geração em 1GW até 2025 com foco em fontes renováveis, um total de investimentos superior a R$ 4,6 bilhões. Ainda buscando ampliar mais o parque gerador, a Cemig está estudando a implantação de fontes, principalmente eólicas e solares, com o potencial de 10 GW em sua área de atuação.
A Cemig é a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do País, com mais de 545 mil quilômetros de Redes/linhas de distribuição e uma capacidade instalada de 5,7 GW. No mercado livre, a Cemig é líder no setor com uma participação de 14,3%. A companhia está presente em 25 estados e no Distrito Federal, e conta com mais de 190 mil acionistas em 40 países, além de possuir ações negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, Madri e São Paulo.
Além disso, mantém atenção à sua missão de promover responsabilidade social, sendo a maior incentivadora da Cultura em Minas Gerais. Na comemoração dos 70 anos da companhia, Belo Horizonte e Minas Gerais receberam como presente uma extensa programação cultural, gratuita e democrática.
Um dos destaques foi a reabertura da Galeria de Arte Cemig, fechada por pouco mais de dois anos em razão da pandemia de Covid-19, que recebeu exposição em comemoração aos 50 anos do Grupo Giramundo. Além disso, foi publicado o edital Cemig 70 anos, destinando R$ 10 milhões em recursos a projetos aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura que envolvam teatro, dança, música, literatura, artes plásticas, artesanato, fotografia e preservação do patrimônio imaterial mineiro.
Em junho do ano passado, também foi feito o lançamento oficial do Projeto Pinacoteca Cemig Minas Gerais e Centro do Patrimônio Cultural Cemig, equipamentos culturais articuladores dos conteúdos de cultura e patrimônio do Circuito Liberdade, em diálogo permanente com os municípios de todo o Estado de Minas Gerais. Futuramente instalados no Prédio Verde da Praça da Liberdade, antiga sede da Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas, a Pinacoteca e o Centro vão promover e preservar para o fortalecimento e disseminação da cultura mineira.
“Essas ações mostram não só a força da Cemig, mas também que seguimos fiéis ao nosso propósito de transformar vidas com a nossa energia”, pontua o diretor-presidente Reynaldo Passanezi Filho.
Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades
Telefone: (0xx31) 3281-6474Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/