Carta aberta aos membros do Conselho de Administração do BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A, da diretoria e funcionários do BDMG

Nós, aqui representantes da classe artística e cultural mineira, vimos apresentar nesta carta aberta os motivos pelos quais temos defendido a permanência do Instituto BDMG Cultural e sua importância institucional nas políticas de cultura de nosso Estado.

Ficamos todos surpreendidos com a notícia de dissolução do BDMG Cultural e, mais ainda, com a velocidade em que as decisões e os seus desdobramentos foram trazidos a público, sem um diálogo verdadeiramente aberto com a sociedade e a Associação de Funcionários do Banco, membro fundador do Instituto ao lado do BDMG.

Em audiência pública realizada dia 9 de maio de 2024 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, artistas e agentes culturais presentes trouxeram a importância do histórico e das atividades que o BDMG Cultural vem realizando em prol do desenvolvimento do campo artístico cultural mineiro, inclusive com resultados documentados no livro, recém publicado pela instituição, comemorativo de seus 35 anos de criação e atuação constante.

Muitas perguntas ainda não foram respondidas por aqueles que decidiram pela liquidação do BDMG Cultural, tais como: quais os procedimentos de governança para tomada de decisão e para operacionalização de tal medida? Qual o destino de programas e projetos de caráter permanente, inclusive os inscritos e em execução sob a responsabilidade do CNPJ do BDMG Cultural? Qual o custo para essa dissolução? Quais os critérios e o processo para doação de seu patrimônio? Quais as condições oferecidas ao Coral de funcionários e ex-funcionários, fundado junto simultaneamente à criação do BDMG Cultural? Qual será o destino dos seus funcionários? Por que dissolver uma organização tão exitosa e protagonista do desenvolvimento cultural, consoante com a própria visão e os valores do BDMG, e configurada dentro do escopo de responsabilidade social, ambiental e climática do Banco como “uma das principais fomentadoras da área cultural mineira”, segundo o próprio BDMG?

O BDMG Cultural foi pensado, desejado, criado pela visão de pessoas que carregavam um ideal de desenvolvimento, que viam na cultura um elemento tão fundamental, que apontou a necessidade de criar as bases institucionais para fomentá-la e promovê-la. Essa organização continua portando o mesmo ideal, mas soube dialogar e amadurecer no tempo. Seus acervos demonstram o caminho de desenvolvimento do próprio campo artístico no Estado de Minas Gerais, e revelam como o BDMG Cultural foi capaz de acompanhar e promover seu percurso.

Compreendemos que, dentro de uma perspectiva de perenidade, artistas, agentes culturais e público inclusive pressionem por melhorias, e uma instituição aberta à realidade e à sociedade tem o papel de escutar essas vozes, acolhendo e promovendo o respeito à diversidade de ideias e visões. Isso é que o BDMG Cultural conquistou nesses 35 anos, se firmando como uma das instituições mais contemporâneas do nosso tempo.

É no tempo que amadurecemos as razões pelas quais atuamos, que incorporamos repertórios, que aprofundamos significados e aprendemos das diferenças, que formamos público, que educamos e acompanhamos um campo em seu desenvolvimento.

Acreditamos ser possível caminharmos juntos ao BDMG e à Associação de Funcionários do BDMG em um diálogo livre e construtivo pela permanência do BDMG Cultural, a ser festejada como parte constitutiva de um estado e de suas políticas públicas mais sólidas.

Belo Horizonte, 27 de Maio de 2024

(Acompanham centenas de assinaturas, principalmente de pessoas ligadas ao mundo artístico e cultural de Minas Gerais)

_____________________________________________________________________________

Betania Tanure Associados

Consultoria em desenvolvimento empresarial, com foco em cultura, liderança e resultados

Casa Meva Decor Fábrica de Tapetes

Voando BemEspecialistas em resolver problemas de voo

Dra. Priscila Cartaxo – Dermatologista em Belo Horizonte

DR. FREDERICO CARTAXO – Nutrologia e Medicina do Esporte

Top English – Escola de inglês online

Top English – Escola de inglês online no Brasil

As Melhores Baterias Automotivas para Seu Veículo em BH

Fábrica de Tapetes. Tapetes para sala, quarto, corredor, escritório, tapetes impermeáveis e antiderrapantes.

Construa sua Presença Online com Excelência | Quebrando Tabus

Projeto de arquitetura e design |Mozart Vidigal & Cristina Salles

Produtos do Galão Oficial CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Desconto Conta de Luz da Cemig

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes
Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum

John Mueller - Google I/O John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz
John Mueller – Google I/O
John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas Abra agora
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio