Carnaval prejudica a economia do país

“Com algum exagero, é como se fizesse uma comparação com um mês em que trabalhássemos apenas 5 dias. Seria um mês produtivo?”

 

O Carnaval, uma das festas mais esperadas do ano, já dá o tom em todo o país. Mas sob a perspectiva econômica, não há o que comemorar. 

 

Existe país sem feriado nenhum? Não existe. Mas há países com o número muito grande de feriados (se é excessivo ou não, é relativo), e o Brasil está entre esses eles, quando o comparamos com os mais de 180 países economicamente ativos. 

 

E por que a pausa para o Carnaval é ruim sob a perspectiva econômica? Esse feriado diminui a capacidade produtiva brasileira. Com algum exagero, seria como fazer uma comparação com um mês em que trabalhássemos apenas 5 dias. Seria um mês produtivo? Cheio de realizações, entregas, vendas, ou seja, com o que estivéssemos envolvidos? Certamente não. Dias de trabalho tem correlação direta com produtividade, tempo, e, consequentemente, produção de riqueza por meio da atividade econômica.

 

É a produtividade que vem da atividade econômica que gera riqueza, reduz a pobreza, ajuda e melhora a educação, acesso à saúde, segurança e a prosperidade como um todo. Existem várias formas de se produzir riqueza, mas, essencialmente, é por meio do trabalho. 

 

Feriados têm diferentes motivações. Em geral, variam entre datas religiosas, históricas e culturais. Seja qual for a originação, o fato é que outras culturas também as festejam, mas não entendem que precisam deixar de trabalhar. Nos EUA são pouquíssimos os feriados em que realmente a maior parte dos negócios não abre ou não opera. Diria que três dias no ano apenas. Todos os demais, pouco ou em nada interferem nas atividades econômicas do país. 

 

Uma grande empresa multinacional americana no Brasil, por exemplo, percebe a distorção facilmente, já que os pares no país de origem notam a frequência com que os colegas em terras brasileiras param.

 

Um outro ponto na mesma esteira do tema produtividade, que chama a atenção, é sobre as empresas adotarem ou não o regime de trabalho de quatro dias por semana.

 

Alguns defendem que a produtividade não será afetada num regime de quatro dias de trabalho por semana, que ele, ao contrário, poderia até aumentar a demanda por mais profissionais e, dessa forma, gerar fomento econômico.

 

Tenho minhas dúvidas, pois, na maioria dos setores, já enfrentamos estrangulamento de produtividade versus tempo disponível. Acredito que isso até poderia funcionar para alguns poucos setores, mas, em geral, certamente diminuiria a produtividade dos negócios e das empresas.

 

Mas não poderia deixar de destacar, e pontuar, que a vida não é só dinheiro, muito pelo contrário. Dinheiro é apenas o meio. O fim é perseguirmos, pela qualidade, o que pode representar para cada um de nós entendimentos completamente diferentes. 

 

Por isso defendo para todos os casos o liberalismo, completo e total, em que o próprio mercado deveria ter liberdade e autonomia para decidir a adoção ou não a feriados, ou quaisquer outras políticas de trabalho.

 

Lembre-se, não existe certo e errado. Existe o que te faz bem.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio