Carnaval 2023: o que fazer depois de golpes com cartão de crédito
Carnaval 2023: o que fazer depois de golpes com cartão de crédito
Carnaval 2023: o que fazer depois de golpes com cartão de crédito

Algumas dicas de como agir caso tenha caído em golpes durante a folia

Pagar com o cartão de crédito facilita a vida: é pequeno, é leve e substitui o dinheiro. Por isso, em situações festivas, com muita gente e agitação, como o carnaval, o cartão é a melhor opção. Mas, é preciso cuidado. Cair na folia é legal, mas cair em golpe não. Ao se jogar na folia em bloquinhos de rua e bailes de Carnaval, é preciso ficar atento para não cair em golpes e fraudes de cartão de crédito. Com muita gente se divertindo e, muitas vezes, desatenta, os golpistas aproveitam a situação para também fazerem a festa.

Golpes mais comuns

Um dos golpes mais típicos é aquele em que o cliente pede uma bebida, entrega o cartão ao vendedor, digita a senha e, somente depois, percebe que durante a compra o seu cartão foi trocado. Outro muito utilizado pelos ladrões é o da alteração do valor. Nesse caso, o criminoso digita um valor diferente do que deveria ser pago.

Caiu em fraudes. O que fazer?

“Caso a pessoa tenha passado por algum tipo de golpe, o primeiro passo é ligar para a instituição e explicar a situação. Quanto antes entrar em contato, maior a chance de recuperar o dinheiro e o banco realizar a devolução. O segundo passo é fazer um boletim de ocorrência”, explica Kallebe Ferreira que é especialista e head da área de riscos & fraudes do novücard, cartão de crédito para quem quer ter o controle das suas finanças de forma responsável.

Como se prevenir no dia a dia.

Ao digitar a senha, garanta que não esteja visível para quaisquer pessoas ao seu redor;

Sempre verifique o valor digitado na maquininha e peça o comprovante impresso;

Proteja o cartão e não o guarde solto em bolsos ou bolsas, pois isso pode facilitar o pagamento por aproximação em situações de aglomeração;

Ao comprar algo, nunca entregue o cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Sempre faça este processo você mesmo;

Se o vendedor informar que precisa passar o cartão novamente, desconfie. Verifique o valor e se houve alguma cobrança diferente pelo aplicativo do banco;

Caso o vendedor precise pegar seu cartão, cheque se o cartão devolvido é realmente o seu.

“Quanto mais informação e consciência a pessoa tiver e quanto mais prestar atenção no dia a dia, mais estará protegido”, completa Fábio.

O novücard foi lançado em 2022 e é produto do alt.bank, com sede em São Paulo, cuja missão é trazer justiça financeira por meio de taxas de juros justas e transparentes para o Brasil. O novücard é um cartão de crédito para os “planejados” que querem ter o controle das suas finanças de forma responsável. Desde seu lançamento Beta, em julho de 2022, a novücard fortaleceu sua posição como a emissora direta de cartão de crédito que mais cresce no Brasil. O novücard é o primeiro do Brasil a oferecer um limite de crédito dinâmico, que aumenta automaticamente mês a mês conforme as faturas são pagas em dia.

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio