Cafeicultores do Cerrado Mineiro são os primeiros do mundo a receberem selo de baixo carbono

Em mais um marco inédito da cafeicultura brasileira e mundial, 20 fazendas associadas da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) recebem o selo Carbon on Track, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), de produção de baixo carbono. Durante as inspeções, foi constatado um valor de emissões de 0,85 tonelada de dióxido de carbono equivalente por hectare ao ano. A verificação atesta que o valor absoluto de 17.421,00 Mg CO2 e/ ou 2,60 kg CO2e kg café verde-1, o que é um valor considerado baixo.


  “Isto comprova o trabalho sustentável que nossos cooperados têm feito há mais de 10 anos. Nossa intenção é promover, fomentar e nutrir uma cafeicultura de vanguarda atrelada ao impacto. Ficamos muito felizes em poder acompanhar o movimento em prol de um meio ambiente mais saudável”, diz Farlla Gomes, Gerente Técnica em Sustentabilidade da Expocacer.

Juntas, as propriedades verificadas somam mais de 3.600 hectares de café. Para a Expocacer, a tendência de redução de gases de efeito estufa é algo que deve ser seguido pelos demais cafeicultores ao redor do mundo.

“Estamos orgulhosos de obter a verificação em nossa propriedade e poder contribuir para o meio ambiente e para o planeta. Temos o sentimento de estarmos fazendo a coisa certa que é cuidar do nosso planeta e colaborar com o futuro”, afirma Maria Aparecida Fernandes Pires Ruiz, cafeicultora.

Para o produtor Roger Montanari, a iniciativa atesta as práticas que já são adotadas pela maioria dos cafeicultores da região. “A verificação de carbono vem para consolidar o trabalho que o produtor rural da região do Cerrado Mineiro já faz a décadas, que é sequestrar o carbono através das práticas de sustentabilidade da agricultura, servindo de modelo de protocolo para o mundo tanto em termos ambientais, sociais e econômicos. Com este selo, podemos comprovar que somos protagonistas neste papel crucial de contribuir com um futuro mais sustentável, com redução do impacto nas mudanças climáticas”.

A utilização das práticas sustentáveis é aliada da redução da emissão de gases de efeito estufa a longo prazo, pois tendem a melhorar a qualidade do solo e reduzir os aportes de insumos externos como nitrogênio, fosforo e glifosato. A transição para energias renováveis nas operações de café, como o uso de painéis solares em fazendas e instalações de processamento, também é um grande aliado na redução de emissões de carbono.

“O pioneirismo da Expocacer é fundamental para abrir portas para o setor da cafeicultura caminhar em direção a uma produção de baixo carbono, uma vez que processos de verificação desempenham um papel fundamental para agregar imparcialidade e maior confiabilidade no processo”, explica Alessandro Rodrigues, gerente de Serviços ESG e Carbon on Track do Imaflora.

Carbon on Track – É um programa do Imaflora concebido para valorizar a agropecuária de baixo carbono e a restauração florestal na agenda climática. Por meio do programa, empreendimentos agropecuários podem contratar o cálculo do balanço de carbono que mostra a estimativa de emissão e remoção de gases do efeito estufa de suas atividades, baseado em metodologias reconhecidas internacionalmente.

Criada em 1993 e situada em Patrocínio/MG, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região. A infraestrutura da cooperativa contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos 700 produtores, com exportação para mais de 30 países, nos 5 continentes.

_____________________________________________________________________________

Casa Meva Decor Fábrica de Tapetes

Voando BemEspecialistas em resolver problemas de voo

Dra. Priscila Cartaxo – Dermatologista em Belo Horizonte

DR. FREDERICO CARTAXO – Nutrologia e Medicina do Esporte

Top English – Escola de inglês online

Top English – Escola de inglês online no Brasil

As Melhores Baterias Automotivas para Seu Veículo em BH

Fábrica de Tapetes. Tapetes para sala, quarto, corredor, escritório, tapetes impermeáveis e antiderrapantes.

Construa sua Presença Online com Excelência | Quebrando Tabus

Projeto de arquitetura e design |Mozart Vidigal & Cristina Salles

Produtos do Galão Oficial CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Desconto Conta de Luz da Cemig

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes
Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum

John Mueller - Google I/O John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz
John Mueller – Google I/O
John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas Abra agora
Anúncio