BC indica que barra segue alta para mudanças de ritmo

Incertezas externas e fiscais jogam a favor de manutenção do ritmo de cortes


O Banco Central (BC) reduziu a Selic a 12,75%. A decisão era consenso no mercado. O comunicado da decisão teve tom cauteloso, sem abrir espaço para mudanças no ritmo de ajuste, exceto no caso de grandes alterações no cenário. Manteve a avaliação de que a conjuntura atual é “caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação com reancoragem parcial”, o que justifica a cautela.


Cenário externo mais complicado e reforço sobre fiscal. Sobre o cenário internacional, o documento reconheceu o agravamento das incertezas, particularmente após a pressão nos juros dos títulos americanos e as perspectivas de menor crescimento na China. No Brasil, além da avaliação de que a atividade se mantém firme, o BC voltou a ressaltar a importância do cumprimento das metas fiscais.

BC indica que barra segue alta para mudanças de ritmo
BC indica que barra segue alta para mudanças de ritmo


Projeções de inflação corroboram com manutenção do ritmo. No cenário de referência utilizado pelo BC, toma-se como base a Selic encerrando 2023 em 11,75% e 2024 em 9,0%, além do câmbio próximo de R$/US$ 4,90. Nesse contexto, a inflação encerraria 2023 em 5,0%, 2024 em 3,5% e 2025 em 3,1%, levemente acima das projeções anteriores, de 4,9%, 3,4% e 3,0%, respectivamente. A inflação ainda acima da meta no ano que vem, somada às demais incertezas, deixa pouco espaço para acelerar o ritmo de cortes neste momento.

Não vemos espaço para mudanças de ritmo nos próximos meses. Os principais fatores que tem reduzido o espaço para mudanças do ritmo de ajuste devem permanecer presentes nos próximos meses. A pressão sobre os juros globais, a preocupação com o crescimento chinês, a dificuldade no atingimento das metas fiscais e a resiliência da inflação devem seguir demandando cautela. Mantemos nossa projeção de Selic encerrando este ano em 11,75% e o próximo em 9,0%.


O banco BV é uma das maiores instituições financeiras do país em ativos e atua nos segmentos de Varejo e Corporate & Investment Banking. Em sua estratégia de negócios, reúne a solidez dos bancos tradicionais com o mindset dos digitais. O banco é líder de financiamento de placas solares, especialista no financiamento de veículos usados leves e a primeira instituição a neutralizar a emissão de poluentes dos automóveis que financia.

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio