Paulo Queiroga
Todo mundo concorda que a natureza foi extremamente generosa com o Estado de Santa Catarina. Lá se encontra todo tipo de ambiente. Praias, montanhas, cultura, gastronomia, tudo concentrado numa das porções mais bonitas do litoral brasileiro.
A cidade de Balneário Camboriu, litoral norte do Estado, a 80 KM da Capital Florianópolis e cerca de 140 mil habitantes, é consolidada como destino turístico de alta escala. Entre os meses de dezembro e fevereiro a cidade chega a receber 4 milhões de vistantes.
Charmosa e elegante, a cidade é parte roteiro do Sul do País, que inclui Blumenau, Itajaí, Beto Carreiro World e Florianópolis.
Em Balneário Camboriú a natureza não lhe deixa desviar a atenção. Tem de tudo. Praias, montanhas, Mata Atlântica preservada, esportes náuticos, passeios ecológicos e agitos noturnos.
Vocação Para o Turismo
Para uma visão panorâmica da região, um teleférico que agrega o Complexo Turístico UNIPRAIAS liga a Praia Central à Praia das Laranjeiras. Um fascinante roteiro, em bondinhos aéreos, por entre a mata e a vista para o litoral.
As praias para o sul são: Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Pinho é a primeira praia de nudismo oficial do Brasil. As praias são interligadas por uma estrada sinuosa, extremamente agradável, conhecida como Interpraias, que vai até os limites do município de Itapema.
Embora, com a maior densidade de arranha-céus à beira-mar do Brasil, que assusta à primeira vista, Balneário Camboriú não perde o charme. Ao contrário, o cenário da orla lhe confere uma personalidade urbana singular, que harmoniza o ambiente de pequena cidade interiorana com o arrojo da arquitetura metropolitana e o movimento do turismo internacional.
Rolé Pela Cidade
Por toda a orla, bares com música ao vivo, restaurantes, casas de chá com culinária irresistível e gente bonita disputam a preferência e o gosto do turista.
Na gastronomia, pratos a base de frutos do mar e farinha de mandioca são derivações da culinária luso-açoriana, como a sopa de siri, pirão com peixe, tainha escalada (tainha cortada pelo dorso, salgada e seca ao sol, assada na grelha), sopa e bolinho de peixe, sardinha frita, em conserva ou a jato. O Bairro da Barra e as praias do sul são os especialistas desta tradição.
Compras
O comércio abre sete dias por semana. O artesanato oferece pinturas em tecido, crochê, tricô e bordados, também de influência portuguesa e os shoppings centers atendem aos desejos de consumo de griffes internacionais.
O Camelódromo é famoso. Lá você encontra tudo que procurar. A feira vende desde perfumes importados, celulares, charutos, artigos de pesca, até bijuterias e produtos de beleza. A cidade se especializou também em decoração, com dezenas lojas de requinte e bom gosto.
Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente
A população atual é uma mistura de descendentes de alemães, poloneses, portugueses e italianos. Segundo pesquisas realizadas pela ONU, Balneário Camboriú está entre as 50 cidades brasileiras com maior Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, ficando na sétima colocação. Cerca de 20% da população do município é composta por idosos. A secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social em parceria com a Secretaria de Saúde e com a Fundação Municipal de Esportes oferece atividade física na orla da Praia Central com acompanhamento e monitoramento, enquanto que o Núcleo de Atenção ao idoso (NAI) realiza atendimento de saúde especial para a terceira idade.
Mesmo sendo cidade de porte médio, Balneário Camboriú sabe bem preservar o passado dos primeiros imigrantes luso-açorianos. As festas do folclore regional animam a região. Folguedo do Boi-de-Mamão, Cantorias de Terno-de-Reis e a tradição da arte da tecelagem em tear de pente-liço, cerâmica artesanal e louçaria de barro, fabricação de farinha de mandioca em engenho, pesca artesanal de tainha, brincadeira do boi, tudo isso faz de Balneário de Camboriú destino a ser programado para quem gosta de viajar e sabe bem o que é bom.