Autor: Rachel Capucio*
Até o dia 12 de janeiro de 2025, a Piccola Galleria apresenta “Babel”, uma exposição do artista visual Rafael Vilarouca que reflete sobre as complexas interações entre corpo, cidade, arquitetura e urbanismo. Em um projeto ousado e rico em camadas, Vilarouca transforma registros fotográficos, digitais e analógicos em uma verdadeira cartografia visual do Ceará, seu estado natal, destacando o contraste e a diversidade das regiões Norte, Sul e Central.
Por meio de 60 imagens organizadas em 20 trípticos, a exposição cria um diálogo entre o individual e o coletivo, enfatizando a relação do sujeito com o espaço urbano e rural. Para compor suas obras, o artista utiliza colagens e pequenas interferências digitais que, somadas a registros documentais, formam um mosaico da cultura e dos desafios cearenses.
A exposição, selecionada no 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria, apresenta o Ceará como uma paisagem em constante transformação, onde o progresso dos grandes centros contrasta com o esvaziamento e o esquecimento dos pequenos municípios.
A visão crítica de Vilarouca é clara: ele utiliza sua lente para captar, colecionar e preservar memórias e momentos específicos. Em “Babel”, sua proposta é não apenas mostrar imagens, mas provocar reflexões. A paisagem criada no espaço expositivo desafia o público a percorrer caminhos que, às vezes, se tornam incômodos, e outras vezes, reconfortantes. As imagens, carregadas de simbolismo, questionam a relação entre memória e esquecimento, buscando ressignificar o que entendemos como cidade e o papel que ocupamos nela.
Por fim, Vilarouca conduz o visitante a uma experiência visual e emocional em que o tempo contemporâneo é reexaminado. Seus registros são uma forma de resistência e questionamento, ao mesmo tempo em que permitem um vislumbre do passado e do futuro do Ceará.
A Casa Fiat de Cultura é considerada um dos principais centros culturais do Brasil ao realizar, em Belo Horizonte/MG, a melhor arte produzida no mundo, por meio de relevantes e prestigiadas exposições, reconhecidas pelo alto valor histórico, artístico e educativo. A instituição conta uma programação plural e relevante, pensada de modo a incentivar o público a interagir com diversos movimentos artísticos e linguagens, do Renascimento ao Barroco, do Futurismo e Modernismo à arte contemporânea.
Informações:
Praça da Liberdade, nº 10, Funcionários – Belo Horizonte/MG
Contato: (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: Terça a sexta- feira, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
*Advogada, especialista em Cultura
MERCADOCOMUM estará circulando, em dezembro, com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades – destacando a relevância desta iniciativa para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe, ainda ressaltar, a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão na mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVIII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as Maiores Empresas de Minas – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais, entre outros.
MercadoComum, ora em seu 31º ano de circulação e em sua 336ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 121 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país diretamente, via email e Linkedin, Whatsapp,Telegram, além de estar disponibilizado, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 31 de agosto de 2023 a 1º de setembro de 2024 – 36,4 milhões de visualizações no acumulado do período.
Rota
Mercado Comum Jornal on-line BH Cultura Economia Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas |
Segunda | Aberto 24 horas |
Terça | Aberto 24 horas Abra agora |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas |
Sexta | Aberto 24 horas |
Sábado | Aberto 24 horas |