Governador Romeu Zema assina protocolo de intenções para investimentos do Grupo Atlas em Minas Gerais – Foto Gil Leonardi:Imprensa MG

A Atlas Lithium descobriu um novo pegmatito com espodumênio no projeto de lítio Minas Gerais. A empresa avalia que a descoberta, batizada Anitta 4, por representar “um depósito maior” que os atuais focos de sondagem e já planeja nova exploração no ativo que leva o nome do Estado onde está localizado para delimitar seu tamanho.

De acordo com a mineradora, o furo DHAB-290 em Anitta 4 cruzou espodumênio mineralizado começando em 170 metros de profundidade com um comprimento cumulativo de interseção de 43,65 metros.

Já o furo DHAB-289 rendeu um total acumulado de 18,65 metros de espodumênio mineralizado começando em apenas 70 metros de profundidade. A empresa afirmou que os ensaios para as interseções estão pendentes.

Além disso, o atual programa de exploração identificou “vários novos alvos adicionais para sondagem adicional”.

“A descoberta pode representar um depósito maior, consistente com as características geológicas regionais”, disse a Atlas em nota divulgada nesta quarta-feira (20).

A empresa frisou ainda que a descoberta rendeu “intersecções de espodumênio mineralizado visualmente identificáveis com cristais grandes e grossos, consistentes com o que geralmente é considerado de alta qualidade para processamento para produzir concentrado de lítio”.

De acordo com a Atlas, os futuros trabalhos de exploração no projeto Minas Gerais vão se concentrar na delimitação de recursos de Anitta 4, que está aberta ao norte, ao sul e em profundidade. O depósito está localizado na área de Neves do ativo.

O presidente e diretor-executivo da companhia, Marc Fogassa, afirmou estar “emocionado” com o resultado dos “esforços” da equipe que permitiram a identificação de Anitta 4.

“Os resultados até agora indicam que é outra zona mineralizada suficientemente próxima da superfície e, portanto, potencialmente passível de mineração a céu aberto”, salientou ele.

Já o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Atlas, Nick Rowley, afirmou que a descoberta é “mais um passo importante na expansão dos recursos que podem ser explorados economicamente”.

E reforçou que o objetivo da empresa é virar “um produtor de concentrado de lítio de baixo custo e alta qualidade até meados de 2025”.

No dia 22 de setembro, a Atlas formalizou um acordo com o governo de Minas Gerais para o investimento. O governador Romeu Zema (Novo), que assinou o protocolo de intenções junto a companhia, afirmou que os aportes no Vale do Jequitinhonha serão realizados com total compromisso ambiental da empresa e têm o potencial de transformar positivamente a região. 

Governador Romeu Zema assina protocolo de intenções para investimentos do Grupo Atlas em Minas Gerais – Foto Gil Leonardi:Imprensa MG
Governador Romeu Zema assina protocolo de intenções para investimentos do Grupo Atlas em Minas Gerais – Foto Gil Leonardi:Imprensa MG

Já o CEO da Atlas, Marc Fogassa, enfatizou a rapidez com que a empresa planeja iniciar a produção no Vale do Lítio. “Temos um modelo de planta que será trazido pronto para o Brasil e montado no local. Desta forma, nossa expectativa é iniciar a operação em maio de 2024. Mas, antes disso, nós já estaremos gerando empregos com a parte de montagem e instalação”, frisou. (Fonte: Notícias de Mineração Brasil/20.09 – Diário do Comércio 25.09)

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio