Destaques do Mundo Empresarial

ArcelorMittal: projetos de reaproveitamento de água alcançam índices acima de 98% de reuso e consolidam empresa como referência na gestão de recursos hídricos

A produção de aço, considerada grande consumidora de água, tem alcançado avanços importantes na redução de seu impacto sobre as bacias hidrográficas. No mês em que se celebra o dia Mundial da Água (22/03), a ArcelorMittal apresenta os resultados de suas iniciativas, que são consideradas referência em gestão hídrica na indústria. Todas as unidades da empresa possuem Plano Diretor de Águas, que visa garantir a disponibilidade dos recursos hídricos para as operações. A produtora de aço já atingiu índice de recirculação de água em seus processos de 98% em algumas de suas unidades. 

A empresa tem alcançado avanços significativos na redução do impacto sobre as bacias hidrográficas e implementado ações inovadoras para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos. No Espírito Santo, a unidade de Tubarão é um exemplo de eficiência e inovação. Localizada no município de Serra, é a maior planta de aço da empresa e possui a menor dependência da captação de água doce do Brasil: 96% da água utilizada em seus processos vem do mar. A unidade também possui diversificada gama de fontes de suprimentos de água. Além de captar o recurso do Rio Santa Maria, na Grande Vitória, a empresa opera a maior planta de dessalinização de água do mar do país, capaz de produzir até 500m³/h de água industrial e possui poços para captação de água subterrânea.

A planta industrial firmou, ainda, contrato de 30 anos para a aquisição de um volume significativo de água proveniente da Estação de Produção de Água de Reúso Camburi (EPAR), em Vitória, em parceria com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Esse projeto inovador prevê a transformação de 300 litros por segundo de esgoto sanitário em água de reúso para fins industriais, representando um importante avanço na gestão sustentável dos recursos hídricos.

A unidade Vega, localizada em São Francisco do Sul (SC), recircula mais de 98% da água que consome, índice que deve ser mantido mesmo com a expansão da unidade que está na fase de conclusão. Para garantir o equilíbrio entre a indústria de alta performance e o meio ambiente, a ArcelorMittal acompanha o caminho da água desde a captação no rio Sai-mirinzinho, até chegar ao emissário, na Praia do Ervino, local que possui a certificação internacional Bandeira Azul. 

Essa certificação comprova que a praia atende uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, garantindo que a ArcelorMittal realiza uma gestão responsável dos seus efluentes. Além disso, a unidade possui um Reservatório Artificial composto por 220 mil m³ de água proveniente de captação de água da chuva, ele abastece um bairro do município durante a temporada de verão e pode abastecer a unidade por até 170 dias em caso de emergências.

Na unidade Pecém da ArcelorMittal, no Ceará, foi implantado um sistema de recirculação hídrica que permite reutilizar a água várias vezes, minimizando a necessidade de captação de água bruta e reduzindo a quantidade de efluentes descartados. Atualmente a unidade está com 98,19% de recirculação. A unidade é uma das únicas produtoras de aço do Brasil a limpar os gases de aciaria a seco, ou seja, sem a utilização de água. O gás gerado na Aciaria é captado durante o processo, passa por um sistema de lavagem a seco, efetuando seu resfriamento e limpeza. Após o tratamento desse gás, ele será utilizado para geração de energia. O sistema de limpeza a seco do gás promove redução do consumo de água e elimina a geração de lama da Aciaria.

Plano Diretor de Águas

Idealizado como um instrumento de gestão, o Plano Diretor de Águas é parte Programa de Excelência Ambiental em todas as unidades da produtora de aço. No segmento de produção de Aços Longos, desde a sua implantação, o plano diretor já teve mais de 170 ações implementadas.

Em seu primeiro ano de implantação e, considerando os resultados obtidos em apenas uma das sete unidades do grupo no Brasil foi observada a redução no consumo de água em 14,29%, representando uma economia anual de 320.634m³/ano. Como alternativa é feito o reuso do efluente industrial e sanitário após o tratamento na unidade de Juiz de Fora, recirculando em média 50m3/h. A alteração realizada no sistema de alimentação da refrigeração dos compressores reduziu o consumo, em média, em 20m3/h.

Em 2018, o Plano Diretor de Águas levou a ArcelorMittal a ser finalista na premiação do World Steel Association na categoria Excelência em Sustentabilidade. Dois anos mais tarde, em 2020, a iniciativa ganhou o Prêmio Natureza Gerais, na categoria “Melhor ação ou projeto ambiental promovido pelo Setor Produtivo”. Essa é uma premiação concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM), do Estado de Minas Gerais, para valorizar e reconhecer ações e projetos que contribuam para a preservação e melhoria da qualidade ambiental.

Além disso, desde 2023, a ArcelorMittal, em parceria inédita com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), executa um projeto intitulado “Estudo de Previsibilidade de Bacias”, que tem por objetivo apresentar um diagnóstico detalhado das Bacias Hidrográficas onde suas operações estão inseridas. A pesquisa abrange diversas unidades industriais em diferentes estados do país – Barra Mansa (RJ), João Monlevade (MG), Juiz de Fora (MG), Resende (RJ) e Piracicaba (SP) – e visa analisar os cenários de adaptação necessários para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

 

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio

Recent Posts

Stellantis avança na liderança do mercado sul-americano

No acumulado do ano, a empresa continua como líder no Brasil, Argentina e América do…

5 horas ago

Relançamento do Centro de Referência em Inovação em MG reforça o papel de pioneirismo da região

Fundação Dom Cabral organiza agenda importantes para debater a inovação no estado mineiro Com o…

5 horas ago

Burocracia brasileira leva um terço das micro e pequenas indústrias à informalidade

28% das empresas da categoria operam sem possuir conta bancária de Pessoa Jurídica A desbancarização…

5 horas ago

Atlântica Hospitais e Rede D’Or anunciam a criação de uma nova rede hospitalar: “Atlântica D’Or”

Nova Rede de Hospitais reforça a visão da Saúde como um setor estratégico para o…

5 horas ago

Grupo Energisa:lucro líquido cresce 123% atingindo R$ 1 bi; EBITDA aumenta 36% no 1º tri de 2024

Venda de energia cresceu 11,9% na comparação com mesmo período do ano anterior  (re)energisa atinge…

5 horas ago