A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais tem novo presidente. A chapa 1, Inova FAEMG, foi a vitoriosa. Com 198 votos, o engenheiro agrônomo e produtor rural Antônio Pitangui de Salvo foi eleito. A chapa 2, Renovação + Participação, de Breno Pereira de Mesquita, recebeu 107 votos.
Na apuração, houve um voto em branco.
O mandato do presidente atual, Roberto Simões, termina no fim de novembro.
“A sensação é de dever cumprido, com a ajuda de todos. A gente trabalhou muito em cima de inovação e do engajamento dos Sindicatos. O Sistema FAEMG precisa continuar forte e atuante em favor dos produtores rurais mineiros. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos existe para isso! Será uma honra passar os próximos quatro anos representando esse setor que tanto gosto. Precisamos trabalhar em conjunto, e a FAEMG está aí para isso. Vamos caminhar em frente. Somos todos.
produtores rurais, Sindicatos Rurais, e vamos trabalhar juntos para defender Minas e o Brasil.”
Antônio Pitangui de Salvo, presidente eleito da FAEMG
“Estamos extremamente contentes com a eleição deste ano. Os candidatos fizeram uma campanha muito elevada. Tivemos a presença de cerca de 320 eleitores. É uma representação muito forte, o que demonstra a maturidade dos nossos Sindicatos, do nosso Sistema. Estou satisfeito de ter cumprido a minha parte, de preparar o ambiente para campanhas democráticas. Cumprimento o Toninho, vitorioso, e abraço o derrotado, Breno, que deu sua contribuição e teve coragem de ser candidato também. Espero que, passado este processo, nos unamos outra vez, porque nossa causa é única e necessita da união de todos.”
Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos
O novo presidente
Antônio Pitangui de Salvo nasceu em 12/11/64, em Curvelo.
Chamado de Toninho pelos amigos, é engenheiro agrônomo, formado pela UFV, e pecuarista de corte. Trabalha com Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com suas propriedades dentro do protocolo Carne Carbono Neutro (CCN).
É presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Comissão Nacional de Pecuária de Corte da CNA e do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, e também é vice-presidente da FAEMG.
É filho de Antonio Ernesto de Salvo, fundador do Sindicato Rural de Curvelo, ex-presidente da FAEMG (1987-1990) e da CNA (1990 -1996 e 1999-2007). Em sua homenagem foi batizado o Instituto do Sistema FAEMG voltado para o estímulo da pesquisa e inovação no campo, o INAES – Instituto Antonio Ernesto de Salvo.
É casado com Daniela Maia. Tem três filhos: Mateus (29 anos), Antônio (25) e Pedro (23).
Chapa Eleita – INOVA FAEMG
Presidente: Antônio Pitangui de Salvo
Primeiro Vice-Presidente Secretário: Weber Bernardes de Andrade
Primeiro Vice-Presidente de Finanças: Renato José Laguardia de Oliveira
Segundo Vice-Presidente Secretário: Patrick Brauner Resende Silva
Segundo Vice-Presidente de Finanças: Thiago Bianchi Silveira
Vice-Presidentes: Antônio Jeferson Soares Gonçalves, Carlos Márcio Guapo, Domingos Frederico Netto, Frank Mourão Barroso, Geraldo Cézar Barcelos Júnior, Jane Guimarães Campos Fonseca, José Alfredo Quintão Furtado, José Avelino Pereira Neto, José Éder Leite, Marion Ferreira Gomes Olivier de Paula Campos, Ornelas Rodrigues Borba, Paulo Henrique de Souza Lino, Paulo Ribeiro de Mendonça Filho, Rodrigo Viana Lorentz
Suplentes da Diretoria: Henrique Gonçalves Pires, Márcio Eugênio Leite de Castro, Paulo Tolentino Pereira, Igor Pimenta Guimarães, Everaldo Souza Silva, Carlos Roberto de Paiva, Helder Braga de Melo, Hilton Antônio Dornela, Marcelo Luiz Silva Oliveira, José Davi Ervilha, Paulo Alves Cardoso, Klécila Rejane Portes Reis, Renata Guimarães Teixeira Borges, José Eustáquio Vilaça de Oliveira, Márcio Vitela Martins, Luiz Humberto Gonçalves Reis, Hercília Andréa Sanches Faria, Inácio Lins de Resende Reis, Márcio Lúcio Paiva de Paula Pinto, Valdemir Rabelo de Rezende
Conselho Fiscal: Altomirando Viegas de Carvalho Neto, Leodito Luiz de Faria, Wanderlei dos Santos Ribeiro
Suplentes do Conselho Fiscal: Carlos Eugênio Lana, Jadir Maurício Lanza Rabelo, Roberto de Castro Teixeira