Economia Finanças e Negócios

A influência do novo presidente eleito na Argentina nas relações políticas e econômicas com o Brasil

Javier Milei foi eleito no dia 19 de novembro com 55,95% dos votos, contra o governista peronista Sergio Massa (44,04%). Os dois concorreram no segundo turno de uma das eleições mais disputadas da história recente do país

O cenário argentino, com a ascensão do ultraliberal Javier Milei à presidência, aciona um sinal vermelho para alguns temas que podem ter reflexos diretos ou indiretos para o Brasil. De acordo com Faber Paganoto, autor de Geografia do Sistema de Ensino pH, um deles tem a ver com as relações econômicas. “O Brasil é o segundo principal parceiro econômico da Argentina (e a Argentina é o terceiro principal parceiro do Brasil) e ambos os países integram o Mercosul. Com um discurso ultraliberal de Milei, uma ruptura comercial pode acontecer, embora seja pouco provável, já que poderia aprofundar a crise econômica vivida pela Argentina. No entanto, caso ela se configure, haveria um impacto negativo em muitas empresas brasileiras, sobretudo as do setor de calçados”, avalia Paganoto.

Por outro lado, o professor diz que se a implementação das propostas defendidas por Milei para a economia forem bem-sucedidas e tirarem o país da crise atual, os reflexos econômicos podem ser positivos para o Brasil. 

Outro ponto de alerta é a entrada da Argentina nos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “Essa demanda, articulada pelo Brasil nos últimos meses, não parece estar alinhada ao que se espera de Milei para as relações exteriores da Argentina. Isso seria um revés para os planos do Brasil em consolidar sua liderança regional”, finaliza o especialista.

 

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas

Recent Posts

Discurso de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos é analisado

Apresentamos, a seguir, uma análise do discurso de posse do presidente dos Estados Unidos, em…

13 horas ago

Economia Mundial: crescimento em trajetórias divergentes em meio à elevada incerteza política

Autor: Carlos Alberto Teixeira de Oliveira* O FMI – Fundo Monetário Internacional revisou as suas…

2 dias ago

Startups: dicas para as que desejam captar o primeiro investimento

Com o mercado de venture capital mais exigente, fundadores precisam ter propostas assertivas com um…

2 dias ago

Defasagem média da tabela do Imposto de Renda foi de 154,49% em 2024

O resultado foi calculado pelo Sindifisco Nacional a partir do anúncio do IPCA divulgado pelo…

2 dias ago

Matriz elétrica brasileira registrou a maior expansão da história em 2024

Entre os estados com maior potência instalada em 2024, os destaques foram Minas Gerais, Bahia…

2 dias ago

Empresas familiares no Brasil ainda enfrentam o grande desafio da sucessão

Superar a transição entre gerações é uma missão complexa e exige planejamento A sucessão familiar…

2 dias ago