Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

O volume de negócios de fomento mercantil – factoring em 2011 atingiu R$ 85 bilhões, de acordo com números
preliminares divulgados em março pela Associação Nacional de Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring (Anfac) durante o XI Congresso Brasileiro de Fomento Mercantil que ocorreu em Araxá (MG).

De acordo com o presidente da entidade, Luiz Lemos Leite, os setores que mais contribuíram para esse aumento foram automotivo, agropecuário, sucroalcooleiro, TI, logística, oil & gas (especialmente na Baixada Santista e Macaé-RJ) e indústria de materiais de construção.

“As análises econômicas apontam que em 2012 a economia brasileira registrará um crescimento em torno de 3,8%, com os maiores reflexos sendo sentidos a partir do segundo semestre. A queda na taxa de juros, o aumento real do salário mínimo, a ampliação da classe C e a redução da inadimplência são fatores que continuarão impulsionando o crédito”, avalia Leite.

Para ele, tal cenário será favorável ao desenvolvimento da atividade de factoring no Brasil, que deve ultrapassar a casa dos R$ 90 bilhões em negócios este ano.

O XI Congresso comemora ainda os 30 anos da fundação da Anfac, que marcou a sistematização do segmento no Brasil. Cerca de 300 empresários discutem até sábado o panorama econômico nacional e do setor, além de temas técnicos como tecnologia aplicada a gestão de risco e aspectos jurídicos da atividade.

Sobre o Factoring
Criado no Brasil no dia 11 de fevereiro de 1982 com a fundação da ANFAC, o Factoring, ou Fomento Mercantil,
é uma atividade que consiste na prestação de serviços, os mais variados e abrangentes, de apoio às pequenas e médias empresas, conjugada com a compra de direitos creditórios originados de vendas mercantis realizadas por sua clientela.

Dentre suas características essenciais, contempladas pelo projeto de lei, estão a prestação de serviços a pessoas jurídicas bem como a compra de direitos creditórios resultantes das vendas mercantis realizadas por suas empresas clientes.

Peculiaridade dessa atividade é a prestação de serviços de orientação aos negócios dos clientes, desde a contribuição à organização ao seu fluxo de caixa e pagamentos, até a melhor gestão.

Sobre a ANFAC
A ANFAC – Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring-é a principal entidade representativa do setor do fomento mercantil brasileiro. Foi fundada em 1982, na cidade do Rio de Janeiro, com o compromisso de fortalecer o sistema brasileiro de fomento mercantil e suas relações com a sociedade, como também, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do País.

 

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *