Gustavo Ferraz, especialista em investimentos da WIT Invest, responde:

P – Quais são as principais expectativas para a política econômica de Donald Trump neste novo mandato? Ele deve repetir as políticas protecionistas do passado?

R – Corte de impostos para empresas e indivíduos, redução das regulamentações governamentais, política de tarifas e acordos comerciais, foco na expansão da produção de energia doméstica, investimentos em Infraestrutura, reforma do Sistema de Saúde e enfoque em empregos e crescimento econômico, muito parecido com as políticas executadas no mandato passado.

P – Qual é o impacto esperado das políticas fiscais e tributárias de Trump no crescimento econômico dos Estados Unidos?

R – Incentivo ao consumo, tanto das empresas quanto das famílias, incentivo a investimento e incentivos à inovação, proporcionando um aumento do crescimento econômico no curto prazo. Entretanto, pode-se criar pressões fiscais no longo prazo, com uma possível elevação do déficit fiscal.

P – Como os mercados financeiros estão reagindo à posse de Trump? Há maior volatilidade ou otimismo?

R – Os mercados financeiros têm reagido com muita volatilidade, onde os emergentes, como o Brasil, têm sofrido bastante com um dólar mais forte e possíveis políticas mais regulatórias. A economia americana, apesar de todo o otimismo, passa por um ano de queda até o presente momento.

P – Em que medida as políticas de Trump podem influenciar o dólar, os mercados emergentes e os fluxos de capital internacionais?

R – Com um dólar mais forte, economias emergentes tendem a sentir sua moeda bem mais fraca, além de proporcionar uma certa fuga de capital dos países emergentes em direção à economia americana. Estamos vivendo isso na pele aqui no Brasil. 

P – Quais as perspectivas para as relações dos EUA com o Brasil durante o governo Trump?

A relação entre Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva será marcada por diferenças ideológicas significativas, especialmente em áreas como meio ambiente, comércio internacional e política externa. No entanto, ambos os líderes têm uma postura pragmática em suas agendas econômicas, o que pode resultar em uma cooperação pragmática em áreas específicas, como comércio, segurança regional e investimentos.

P – O que esperar da relação de Trump com o Federal Reserve neste mandato? Poderemos ver pressão mais intensa para ajustes na política monetária?

R – A relação entre Donald Trump e o Federal Reserve será, provavelmente, caracterizada por tensões sobre política monetária, principalmente se o FED tomar decisões que não se alinhem com os interesses de crescimento econômico de Trump. O presidente pode pressionar por uma política monetária mais flexível, com taxas de juros mais baixas para estimular a economia, enquanto o FED, por sua vez, pode precisar agir com cautela em resposta a questões fiscais e inflacionárias.

P – Que tipo de oportunidade ou desafio o governo Trump pode trazer para o comércio com a América Latina?

O governo de Donald Trump pode oferecer oportunidades de fortalecimento do comércio bilateral, principalmente em áreas como energia, infraestruturas e exportações agrícolas, com ênfase em acordos comerciais personalizados e incentivos a investimentos. No entanto, a postura protecionista e as restrições comerciais podem representar desafios, assim como a continuidade da política de imigração e a concorrência comercial com a China.

P – Como o Brasil pode se posicionar estrategicamente em relação aos EUA, considerando os interesses da nova administração?

R – O Brasil pode se posicionar estrategicamente em relação aos EUA no novo mandato de Donald Trump adotando uma abordagem pragmática, aproveitando oportunidades econômicas e comerciais, como no setor de energia, agricultura e infraestrutura, ao mesmo tempo em que tenta minimizar os desafios, como as questões ambientais e de imigração.

P – Como os investidores globais podem ajustar suas estratégias para se protegerem ou se beneficiarem de possíveis mudanças econômicas no governo Trump?

R – Os investidores globais devem estar preparados para ajustar suas estratégias diante de um governo de Donald Trump, com foco em monitorar políticas comerciais e fiscais, proteger-se contra volatilidades econômicas e explorar oportunidades em setores-chave, como energia, infraestrutura e tecnologia. A diversificação de portfólio, o uso de ativos refúgio e o monitoramento de mudanças nas taxas de juros serão essenciais para maximizar os ganhos e minimizar os riscos associados ao potencial impacto das políticas de Trump.

P – Como a possibilidade de Trump recorrer à força para tomar o Canal do Panamá e a Groenlândia pode ser interpretada no cenário geopolítico atual?

R – Pode ser interpretada como ruim, afetando suas relações diplomáticas, alianças militares, e a credibilidade internacional. Além disso, um movimento desse tipo poderia desestabilizar a economia global, afetando gravemente o comércio internacional, a segurança regional e o equilíbrio de poder global. A resposta internacional seria uma forte rejeição diplomática e sanções econômicas, além de uma pressão crescente sobre a administração dos EUA para recuar dessa postura agressiva.

P – Por que o Canal do Panamá e a Groenlândia são considerados ativos estratégicos tão importantes para os Estados Unidos?

R – O Canal do Panamá e a Groenlândia são considerados ativos estratégicos vitais para os Estados Unidos devido à sua importância geopolítica, econômica e militar. Ambos representam rotas comerciais cruciais, acesso a recursos naturais e posições estratégicas que impactam a segurança nacional e a influência global dos EUA.

 

MERCADOCOMUM estará circulando, em dezembro, com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades – destacando a relevância desta iniciativa para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe, ainda ressaltar, a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão na mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVIII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as Maiores Empresas de Minas – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais, entre outros.

MercadoComum, ora em seu 31º ano de circulação e em sua 336ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 121 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país diretamente, via email e Linkedin, Whatsapp,Telegram, além de estar disponibilizado, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 03 de outubro de 2023 a 03 de novembro de 2024 – 38 milhões de visualizações no acumulado do período.

 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve - de 03 de outubro de 2023 a 03 de novembro de 2024 – 38 milhões de visualizações no acumulado do período
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 03 de outubro de 2023 a 03 de novembro de 2024 – 38 milhões de visualizações no acumulado do período

 

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas Abra agora
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas

SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI

Especialista Semântico SEO Orgânico - Search Engine Optimization - Google AI engineer algorithm development - SEO Muniz
Especialista Semântico SEO Orgânico – Search Engine Optimization – Google AI engineer algorithm development – SEO Muniz

Planejamento Detalhado de SEO

SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI

Fale com Seo Muniz WhatsApp 31 99606-1099

[email protected]

Instagram SEO_MUNIZ

John Mueller - Google I/O John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz
John Mueller – Google I/O John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz

SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI

 

Cold plunge Houston
Contrast therapy Houston
Ice bath Houston
Burpees: The Ultimate Full-Body Blast
Bulgarian Split Squats: Leg Day Just Got Harder
——————————————————————————————————————-

https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-bh/

Bateria BH: Os Melhores Preços Com Entrega e Instalação Grátis

https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-no-buritis-em-bh-jc-baterias/

Bateria No Buritis: JC Baterias a Sua Loja de Confiança em BH

https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-prado-em-bh-jc-baterias-o-melhor-preco/

Bateria no Prado em BH: Confiabilidade e Agilidade em Belo Horizonte

https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-pampulha-em-bh-jc-baterias-a-melhor-opcao/

Bateria na Pampulha em BH: Confiabilidade e Agilidade em Belo Horizonte

https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-caicara-em-bh-os-melhores-precos-jc-baterias/

Bateria No Caiçara em BH: Os Melhores Preços em Baterias de BH

https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-novo-sao-lucas-jc-baterias-a-loja-ideal/

Bateria Novo São Lucas: JC Baterias a Loja Ideal !

https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-santa-ines-jc-baterias-os-melhores-precos/

Bateria Santa Inês em BH: JC Baterias, Sua Melhor Escolha!

https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-sagrada-familia-jc-baterias-a-melhor-opcao/

Bateria Sagrada Família em BH: JC Baterias, Sua Melhor Opção!

https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-santa-efigenia-em-bh/

Bateria Santa Efigênia em BH: JC Baterias, a Escolha Certa!

https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-santa-tereza-em-bh-jc-baterias/

Bateria Santa Tereza em BH: JC Baterias, a Escolha Certa!