---
title: &quot;79% das grandes indústrias fizeram investimentos produtivos em 2021&quot;
url: https://mercadocomum.com/79-das-grandes-industrias-fizeram-investimentos-produtivos-em-2021/
author: Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
date: 2022-07-17T11:53:00-03:00
categories: [Economia Finanças e Negócios]
tags: [79% das grandes indústrias fizeram investimentos produtivos em 2021]
---

# 79% das grandes indústrias fizeram investimentos produtivos em 2021

[![79% das grandes indústrias fizeram investimentos produtivos em 2021](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2022/07/79-das-grandes-indu?strias-fizeram-investimentos-produtivos-em-2021-300x146.png)](https://www.mercadocomum.com/)79% das grandes indústrias fizeram investimentos produtivos em 2021 *Percentual é o maior desde 2014 e, na maioria dos casos, feito com recursos **próprios. Neste ano, o principal foco dos planos de investimentos é o mercado interno*

 A pesquisa *Investimento na Indústria 2021-2022*, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que 79% das grandes indústrias realizaram investimentos em 2021, o maior percentual desde 2014. O valor representa um aumento importante em comparação com 2020, quando 69% dos grandes industriais investiram. De acordo com a pesquisa, houve ainda redução na frustração dos planos de investimento: 62% das empresas executaram seu plano conforme o planejado. Em 2020, o percentual foi de 47%.

 O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que os três principais tipos de investimentos foram em: aquisição de novas máquinas e equipamentos, seguidos da desembolsos para a manutenção ou atualização de máquinas e equipamentos e, por fim, melhoria da planta, fábrica ou armazém.

 “As empresas que não conseguiram realizar os investimentos afirmam como causas: os custos dos insumos, a incerteza do contexto econômico e queda nas receitas. Para este ano, é bem possível que a principal fonte de frustração também seja o elevado custo das matérias-primas”, explica Marcelo Azevedo.

 **Recursos próprios ainda é a principal fonte de financiamento**

 ** **Os dados mostram que 74% das empresas consultadas pela CNI usaram recursos próprios como principal fonte de financiamento. Desde 2015 esse indicador está acima dos 70%. O financiamento de bancos oficiais de desenvolvimento representa 7% das fontes de financiamento. O auge de participação dos bancos de desenvolvimento ocorreu em 2011, quando representou 22% do total das fontes de financiamento do investimento realizado.

 Destaca-se o financiamento por bancos comerciais privados, com 11%, que tem se mantido como a segunda principal fonte de financiamento desde 2018. Somadas, a oferta pública de ações, a construção de joint ventures ou parcerias e o uso de emissão de debêntures não alcançaram 1% das fontes de financiamento** **

 **75% das empresas pretendem investir em 2022**

 Os industriais estão mais cautelosos ao falar sobre investimentos em 2022. 75% das empresas declararam que pretendem investir. A última vez que esse indicador ficou abaixo dos 80% foi em 2017.

 Entre os investimentos previstos, a produtividade continua a nortear os planos de investimento da indústria (a melhoria do processo produtivo segue como o principal objetivo do investimento planejado). Já a procura pelo aumento da capacidade produtiva perdeu importância no investimento, enquanto a intenção em investir em manutenção da capacidade produtiva aumentou consideravelmente.

 Além disso, o mercado interno segue como o principal foco dos investimentos na indústria: 62% das empresas alegam que o foco dos investimentos é somente ou principalmente o mercado interno. Este percentual chegou a ser de 75%, em 2011 e 2013.