---
title: &quot;13 de setembro &#8211; Dia da cachaça&quot;
url: https://mercadocomum.com/13-de-setembro-dia-da-cachaca/
author: Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
date: 2021-09-16T12:06:03-03:00
categories: [Destaques da Edição, Variedades]
tags: [13 de setembro, 13 de setembro Dia da cachaça, Dia da cachaça]
---

# 13 de setembro &#8211; Dia da cachaça

[![13 de setembro - Dia da cachaça](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2021/09/13-de-setembro-Dia-da-cachac?a-300x179.jpg)](https://www.mercadocomum.com/)13 de setembro – Dia da cachaça A cachaça é a nossa bebida tradicional, um patrimônio que todos nós devemos ter orgulho. Cheia de história, é uma das opções mais consumidas no mercado de destilados e tem um espaço muito grande na cultura, no turismo e na economia do nosso país. Desde 2012, ela é reconhecida internacionalmente como um produto exclusivamente brasileiro – só se pode chamar de cachaça a bebida destilada de caldo de cana produzida em território nacional. É como o champagne – só se pode chamar de champagne o espumante produzido nessa região francesa de mesmo nome. É uma opção que não pode faltar no seu bar, seja para fazer uma bela caipirinha para seus amigos ou para beber purinha mesmo! Confira a seguir cachaças artesanais e de qualidade para você ter em casa:

 [![Cachaça Santo Grau Solera Cinco Botas](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2021/09/Cachaca-Santo-Grau-Solera-Cinco-Botas-300x300.png)](https://www.mercadocomum.com/)Cachaça Santo Grau Solera Cinco Botas **Cachaça Santo Grau Solera Cinco Botas**

 Da linha Cachaças Raras de Engenho, a Santo Grau Solera Cinco Botas é uma cachaça de alambique envelhecida por meio do tradicional sistema único de Solera. Envelhecida nos barris (ou “botas”, em espanhol) que por anos armazenaram o tradicional vinho de Jerez Oloroso, da bicentenária empresa espanhola Osborne.

 [![Cachaça Santo Grau Solera Pedro Ximenes](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2021/09/Cachaca-Santo-Grau-Solera-Pedro-Ximenes-300x300.png)](https://www.mercadocomum.com/)Cachaça Santo Grau Solera Pedro Ximenes **Cachaça Santo Grau Solera Pedro Ximenes**

 Da linha Cachaças Raras de Engenho, a Santo Grau Solera Pedro Ximenes é uma cachaça de alambique envelhecida por meio do tradicional sistema único de Solera. Com o envelhecimento feito nos mesmos barris utilizados na produção do mais antigo vinho de Jerez, o Pedro Ximenes da bicentenária empresa espanhola Osborne, o resultado é de uma bebida naturalmente adoçada, ou seja, sem adição de açúcar, pela essência do vinho e características da uva.

 [![Cachaça Santo Grau Reserva Paraty](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2021/09/Cachaca-Santo-Grau-Reserva-Paraty-300x300.png)](https://www.mercadocomum.com/)Cachaça Santo Grau Reserva Paraty **Cachaça Santo Grau Reserva Paraty**

 A Santo Grau Reserva Paraty é uma cachaça envelhecida em barricas de carvalho francês especialmente selecionadas pela família produtora. As barricas têm capacidade máxima de 240 litros.

 [![Cachaça Santo Grau Reserva Itirapuã](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2021/09/Cachaca-Santo-Grau-Reserva-Itirapua-300x300.png)](https://www.mercadocomum.com/)Cachaça Santo Grau Reserva Itirapuã **Cachaça Santo Grau Reserva Itirapuã**

 A Santo Grau Reserva Itirapuã é uma cachaça tradicional do interior paulista. Envelhecida em um blend de carvalho francês e “sherry oak casks” que envelheceram vinhos de Jerez, na Espanha.

 [![Cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2021/09/Cachaca-Santo-Grau-Coronel-Xavier-Chaves-300x300.png)](https://www.mercadocomum.com/)Cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves **Cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves**

 Resultado de um terroir privilegiado, essa cachaça não passa por madeira, mas descansa durante seis meses em tanques de pedra parafinados e subterrâneos, construídos há 250 anos e tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional.

 [![A Santo Grau Paraty é uma cachaça clássica](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2021/09/Cachaca-Santo-Grau-Paraty-300x300.png)](https://www.mercadocomum.com/)A Santo Grau Paraty é uma cachaça clássica **Cachaça Santo Grau Paraty**

 A Santo Grau Paraty é uma cachaça clássica da tradicional região fluminense. Com aromas e sabores que carregam as características peculiares da região praiana, é uma cachaça branca, produzida da mesma forma há cinco gerações.

 [![A Santo Grau Itirapuã é uma cachaça clássica](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2021/09/Cachaca-Santo-Grau-Itirapua-300x300.png)](https://www.mercadocomum.com/)A Santo Grau Itirapuã é uma cachaça clássica **Cachaça Santo Grau Itirapuã**

 A Santo Grau Itirapuã é uma cachaça clássica tradicional do interior paulista. Com aroma suave tem sabor aveludado, macio e amplo na boca. A cana é moída pela força da roda da água, movimentada por um riacho que, durante anos, fazia todo o engenho funcionar.

 [![Espírito de Minas](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2021/09/Espi?rito-de-Minas-300x300.png)](https://www.mercadocomum.com/)Espírito de Minas **Espírito de Minas **

 Inspirada em origens mineiras, desde o nome até a essência, a Cachaça Espírito de Minas é produzida em uma fazenda colonial na pequena cidade de São Tiago. O processo de produção artesanal segue à risca a receita tradicional da cachaça mineira da mais alta qualidade, resgatando a tradição desde o plantio da cana, passando pela fermentação natural, até a destilação em alambique de cobre. Envelhecida em tonéis de jequitibá e carvalho, tem sabor levemente amadeirado.

 [![Espírito de Minas Ouro](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2021/09/Espi?rito-de-Minas-Ouro-300x300.png)](https://www.mercadocomum.com/)Espírito de Minas Ouro **Espírito de Minas Ouro**

 Versão da tradicional cachaça Espírito de Minas envelhecida em barris de carvalho selecionados. uma cachaça típica mineira de alta qualidade, com personalidade e presença marcante do carvalho, madeira utilizada para o envelhecimento dos melhores destilados do mundo. A Cachaça Espírito de Minas Ouro traz rótulos ilustrados por cinco grandes artistas brasileiros que fizeram releituras da embalagem tradicional, onde se encontra a imagem icônica da igreja de São Francisco de Assis, localizada em Ouro Preto (MG).

 [![Saliníssima Ouro](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2021/09/Salini?ssima-Ouro-300x300.png)](https://www.mercadocomum.com/)Saliníssima Ouro **Saliníssima Ouro**

 Tradicionalíssima da região de Salinas, a Saliníssima tem processo de elaboração artesanal e é envelhecida em barris de Bálsamo, madeira brasileira, tradicionalmente utilizada para o envelhecimento das melhores cachaças da região, que conferem características únicas à bebida.